segunda-feira, 30 de abril de 2012

Liturgia Diária


DIA 30 DE ABRIL - SEGUNDA-FEIRA

IV SEMANA DA PÁSCOA *
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)
Oração do dia
Ó Deus, que, pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo dacaído, enchei de santa alegria os vosso filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 11,1-18)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 11 1 os apóstolos e os irmãos da Judéia ouviram dizer que também os pagãos haviam recebido a palavra de Deus.
2 E, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis que eram da circuncisão repreenderam-no:
3 "Por que entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles?"
4 Mas Pedro fez-lhes uma exposição de tudo o que acontecera, dizendo:
5 "Eu estava orando na cidade de Jope e, arrebatado em espírito, tive uma visão: uma coisa, à maneira duma grande toalha, presa pelas quatro pontas, descia do céu até perto de mim.
6 Olhei-a atentamente e distingui claramente quadrúpedes terrestres, feras, répteis e aves do céu.
7 Ouvi também uma voz que me dizia: ´Levanta-te, Pedro! Mata e come´.
8 Eu, porém, disse: De nenhum modo, Senhor, pois nunca entrou em minha boca coisa profana ou impura.
9 Outra vez falou a voz do céu: ´O que Deus purificou não chames tu de impuro´.
10 Isto aconteceu três vezes e tudo tornou a ser levado ao céu.
11 Nisso chegaram três homens à casa onde eu estava, enviados a mim de Cesaréia.
12 O Espírito me disse que fosse com eles sem hesitar. Foram comigo também os seis irmãos aqui presentes e entramos na casa de Cornélio.
13 Este nos referiu então como em casa tinha visto um anjo diante de si, que lhe dissera: ´Envia alguém a Jope e chama Simão, que tem por sobrenome Pedro´.
14 Ele te dirá as palavras pelas quais serás salvo tu e toda a tua casa.
15 Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós.
16 Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: ´João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo´.
17 Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus?"
18 Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a Deus, dizendo: "Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida!"
Palavra do Senhor.


Reflexão Pessoal – Atos 11, 1-18 -  “é Deus quem nos purifica”

Acusado pelos outros discípulos a entrar na casa dos pagãos, Pedro, dá a eles conhecimento do que Jesus lhe revelou na visão da toalha que continha animais de várias espécies. Mandando que Pedro comesse, Jesus o advertiu: nada que Deus criou é impuro! Aquela visão significava que os pagãos também são chamados por Deus a viverem uma vida digna de filhos e filhas de Deus. Todos somos criaturas de Deus e criados por Amor, e em Jesus Cristo todos podemos receber a graça da salvação. Portanto, somos também como esses animais a quem Pedro viu na toalha descida do céu. Carregamos coisas puras e coisas impuras dentro do nosso coração. Os nossos sentimentos, paixões, emoções muitas vezes denotam o nosso estado de impureza. No entanto, o Senhor nos purifica e nos prepara para um tempo novo. A imagem que Jesus mostrou a Pedro retrata também a imagem que fazemos das outras pessoas que não comungam das nossas ideias, das nossas concepções, das nossas preferências e a quem também discriminamos. Deus nos purifica e através de nós Ele chama todas as pessoas. Não podemos ir contra elas, combatemos as ideias. A quem nos mandar ir Ele   dará a vida, gerada no Espírito.  Assim como Pedro visitou a casa dos pagãos e o Espírito foi derramado em profusão também, pelo poder do Espírito Santo, as pessoas serão purificadas e através de nós Ele visitará os corações. Não podemos discriminar ninguém, porque Deus concede a todos o mesmo dom que deu a nós. Não podemos desprezar a nossa família quando entendemos e dizemos que lá não conseguimos fazer nada. Também não podemos rejeitar aqueles (as) que não estão dentro da Igreja ou que pertencem à outra religião que não é a nossa. Jesus nos manda ir a todos com a vivência do amor. Ele quer santificar as nossas famílias através de nós e das nossas fraquezas e elevar o mundo com a nossa fé. – Adiantará para você salvar-se sozinho (a) e a sua família se perder? – O que você pensa das pessoas da sua casa que você considera impura porque não é como você? – E no mundo, no seu trabalho, como você as vê? – E as pessoas que são de outras religiões? – Você as ama?
Salmo responsorial 41/42
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
Assim como a corça suspira
pelas águas correntes,
suspira igualmente minha alma
por vós ó meu Deus!

A minha alma tem sede de Deus
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver
a face de Deus?

Enviai vossa luz, vossa verdade:
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso monte santo,
até a vossa morda!

Então irei aos altares do Senhor,
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei ao som da harpa,
meu Senhor e meu Deus!

Salmo 41 – “Minha alma suspira por vós, ó meu Deus!”

Esta é uma grande verdade. Se no for dada a graça de poder sondar o mais profundo do nosso ser nós iremos perceber que as palavras do salmista são o grito da nossa alma. Anelamos e desejamos ardentemente viver na presença de Deus. Este é o maior desejo do coração do homem. Conscientes disto, nós podemos experimentar, desde já, da Luz que vem do céu e nos guia aqui na terra. Somos novas criaturas quando deixamos que a luz do céu entre no nosso coração.
Evangelho (João 10,1-10)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus: 10 1 “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.
4 Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.
5 Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6 Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.
7 Jesus tornou a dizer-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.
10 O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância”.
Palavra da Salvação.

Evangelho -  João 10, 1-10 -  “Jesus é a Porta, quem é o ladrão?”

Jesus abriu a porta do céu para nós a fim de que a presença de Deus Pai seja atuante na nossa vida. Ele é a porta pela qual nós temos acesso à vida que nos foi preparada pelo Pai, porém nem sempre temos consciência dessa verdade. Na nossa fome de felicidade, muitas vezes nós nos deixamos conduzir pelos ladrões e salteadores deste mundo, que nos acenam com fortuna e felicidade. No entanto, estes são mercenários que só visam o lucro e os seus interesses pessoais. Mesmo na esfera espiritual há os embusteiros que se aproveitam do nome de Deus para benefício próprio.   Quando nos desviamos de Jesus nós corremos o risco de entrar em outros lugares onde Deus não está presente. Somente Jesus pode nos conduzir rumo ao Pai. Quando   perseguimos os passos de Jesus nós percorremos o caminho que nos leva ao Pai, fonte do Amor e da felicidade. Jesus veio ao mundo para nos dar a vida em abundância e todos os que buscam outros caminhos e seguem outras vozes terminam sendo enganados. A ovelha que é conduzida por Jesus tem plena confiança de que está no caminho certo, por isso ela percebe quando a querem desviar e foge. Ela escapa daqueles que não anunciam Jesus, que não operam em nome de Jesus e por amor a Jesus. Quando fazemos as coisas em nome de Jesus, as portas se abrem e o verdadeiro Pastor toma conta do rebanho.  As ovelhas conhecem a voz do Pastor porque têm intimidade profunda com Ele! A Igreja é o nosso Redil e nela estamos seguros porque é lá que se encontra Jesus, o nosso Pastor. É na Igreja, na comunidade e na família que  aprendemos com Jesus a não nos desviarmos do Seu Caminho e a não fugirmos Dele. Há muitas teorias no mundo que tentam nos enganar e nos atrair com falsas conquistas: a teoria da prosperidade sem esforço, a teoria de que tudo é relativo, a teoria de que podemos nos salvar pelas nossas ações, no entanto Jesus nos afirma: “Eu sou a Porta!”  – Para você o que significa isto?  – Você crê em Jesus como Salvador e Senhor da sua vida? – Você tem demonstrado isso nas suas ações? – Você tem intimidade com Jesus? – Você já está provando da vida em abundância que Ele veio nos dar? – Você tem paz? – Qual o ladrão que tenta tirá-lo (a) do caminho do Pai?

Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Jesus se pôs entre os discípulos e lhes disse: a Paz esteja convosco, aleluia! (Jo 20,19)
Depois da comunhão
Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.


MEMÓRIA FACULTATIVA

SÃO PIO V
(BRANCO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)

Oração do dia: Ó Deus, que suscitastes na Igreja o papa são Pio V para defender a fé e restaurar a liturgia, concedei-nos, por sua intercessão, participar dos vossos mistérios com fé ardente e fecunda caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Nós vos oferecemos, ó Dês, este sacrifício de louvor ao comemorarmos os vossos santos; e confiamos que, por sua intercessão, nos liberteis dos males presentes e futuros. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Senhor nosso Deus, o sacramento que acabamos de receber alimente em nós aquela caridade ardente que inflamava são Pio V na dedicação constante à vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário