sexta-feira, 27 de abril de 2012


DIA 27 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA

III SEMANA DA PÁSCOA
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia! (Ap. 5,12)
Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, concedei que, conhecendo a ressurreição do Senhor e a graça que ela nos trouxe, ressuscitemos para uma vida nova pelo amor do vosso Espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 9,1-20)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 9 1 Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes,
2 e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo essa doutrina.
3 Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu.
4 Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"
5 Saulo disse: "Quem és, Senhor?" Respondeu ele: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão".
6 Então, trêmulo e atônito, disse ele: "Senhor, que queres que eu faça?" Respondeu-lhe o Senhor: "Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer".
7 Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém.
8 Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco,
9 onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber.
10 Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, lhe disse: "Ananias! Eis-me aqui, Senhor", respondeu ele.
11 O Senhor lhe ordenou: "Levanta-te e vai à rua Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo; ele está orando".
12 (Este via numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista.)
13 Ananias respondeu: "Senhor, muitos já me falaram deste homem, quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém.
14 E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender a todos aqueles que invocam o teu nome".
15 Mas o Senhor lhe disse: "Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel.
16 Eu lhe mostrarei tudo o que terá de padecer pelo meu nome".
17 Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: "Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo".
18 No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado.
19 Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. Demorou-se por alguns dias com os discípulos que se achavam em Damasco.
20 Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.
Palavra do Senhor.

Reflexão Pessoal -  Atos 9, 1-20 – “ São Paulo, o apóstolo dos pagãos”
De perseguidor dos cristãos, em nome de Deus, Saulo de Tarso teve um encontro pessoal com Jesus e a sua vida foi transformada e ele se tornou Apóstolos dos pagãos.  Jesus se apresentou a Ele com poder e a Luz que veio do céu o cegou e o fez cair em si para perceber o grande engano que estava cometendo. Sem este encontro com Jesus ressuscitado teria sido humanamente impossível a Saulo render-se aos cristãos e não mais persegui-los.  Acossando os discípulos de Jesus, Saulo, sem saber, perseguia a Deus; não olhava para os sinais do ressuscitado e na sua obstinação pela lei ele cometia até crimes, fazendo de tudo para desmascarar a Jesus e caçando os seus discípulos. O encontro com Jesus também nos leva a tomar atitudes coerentes, por isso, quem conhece o poder do ressuscitado não pode permanecer na mesma vida.
A autoridade de Jesus nos motiva a obedecê-Lo e segui-Lo, por isso quando estamos a serviço de Deus, mesmo que vivamos um tempo de ignorância, Ele não nos deixa permanecer no erro para sempre.  O encontro com o Cristo ressuscitado mudou a mentalidade de Saulo: ele cegou, foi curado, foi batizado e cheio do Espírito Santo começou a pregar que Jesus é o Filho de Deus, justamente o contrário do que ele afirmava antes.  É isso o que acontece com qualquer um de nós que defende as suas ideias, suas convicções e se põe em luta contra Deus querendo derrubar aqueles que são realmente os Seus discípulos e seguidores. Nós perseguimos a Jesus quando por ignorância, também falamos mal da Igreja, dos sacerdotes, dos coordenadores, porque queremos que as nossas “ideias”, mesmo contra o Evangelho, sejam aceitas e acatadas por eles. No entanto, chega certo momento em que no meio da viagem das nossas convicções, somos cercados por uma Luz que nos tira da ignorância em que vivíamos, então “caímos do cavalo”.   O que você acha disso? –Qual a mensagem que você tira para a sua vida? – Existe alguma coincidência com o que acontece com você? – Será que você também tem perseguido a Jesus?
Salmo responsorial 116/117
Ide por todo o mundo,
a todos pregai o Evangelho.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,
povos todos, festejai-o!

Pois comprovado é seu amor para conosco,
para sempre ele é fiel!

Salmo 116 – “Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho”.

Pregar o Evangelho é testemunhar o amor de Deus e a Sua fidelidade para conosco. Isso, nós fazemos, quando também cantamos louvores ao Senhor, livremente, de coração aberto e chamamos a atenção de toda gente. Deus se regozija conosco quando cantamos a Sua glória aqui na terra.
Evangelho (João 6,52-59)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue em mim permanece e eu vou ficar nele (Jo 6,56).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, os judeus discutiam entre si, dizendo: 6 52 "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?"
53 Então Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
58 Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente".
59 Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum.
Palavra da Salvação.
Evangelho – João 6, 52-59 -   “Jesus continua presente entre nós”

Jesus veio trazer o alimento que nos salva e nos conduz a vida eterna. Todas as vezes que meditamos na Sua Palavra ou comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue estamos tomando o alimento da vida eterna. Quando vivenciamos a Sua Palavra estamos nos exercitando para a vida que Deus nos preparou. A   Eucaristia, a oração, a adoração ao Santíssimo Sacramento são os meios que Jesus nos deixou para  aperfeiçoar a nossa semelhança com o nosso Deus e Pai Criador. Assim sendo, vamos- nos transfigurando e, aos poucos, nos tornamos parecidos (as) com Jesus. Ele vai tomando conta do nosso ser a partir do nosso interior e vamos sendo ressuscitados pela Sua presença viva no nosso coração. Não há mais morte, não há mais sombra, não há mais dúvida. Quem se alimenta de Jesus sente a transformação dos seus pensamentos, sentimentos e ações e percebe a cada dia que algo novo acontece dentro de si. As coisas materiais não têm mais tanto sentido, pois o nosso organismo espiritual já sustenta a nossa humanidade.  A carne e o sangue de Jesus são o alimento que vem do céu para nos conduzir ao céu. É o sustento da nossa alma!  Por mais que materialmente nos alimentemos bem, se não comungarmos da Palavra e da Eucaristia, seremos sempre pessoas fracas, confusas, desestruturadas para o combate da vida. Se comungarmos o Corpo e o Sangue de Cristo, ficaremos semelhantes a Ele.   Pela Eucaristia nós passamos a pertencer a Nosso Senhor e Ele passa a viver em nós  tornando-se o dono da nossa vida. “A minha carne é verdadeiramente uma comida. O meu sangue verdadeiramente uma bebida”, disse Jesus. Mesmo que muitos não queiram admitir, Ele jamais disse:  a minha carne e o meu sangue são simbolicamente uma comida e bebida.  Assim, por meio da Eucaristia Jesus continua presente entre nós e assim como os discípulos ele nos conduz ao Pai e nos garante a vida eterna e feliz ao seu lado.  – Você tem se alimentado com o Corpo de Jesus? – Você tem a Bíblia como o próprio Jesus, O Verbo Encarnado? – Quando você adora a Jesus Sacramentado, você tem consciência de que ali está o Corpo e o Sangue de Jesus? – Qual é o efeito que este pensamento provoca em você? – Experimente adorá-lo assim! Perceba a diferença.


Sobre as oferendas
Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Aquele que foi crucificado ressurgiu dos mortos e nos redimiu, aleluia!
Depois da comunhão
Tendo participado do sacramento do Corpo e do Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a eucaristia que ele nos mandou realizar em sua memória. Por Cristo, nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário