quinta-feira, 26 de abril de 2012


DIA 26 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA

III SEMANA DA PÁSCOA
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Cantemos ao Senhor, ele se cobriu de glória. O Senhor é a minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia! (Ex 15,1s)
Oração do dia
Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 8,26-46)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 8 26 um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: “Levanta-te e vai para o sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta”.
27 Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar.
28 Voltava sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías.
29 O Espírito disse a Filipe: "Aproxima-te para bem perto deste carro".
30 Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: "Porventura entendes o que estás lendo?"
31 Respondeu-lhe: "Como é que posso, se não há alguém que mo explique?" E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele.
32 A passagem da Escritura, que ia lendo, era esta: "Como ovelha, foi levado ao matadouro; e como cordeiro mudo diante do que o tosquia, ele não abriu a sua boca.
33 Na sua humilhação foi consumado o seu julgamento. Quem poderá contar a sua descendência? Pois a sua vida foi tirada da terra".
34 O eunuco disse a Filipe: "Rogo-te que me digas de quem disse isto o profeta: de si mesmo ou de outrem?"
35 Começou então Filipe a falar, e, principiando por essa passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus.
36 Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: "Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado?"
37 Filipe respondeu: "Se crês de todo o coração, podes sê-lo". ["Eu creio", disse ele, "que Jesus Cristo é o Filho de Deus"].
38 E mandou parar o carro. Ambos desceram à água e Filipe batizou o eunuco.
39 Mal saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe dos olhares do eunuco, que, cheio de alegria, continuou o seu caminho.
40 Filipe, entretanto, foi transportado a Azoto. Passando além, pregava o Evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Palavra do Senhor.

Reflexão Pessoal -  Atos 8, 26-40 -  “saindo do templo para o mundo” !

Seguindo as ordens do anjo do Senhor Filipe desceu de Jerusalém a Gaza e partiu para a missão.  No meio do deserto ele encontrou o etíope, ministro de uma rainha, portanto alta autoridade na sua terra. Partindo do Livro do Profeta Isaias e, inspirado pelo Espírito Santo, Felipe evangelizou o “eunuco etíope”, simplesmente lhe falando de Jesus Cristo.  Jesus Cristo é a figura central de toda a Sagrada Escritura e isto nós descobrimos quando nos aprofundamos e meditamos sobre as profecias, salmos e toda a história do povo de Deus. Ele é, portanto, a matéria prima do nosso anúncio.   Assim como Felipe foi convocado pelo anjo do Senhor a ir para o sul, somos   também convocados (as) a sair da nossa tranquilidade, do conforto da nossa casa  para exercer esta ou aquela missão, segundo a vontade daquele que nos envia.  O Senhor também nos recomenda: “Prepara-te e vai, mas o caminho é deserto!” Deserto é lugar de penúria, dificuldade, sequidão, é sinal de travessia longa e de problema, por isso o Senhor quer que nos preparemos adequadamente. A nossa preparação, no entanto, é diferente de quando saímos de casa para passear, viajar, ela se dá na medida do nosso conhecimento com Jesus e da nossa experiência com a Sua salvação.   Os “ministros e administradores do tesouro do mundo” não estão no templo, eles estão no mundo por onde andamos, em ambientes hostis e na completa ignorância das coisas de Deus. Por isso, precisamos estar preparados e vivenciando a verdade para poder testemunhá-la. Sempre iremos encontrar alguém que busca a Jesus e não O encontra porque também não compreende o que lê sobre Ele.   Evangelizar é anunciar a experiência de Jesus Cristo na nossa vida testemunhando a Palavra de Deus falando de nós mesmos (as), de como nos sentimos, de como estamos transformados (as) e porque somos alegres. Às vezes deixamos de servir ao Senhor porque duvidamos da nossa capacidade ou porque nos sentimos inferiores. Assim sendo, perdemos o nosso tempo precioso só querendo ser “evangelizado” e não damos nada de nós mesmos (as).        “Aqui temos água. O que impede de que eu seja batizado”, falou o eunuco, mostrando para nós que o que faz o Espírito agir é a abertura do nosso coração e o nosso querer. Em qualquer situação e em todas as circunstâncias somos chamados (as) a também, como Filipe a renovar o Batismo do Espírito Santo para aqueles (as) que têm fome e sede de Deus.   - Você também, como Filipe, tem encontrado essas pessoas que não entendem nada de Deus? O que você tem feito?  Você tem esclarecido alguma coisa? -  Quando você está fora da Igreja, da Comunidade, do Grupo de Oração, como é o seu comportamento? – Você já adquiriu o costume de impor as mãos sobre alguém e pedir para ele o Espírito Santo?
Salmo responsorial 65/66
Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
Nações, glorificai ao nosso Deus,
anunciai em alta voz o seu louvor!
É ele quem dá vida à nossa vida
e não permite que vacilem nossos pés.

Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
Quando a ele o meu grito se elevou,
já havia gratidão em minha boca!

Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor
nem afastou longe de mim o seu amor
Salmo 65 – “Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!”

É o Senhor quem dá vida à nossa vida, diz o salmista. Você já pensou nisso? A nossa vida só tem sentido se for vivida em Deus. O Senhor nos escuta quando nós elevamos para Ele a nossa voz e o nosso clamor. Ele não nos deixa a ver navios quando imploramos a Sua assistência. Por isso, podemos dizer também com o salmista: “Bendito seja o Senhor Deus que me escuta e não rejeita a minha oração e o meu clamor!”
Evangelho (João 6,44-51)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come, sempre há de viver (Jo 6,51).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 6 44 "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia.
45 Está escrito nos profetas: ´Todos serão ensinados por Deus´. Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim.
46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai.
47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram.
50 Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo".
Palavra da Salvação.
Evangelho – João 6, 44-51 – “alimento para a vida eterna”

Deus é o nosso Criador e Pai eterno e é Ele quem nos atrai os   para a Salvação, que é Jesus. Todos aqueles que vão a Jesus são atraídos pelo Pai. O Pai não quer perder nenhum de nós e nos ensina o caminho para Jesus. É o próprio Jesus quem nos afirma: “Todos serão discípulos de Deus, por isso, aquele que foi instruído pelo Pai vem a mim”. Sem que percebamos somos atraídos para Jesus pelo Pai que nos alimenta com o Corpo e o Sangue do Seu Filho para a nossa salvação nos dando a garantia da vida eterna. A fé em Jesus Cristo é quem nos garante a vida eterna a qual começamos a vivê-la aqui, agora, pois cremos que Jesus está em nós e manifesta em nós este clima de eternidade. Eternidade é a vivência do Amor de Deus que opera em nós  através de Jesus, pão vivo que vem do céu pelo poder do Espírito Santo. “Eu sou o pão da vida”! O pão que nós tocamos, vemos e vivemos é a Palavra, é a Eucaristia. Jesus nos fala que todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, se aproxima dele, portanto, se  escutarmos a Palavra de Deus, se  procurarmos nos aprofundar  nos mistérios sagrados,  encontraremos, com certeza, a Jesus Cristo pão da vida, pois a Palavra é o pão que alimenta a nossa alma e nos ensina o caminho para a vida eterna.  Não esperemos por um tempo que virá, pois o reino de Deus é Jesus e Ele está no meio de nós se oferece como alimento da vida eterna.  É este, portanto, o momento mais importante da nossa vida.    – Medite nas afirmações de Jesus nesse trecho do Evangelho e pense na sua vida, o que você tem experimentado e o que você tem sentido em relação a Jesus e mais uma vez esteja consciente de que Cristo está vivo para dar a você a nova vida, hoje.
Sobre as oferendas
Ó Deus que, pelo sublime diálogo deste sacrifício, nos fazeis participar de vossa única e suprema divindade, concedei que, conhecendo vossa verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: O Cristo morreu por todos, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou, aleluia! (2Cor 5,15)
Depois da comunhão
Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário