segunda-feira, 23 de abril de 2012


DIA 23 DE ABRIL - SEGUNDA-FEIRA

III SEMANA DA PÁSCOA *
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Ressuscitou o bom pastor, que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo rebanho, aleluia.
Oração do dia
Ó Deus, vós que mostrais a luz da verdade aos que erram para que possam voltar ao bom caminho, concedei a todos os que se gloriam da vocação cristã rejeitem o que opõe a este nome e abracem quanto possa honrá-lo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 6,8-15)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 6 8 Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo.
9 Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele.
10 Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava.
11 Então subornaram alguns indivíduos para que dissessem que o tinham ouvido proferir palavras de blasfêmia contra Moisés e contra Deus.
12 Amotinaram assim o povo, os anciãos e os escribas e, investindo contra ele, agarraram-no e o levaram ao Grande Conselho.
13 Apresentaram falsas testemunhas que diziam: "Esse homem não cessa de proferir palavras contra o lugar santo e contra a lei.
14 Nós o ouvimos dizer que Jesus de Nazaré há de destruir este lugar e há de mudar as tradições que Moisés nos legou".
15 Fixando nele os olhos, todos os membros do Grande Conselho viram o seu rosto semelhante ao de um anjo.
Palavra do Senhor.
Reflexão Pessoal – Atos 6, 8-15 – “o rosto de Estêvão como de um anjo”

Cheio de graça e de poder, Estevão, que fora um dos sete homens escolhidos pelos apóstolos para ajudarem-nos no serviço da Igreja fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Por isso, ele despertou a inveja das autoridades daquela época as quais não enxergavam os “sinais divinos” e viam nele apenas um homem que atraia as massas e que poderia tirar-lhes o poder. No entanto, Estevão os vencia, pela sabedoria com que vivia e a maneira como falava, manifestando o poder do Espírito Santo por meio das suas ações. Ele inaugurou para a Igreja um tempo de martírio em vista do anúncio da Palavra, seguindo as pegadas do Mestre e assumindo a Missão de também morrer pela causa de Deus. Por isso, Estêvão  é exemplo para todos os que seguem Jesus e assumem o estado normal de vida que Ele deixou para ser vivenciado pelos Seus seguidores. Os homens do Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão e viram seu rosto como o rosto de um anjo. Se também estivermos firmes na união com o Espírito de Deus sinais e prodígios de amor, de testemunho coerente com o que Jesus veio ensinar poderão também se manifestar na nossa vida. Tudo o que Estevão realizou está ao nosso alcance fazer, porém, precisamos ter consciência de que também corremos o risco de despertarmos a inveja e a incompreensão. Deus não nos poupará de humilhações e até da morte. Pelo contrário, nestas horas é que os sinais de Deus serão mais visíveis e perceptíveis em nós. Aqueles que olharam para Estevão e viram a sua expressão de anjo (inocente), com certeza, mudaram de ideia e se converteram. Assim também o Senhor, através do nosso sacrifício,  liberta aqueles (as) que antes estavam presos no pecado e enganados pelas sugestões do mundo. Não devemos nos admirar das perseguições, pois quando elas acontecem é sinal de que estamos realizando prodígios com a sabedoria do Espírito Santo.  Os sinais de Deus na nossa vida são evidentes e a Sua verdade é clara.   Ainda hoje nós podemos constatar que onde a Palavra de Deus é anunciada, os milagres e os prodígios acontecem, no entanto, acontecem também, as perseguições e a injustiça.  - Você sabia que poderá ser um outro Estevão–   – Como é que pode isto acontecer? – Como você se sente na hora que é injustiçado (a)? – As pessoas costumam questioná-lo (a) sobre assuntos da Bíblia torcendo os fatos para que você caia em armadilhas? – Você já notou isto? – E você cai?
Salmo responsorial 118/119
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
Que os poderosos reunidos me condenem;
o que me importa é o vosso julgamento!
Minha alegria é a vossa aliança,
meus conselheiros são os vossos mandamentos.

Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes,
ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
Fazei-me conhecer vossos caminhos
e então meditarei vossos prodígios!

Afastai-me do caminho da mentira
e dai-me a vossa lei como um presente!
Escolhi seguir a trilha da verdade,
diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

Salmo 118 – “Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.”

O salmista nos ensina a permanecermos fiéis à Lei do Senhor e assim progredirmos na sua vivência. Mesmo que os poderosos reunidos nos condenem, mesmo que armem contra nós tramas e armadilhas, nós só seremos felizes se nos mantivermos fiéis na Aliança com o Senhor. A perseverança é o caminho por excelência para que nós prosperemos no nosso intuito de fazer a vontade de Deus. O Senhor nos deu a Sua Lei como um presente, compete a cada um de nós seguir a trilha da verdade para que possamos caminhar em busca da felicidade.

Evangelho (João 6,22-29)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
6 22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Nesse meio tempo, outras barcas chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças.
24 E, reparando a multidão que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, entrou nas barcas e foi até Cafarnaum à sua procura.
25 Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: "Mestre, quando chegaste aqui?"
26 Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal".
28 Perguntaram-lhe: "Que faremos para praticar as obras de Deus?"
29 Respondeu-lhes Jesus: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou".
Palavra da Salvação.
Evangelho – João 6, 22-29  – “ esforço pelo alimento que dá a vida eterna”

A multidão foi à procura de Jesus porque vira os sinais que Ele  realizara, como o de saciar a fome de cinco mil homens, de andar sobre o mar e tantas outras curas. O povo se apegava somente ao que Jesus podia lhe proporcionar física e materialmente. Nós também fazemos parte dessa multidão que procura um Deus que atenda as nossas conveniências.  No entanto, Jesus não quer ser paliativo, apenas para um momento, mas quer ser pão que nos alimente a vida inteira. Vivemos recebendo “pães”, mas não estamos firmes naquele que providencia para nós o pão da vida.   Buscar Jesus como alimento somente na hora da nossa fome é emergencial e transitório. Pelo contrário, quando somos perseverantes, Jesus se faz alimento do nosso dia a dia e nos transforma e faz crescer, humana e espiritualmente. Ele não quer nos dar apenas migalhas, mas reforçar a nossa fé, fortalecer a nossa alma e equilibrar os nossos sentimentos para que tenhamos a vida em abundância. Por isso, Jesus  manda que nos esforcemos pelo alimento que o Pai marcou com o seu selo. O selo é o Espírito Santo que nos foi dado no Batismo e que providencia para nós o alimento que vem do céu. A Palavra e a Eucaristia são o pão que desceu do céu, por isso, permanece até a vida eterna. Somos mais felizes e confiantes na medida em que nos alimentamos com Jesus, o pão que desce do céu. A multidão que continua procurando Jesus está no mundo, envolvida com as coisas materiais e passageiras, com felicidades efêmeras, com momentos de euforia e não percebe que para encontrar Jesus nós precisamos apenas nos dirigir a Ele que habita no mais profundo do nosso coração, lá onde está o nosso espírito.  Basta para nós, a graça de pararmos em nós mesmos penetrando no nosso eu mais profundo para encontrarmos o autor das obras que nos fazem felizes.     Qual  é o alimento que você tem buscado no mundo? – Em sua opinião este alimento serve para o corpo ou para a alma? – O homem é corpo, alma e espírito, onde poderemos encontrar um alimento que traga a unidade entre as três partes do nosso ser? – O que você entende sobre o que Jesus falou em relação ao selo que o Pai marcou em nós?
Sobre as oferendas
Subam até vós, ó Deus, as nossas preces com estas oferendas para o sacrifício, a fim de que, purificados por vossa bondade, correspondamos cada vez melhor aos sacramentos do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz; eu vo-la dou, mas não como a dá o mundo, diz o Senhor, aleluia! (Jo 14,27)
Depois da comunhão
Deus eterno e todo-poderoso, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós o sacramento pascal e infundi em nossos corações a fortaleza desse alimento salutar. Por Cristo, nosso Senhor.




MEMÓRIA FACULTATIVA


SÃO JORGE
(VERMELHO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)


Oração do dia: Ó deus, celebrando o vosso poder, nós vos pedimos que são Jorge seja tão pronto em socorrer-nos como o foi em imitar a paixão do Senhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas: Aceitai, ó Deus, os dons para o sacrifício de reconciliação e louvor que vos oferecemos na festa do mártir são Jorge, para que obtenhamos o perdão e permaneçamos em ação de graças. Por Cristo, nosso Senhor.

Depois da comunhão: Recebemos, ó Deus, os dons celestes, alegrando-nos pela festa de hoje. Assim como anunciamos nesta eucaristia a morte do vosso Filho, possamos participar, com os santos mártires, de sua ressurreição e sua glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Santo do Dia / Comemoração (SÃO JORGE):

A existência do popularíssimo são Jorge, por vezes, foi colocada em dúvida. Talvez porque sua história sempre tenha sido mistura entre as tradições cristãs e lendas, difundidas pelos próprios fiéis espalhados entre os quatro cantos do planeta. Contudo encontramos na Palestina os registros oficiais de seu testemunho de fé. O seu túmulo está situado na cidade de Lida, próxima de Tel Aviv, Israel, onde foi decapitado no século IV, e é local de peregrinação desde essa época, não sendo interrompida nem mesmo durante o período das cruzadas. Ele foi escolhido como o padroeiro de Gênova, de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia e Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo. Até hoje, possui muitos devotos fervorosos em todos os países católicos, inclusive no Brasil. A sua imagem de jovem guerreiro, montado no cavalo branco e enfrentando um terrível dragão, obviamente reporta às várias lendas que narram esse feito extraordinário. A maioria delas diz que uma pequena cidade era atacada periodicamente pelo animal, que habitava um lago próximo e fazia dezenas de vítimas com seu hálito de fogo. Para que a população inteira não fosse destruída pelo dragão, a cidade lhe oferecia vítimas jovens, sorteadas a cada ataque. Certo dia, chegou a vez da filha do rei, que foi levada pelo soberano em prantos à margem do lago. De repente, apareceu o jovem guerreiro e matou o dragão, salvando a princesa. Ou melhor, não o matou, mas o transformou em dócil cordeirinho, que foi levado pela jovem numa corrente para dentro da cidade. Ali, o valoroso herói informou que vinha da Capadócia, chamava-se Jorge e acabara com o mal em nome de Jesus Cristo, levando a comunidade inteira à conversão. De fato, o que se sabe é que o soldado Jorge foi denunciado como cristão, preso, julgado e condenado à morte. Entretanto o momento do martírio também é cercado de muitas tradições. Conta a voz popular que ele foi cruelmente torturado, mas não sentiu dor. Foi então enterrado vivo, mas nada sofreu. Ainda teve de caminhar descalço sobre brasas, depois jogado e arrastado sobre elas, e mesmo assim nenhuma lesão danificou seu corpo, sendo então decapitado pelos assustados torturadores. Jorge teria levado centenas de pessoas à conversão pela resistência ao sofrimento e à morte. Até mesmo a mulher do então imperador romano. São Jorge virou um símbolo de força e fé no enfrentamento do mal através dos tempos e principalmente nos dias atuais, onde a violência impera em todas as situações de nossas vidas. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja católica e nunca esteve suspenso, como erroneamente chegou a ser divulgado nos anos 1960, quando sua celebração passou a ser facultativa. A festa acontece no dia 23 de abril, tanto no Ocidente como no Oriente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário