sábado, 28 de abril de 2012


DIA 28 DE ABRIL - SÁBADO

III SEMANA DA PÁSCOA *
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12).
Oração do dia
Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que crêem em vós, protegei os que renasceram no Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fiéis à vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 9,31-42)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
9 31 A Igreja gozava então de paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Estabelecia-se ela caminhando no temor do Senhor, e a assistência do Espírito Santo a fazia crescer em número.
32 Pedro, que caminhava por toda parte, de cidade em cidade, desceu também aos fiéis que habitavam em Lida.
33 Ali achou um homem chamado Enéias, que havia oito anos jazia paralítico num leito.
34 Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo te cura: levanta-te e faze tua cama”. E levantou-se imediatamente.
35 Viram-no todos os que habitavam em Lida e em Sarona, e converteram-se ao Senhor.
36 Em Jope havia uma discípula chamada Tabita - em grego, Dorcas. Esta era rica em boas obras e esmolas que dava.
37 Aconteceu que adoecera naqueles dias e veio a falecer. Depois de a terem lavado, levaram-na para o quarto de cima.
38 Ora, como Lida fica perto de Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro aí se encontrava, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: “Não te demores em vir ter conosco”.
39 Pedro levantou-se imediatamente e foi com eles. Logo que chegou, conduziram-no ao quarto de cima. Cercavam-no todas as viúvas, chorando e mostrando-lhe as túnicas e os vestidos que Dorcas lhes fazia quando viva.
40 Pedro então, tendo feito todos sair, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.
41 Ele a fez levantar-se, estendendo-lhe a mão. Chamando os irmãos e as viúvas, entregou-lha viva.
42 Este fato espalhou-se por toda Jope e muitos creram no Senhor.
Palavra do Senhor.
Reflexão Pessoal -   Atos 9, 31-42 – “pelo poder do Espírito Santo”
A Igreja vivia em paz, progredia no temor do Senhor e crescia, com a ajuda do Espírito Santo. Pedro e os outros apóstolos continuavam a missão de Jesus curando e libertando as pessoas em Seu Nome.  Em todos os lugares os milagres aconteciam, assim, em nome de Jesus os enfermos eram curados,  os paralíticos voltavam a andar e os  mortos ressuscitavam.  Pedro seguia os passos do Mestre e usava as mesmas palavras e o modo de agir de Jesus Cristo: “levanta-te e arruma a tua cama”. É isto também que o Senhor deseja fazer através de nós que já tivemos um encontro com o Cristo ressuscitado. A palavra chave que Pedro usava, era, “Levanta-te”! Em nome de Jesus e com a Sua autoridade nós também podemos dizer para as pessoas, levanta-te, arruma a tua cama, sai da tua passividade, do teu marasmo porque Jesus Cristo é quem te cura e salva. Todavia, assim como Pedro, também precisamos nos ajoelhar e orar a fim de entrarmos em sintonia com o Senhor do impossível. Pedro e os outros apóstolos tinham a consciência de que o poder era de Jesus, por isso eles não queriam para si os elogios pelos milagres que aconteciam.  Esta é uma missão da Igreja!  Esta é a nossa missão! O seguimento de Jesus implica no prosseguimento da Sua missão aqui na terra em unidade com o Seu Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos instrui, e nos orienta, portanto, resta-nos apenas reconhecermos a nossa pequenez e obedecê-lo para receber todo o poder.  Quando deixamos que o Espírito Santo de Deus se manifeste em nós e por nosso intermédio, temos a chance de crescer, de prosperar dando frutos que alimentam aqueles que precisam da bênção e da graça do Senhor!  Só saberemos que o Espírito está agindo em nós se colocarmos em prática as sugestões de Deus que estão dentro do nosso coração e orar por alguém que está sofrendo, dar uma palavra de carinho a quem está carente, ir imediatamente à busca daquele que se perdeu. O Espírito Santo é o motivador e o realizador, mas depende do nosso querer, da nossa boa vontade e da nossa conscientização. Ele sempre nos motiva a edificar e  não dividir, portanto, a unidade é o primeiro sinal de que realmente o poder do Espírito Santo está agindo em nós.  - Como você está vivendo a sua missão de ser Igreja no mundo? – Você tem crescido em graça e sabedoria? – Você tem se deixado guiar pelas sugestões do Espírito Santo? -  Você também tem feito milagres “em nome de Jesus? – Você tem promovido a unidade?
Salmo responsorial 115/116B
Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.
É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.

Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
vosso servo que nasceu de vossa serva;
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.
Salmo 115 – “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?”

Como nós também poderemos retribuir ao Senhor por todas as graças que Ele faz em nosso favor? O mínimo que podemos fazer, realmente, é cumprir a nossa missão de batizados e dar provas diante do povo das maravilhas que acontecem na nossa vida por causa da Sua bondade e Misericórdia. Ofertar um sacrifício de louvor é abrir os nossos lábios e testemunhar ao mundo a glória e o poder do Deus vivo.
Evangelho (João 6,60-69)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 6 60 muitos dos discípulos de Jesus, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”
61 Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza?
62 Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?
63 O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.
64. Mas há alguns entre vós que não crêem”. Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair.
65. Ele prosseguiu: “Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido”.
66. Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele.
67. Então Jesus perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?”
68. Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
69. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”
Palavra da Salvação.


Evangelho – João 6, 60-69 -  “A quem iremos?”

Muitos discípulos se escandalizavam e até se afastaram de Jesus quando Ele lhes mandou comer a Sua carne e beber o Seu sangue. A ideia de que eles teriam que comer a carne e beber o sangue de Jesus escandalizava a muitos, justamente, porque eles procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo.  Assim, Jesus também nos dá um ensinamento para que não racionalizemos as coisas sobrenaturais: o “Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada.” Nós nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade. Somente com o nosso espírito podemos compreender as coisas de Deus e somente com os olhos do espírito à Luz da Fé nós aceitamos os Seus ensinamentos. O nosso espírito é quem sustenta a nossa matéria e o Espírito Santo é quem nos vivifica.   Entendendo com a razão e dentro da lógica humana seria impossível acontecer o que Jesus afirmara, porém “as palavras de Jesus são espírito e vida!” E o Espírito é dado em abundância a quem reconhece que só Jesus tem as palavras de vida eterna! Diante da evasão de alguns, Jesus deu um ultimato aos Seus seguidores: “Vós também vos quereis ir embora?” Pedro respondeu em nome dos outros discípulos: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus.” Alguns discípulos se afastaram de Jesus, no entanto, aqueles que creram e reconheceram que “Ele era o santo de Deus”, ficaram.Hoje também são muitos os que se afastam porque não querem entender, os que duvidam e se acham auto suficientes, por isso até zombam de Cristo! Assumir as palavras de Jesus como espírito e vida é abraçar tudo o que Ele nos propõe sem questionamentos e com o coração convencido. Assim também nós nos dirigimos a Ele e nos rendemos, dizendo como Pedro: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. – Você tem convicção quanto a tudo o que Jesus lhe propõe? – Você tem plena consciência de que quando comunga está comendo o Corpo e bebendo o sangue de Jesus? – Como você se sente em relação àquelas pessoas que não creem? – Como você tem demonstrado diante delas a sua fé em Jesus presente na Eucaristia? Quais serão as palavras de vida eterna que Jesus hoje quer revelar para você? – Escute-O!

Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançar os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Pai, eu te rogo por eles, para sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste, diz o Senhor, aleluia! (Jo 17,20s).
Depois da comunhão
Guardai, ó Deus, no vosso constante amor aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.


MEMÓRIA FACULTATIVA

SÃO PEDRO CHANEL
(VERMELHO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)

Oração do dia: Ó Deus, que, para expandir a vossa Igreja, coroastes são Pedro Chanel com o martírio, concedei-nos, neste tempo de alegria pascal, celebrar de tal modo a morte e ressurreição de Cristo, que nos tornemos testemunhas de uma nova vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Atendei, ó Deus, as nossas preces e livrai-nos de toda a culpa, para que vossa graça nos purifique pelos mistérios que celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Que os sacramentos que recebemos, Senhor nosso Deus, alimentem em nós a mesma fé transmitida pela pregação dos apóstolos e conservada pela solicitude de são Pedro Chanel. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SÃO PEDRO CHANEL):
Pedro nasceu no dia 12 de julho de 1803, na pequena Cuet, França. Levado pelas mãos do zeloso pároco, iniciou os estudos no seminário local e, em 1824, foi para o de Bourg, onde três anos depois se ordenou sacerdote. Desde jovem, queria ser missionário evangelizador, mas primeiro teve de trabalhar como pároco de Amberieu e Gex, pois havia carência de padres em sua pátria. Juntou-se a outros padres que tinham a mesma vocação e trabalhavam sob uma nova congregação, a dos maristas, dos quais foi um dos primeiros membros, e logo conseguiu embarcar para a Oceania, em 1827, na companhia de um irmão leigo, Nicézio. Foi um trabalho lento e paciente. Os costumes eram muito diferentes, a cultura tão antagônica à do Ocidente, que primeiro ele teve de entender o povo para depois pregar a palavra de Cristo. Porém, assim que iniciou a evangelização, muitos jovens passaram a procurá-lo. O trabalho foi se expandindo e, logo, grande parte da população havia se convertido. Ao perceber que vários membros de sua família haviam aderido ao cristianismo, Musumuso, o genro do cacique, matou Pedro Chanel a bordoadas de tacape. Era o dia 28 de abril de 1841. Foi o fim da vida terrestre para o marista, entretanto a semente que plantara, Musumuso não poderia matar. Quando o missionário Pedro Chanel desembarcou na minúscula ilha de Futuna, um fragmento das ilhas Fiji entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, não se pode dizer que o lugar fosse um paraíso. A pequena ilha é dividida em duas por uma montanha central, e cada lado era habitado por uma tribo, que vivia em guerra permanente, uma contra a outra. Hoje o local é, sim, um paraíso para os milhares de turistas que a visitam anualmente e para a população, que é totalmente católica e vive na paz no Senhor. E se hoje é assim, muito se deve à semente plantada pelo trabalho de Pedro Chanel, que por esse ideal deu seu testemunho de fé. O novo mártir cristão foi beatificado em 1889 e inscrito no Martirológio Romano em 1954, sendo declarado padroeiro da Oceania.




Nenhum comentário:

Postar um comentário