quinta-feira, 3 de maio de 2012

Liturgia Diária 03/05/2012


DIA 3 DE MAIO - QUINTA-FEIRA

SANTOS FILIPE E TIAGO
APÓSTOLOS E MÁRTIRES 
(VERMELHO, GLÓRIA, PREFÁCIO DOS APÓSTOLOS – OFÍCIO DA FESTA)

Antífona da entrada: Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, aleluia!
Oração do dia
Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Filipe e são Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso filho, que vejamos eternamente a vossa face. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (1 Coríntios 15,1-8)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
15 1 Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes.
2 Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé.
3 Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
4 foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
5 apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze.
6 Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos);
7 depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos.
8 E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal – 1 Corintios 15, 1-8 – “ O fundamento da fé é a Ressurreição”-
Crer na ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa Fé, por isso, crer que Jesus está vivo é essencial para a nossa salvação.  Acreditar na Sua Palavra e viver segundo o Seu Evangelho no testemunho dos apóstolos sobre Ele é a forma mais segura para que alcancemos o reino de Deus.  Quem crê que Jesus morreu e ressuscitou por nós, que Ele está vivo e aparece a cada um que O  recebe na Eucaristia, que O encontra na Palavra, que sente a Sua presença real no coração, pode dizer que está firme na fé. Muitas vezes  temos o sentimento de que Jesus existe, mas se encontra longe de nós, porém o encontro com Jesus independe dos nossos olhos físicos, dos nossos sentimentos, ou de percepção palpável. Temos como exemplo disso o testemunho dos Apóstolos, mas principalmente, trazemos a nossa experiência pessoal com Jesus que comprova  e serve de referência de que Ele está vivo e faz prodígios no nosso meio. Abraçar a fé é, portanto, afirmar com convicção e dar testemunho  da presença de Jesus no meio de nós e na nossa existência. -  Como Jesus acontece na sua vida? - Você tem dado testemunho de que Jesus está vivo? – De onde você tem tirado força e alegria para enfrentar as dificuldades da sua vida?
Salmo responsorial 18/19A
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite esta mensagem,
a noite à noite publica esta notícia.

Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz. 
Salmo 18 – “Seu som ressoa e se espalha em toda a terra

Não precisamos escutar com os nossos ouvidos físicos para alcançar e apreender o que o Senhor tem para nos dizer. As Suas obras, os céus, o firmamento, o dia e a noite, falam para nós do Amor que o Senhor a cada momento nos declara. Não precisamos de discursos, nem frases feitas, nem de vozes que possam ser ouvidas, porque a glória de Deus se espalha em toda a terra através dos nossos lábios. A glória de Deus se espalha no mundo por meio de nós: do nosso sorriso, da nossa alegria, bondade, paciência, do nosso louvor, etc.
Evangelho (João 14,6-14)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 14 6 Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7 Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto".
8 Disse-lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta".
9 Respondeu Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ´Mostra-nos o Pai´.
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei".
Palavra da Salvação. 

Evangelho -  João 14, 6-14 -  “Jesus, Caminho, Verdade e Vida!”

O próprio Jesus se identifica como caminho, verdade e vida, ao mesmo tempo em que, firmemente, proclama que ninguém irá ao Pai se não for por meio Dele. Portanto, Jesus Cristo é o único mediador entre nós e o Pai e somente Ele pode nos dar conhecimento do Pai dando-nos consciência das Suas obras na nossa vida. Jesus usa palavras bem simples e claras para nos revelar os segredos entre Ele e Deus Pai: Assim também Ele nos diz:“Quem me viu, viu o Pai.” “Eu estou no Pai e o Pai está em mim!”  “É o Pai que, permanecendo em mim, realiza as Suas obras.” Portanto, todos nós, que cremos em Jesus Cristo e já tivemos uma experiência com Ele, podemos dizer com segurança que já conhecemos o Pai, pois Ele tem realizado grandes obras no nosso coração por meio do Seu Filho Jesus. Sabemos que Jesus está na nossa vida e que o poder do Seu Espírito age sobre nós, apesar da nossa natureza corrompida e, às vezes, da nossa incredulidade. Não podemos separar o Pai do Filho. O amor entre Eles gera o Espírito Santo, por isso, Eles formam a Unidade do Amor. Esse amor mora em nós e é Ele quem nos faz desempenhar as obras que Jesus realizou no mundo e coisas ainda maiores que elas, pois foi assim que Ele nos prometeu. Se vivermos para Jesus, tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome nós o receberemos, porque esta é a Sua vontade.  A Santíssima Trindade mora no nosso coração e nos dá poder para  superar os nossos desafios  na busca da verdade. Somos seus instrumentos aqui na terra para dar sinal ao mundo de que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. !  Para realizar as obras que estão no coração do Pai nós precisamos persistir no Caminho que nos leva à vida eterna. – Você conhece o Pai? - Qual é o Caminho que nos leva ao Pai? – Você acredita que este caminho está no seu coração? – Você vive como se realmente você acreditasse isso? – Quais as obras que você tem realizado no mundo que se assemelham às obras de Jesus?

Sobre as oferendas
Recebei, ó Deus, as oferendas que vos apresentamos na festa dos apostos são Filipe e são Tiago; e dia-nos a graça de praticar uma religião pura e imaculada. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta. Filipe, quem me vê, vê o Pai, aleluia! (Jo 14,8s)
Depois da comunhão
Purificai, ó Deus, os nossos corações pela participação nesta eucaristia, para que, contemplando-vos em vosso Filho, com são Filipe e são Tiago, mereçamos a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SANTOS FILIPE E TIAGO)
São Filipe
Filipe nasceu em Betsaida, na Galiléia, e foi um dos primeiros discípulos de Jesus, tendo sido, anteriormente, discípulo de são João Batista. O seu nome ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado mais de uma vez no Evangelho.

Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas dão-nos, de Filipe, somente o nome e o lugar do nascimento, mas João oferece-nos maiores particularidades sobre a sua personalidade. Os poucos elementos fornecidos pelo Evangelho permitem-nos esboçar o perfil espiritual do apóstolo Filipe, homem simples e aberto, primário e sincero, que gozou da intimidade espontânea com Jesus.

Ele era da mesma cidade de Pedro e André, e talvez fosse também pescador. As Sagradas Escrituras nos contam que Filipe, após ter sido chamado diretamente por Jesus, ao encontrar Natanael, mais tarde chamado de Bartolomeu, com certa euforia lhe comunica a notícia: "Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José" (Jo 1,45-46).

Em outra passagem, João nos conta que foi Filipe quem perguntou a Jesus, no dia do milagre da multiplicação dos pães, como faria para alimentar tanta gente com tão poucos pães. Também, noutra ocasião, quando se aproximaram dos apóstolos, alguns gregos que queriam ver mais de perto Jesus e recorreram diretamente a Filipe. Então, junto com André, transmitiram o pedido a Cristo, que os atendeu com benevolência (Jo 12,21-23).

A última intervenção dele aconteceu durante a última ceia. Os apóstolos escutavam, atentos, as palavras de despedida do Mestre quando Filipe lhe pediu um esclarecimento: "Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta". Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheceis? Quem me viu, viu o Pai. Não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim?" (Jo 14,8).

Nada sabemos dele depois da ressurreição. Segundo a tradição, ele foi enviado para pregar o Evangelho na Ásia Menor, onde patrocinou um fato prodigioso. Filipe teria sido obrigado a reverenciar o deus Marte, acendendo-lhe um incenso. Naquele instante, surgiu de trás do altar pagão uma cobra, que matou o filho do sacerdote-mor e mais dois comandados seus. Mas o apóstolo, com um gesto, os fez ressuscitar e matou a cobra. Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo.

Não se sabe, exatamente, como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos. Suas relíquias foram transportadas num dia 3 de maio e colocadas na igreja dos Apóstolos, em Roma, junto com as de são Tiago, o Menor. Por isso são Filipe é celebrado neste dia.

São Tiago
Tiago, filho de Alfeu, é identificado nos evangelhos como "irmão do Senhor", termo usado para designar parentesco de primos. Governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de "o Menor" para não ser confundido com são Tiago, o Maior, que era irmão de são João.

Os evangelhos só falam dele nas listas dos apóstolos. Porém tal falta de informação foi compensada pelas fartas referências à sua ação e personalidade contidas nos Atos dos Apóstolos e na Carta de são Paulo aos Gálatas, que nos permitem saber que Tiago era, com são Pedro, a principal figura da Igreja. São Paulo chega a citar seu nome em primeiro lugar, dizendo: "Tiago, Pedro e João, considerados colunas da Igreja" (Gl 2,9). Foi com ele que Paulo, depois de convertido, se encontrou em Jerusalém.

Dizem as Escrituras que Tiago sempre teve atenção e carinho especiais de Jesus Cristo. Além de considerá-lo um homem de grande elevação espiritual, ainda era seu parente próximo. Tiago foi testemunha da Ressurreição de Jesus; (1Cor 15,7). Antes de subir aos céus, Jesus, numa aparição, deu a ele o dom da ciência como recompensa por sua bondade e santidade.

No Concílio de Jerusalém, onde se discutiu o problema da circuncisão e da lei mosaica a serem impostas ou não aos convertidos do paganismo, Tiago teve um papel importante quando deu sua opinião, aceita por todos (At 15). Ele também escreveu uma epístola.

Devemos a Tiago práticos, sensíveis e prudentes ensinamentos. Como esta advertência, sempre muito atual: "Se alguém pensa ser religioso, mas não freia sua língua e engana seu coração, então é vã sua religião. A religião pura e sem mácula, aos olhos de Deus, nosso Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições e conservar-se puro da corrupção deste mundo" (Tg 1,26-27).

Sobre a morte de Tiago, o Menor, que foi o primeiro apóstolo a dar a vida em nome de Jesus, possuímos informações de antiga data. Entre as mais prováveis estão as do historiador hebreu José Flávio, segundo o qual o apóstolo teria sido apedrejado e pisoteado no ano 61(ou 62), pelo sumo pontífice Anás II, que se aproveitou da morte do íntegro papa Festo para eliminar o bispo de Jerusalém.

São Tiago, o Menor, sempre foi considerado um homem de grande pureza, total dedicação e abnegação, vivendo, desde o nascimento, consagrado a Deus. Sua vida foi santa e de muita austeridade. Converteu muitos judeus à fé cristã antes de receber a coroa do martírio. Suas relíquias foram colocadas na igreja dos Santos Apóstolos, em Roma, e sua festa se celebra no dia 3 de maio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário