terça-feira, 1 de maio de 2012

Liturgia Diária 01/05/2012


DIA 1º DE MAIO - TERÇA-FEIRA

IV SEMANA DA PÁSCOA *
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Alegremo-nos, exultemos de demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19,7.6)
Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, celebrando o mistério da ressurreição do Senhor, possamos acolher com alegria a nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 11,19-26)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
11 19 Entretanto, aqueles que foram dispersados pela perseguição que houve no tempo de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, pregando a palavra só aos judeus.
20 Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene, entrando em Antioquia, dirigiram-se também aos gregos, anunciando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus.
21 A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que receberam a fé e se converteram ao Senhor.
22 A notícia dessas coisas chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém. Enviaram então Barnabé até Antioquia.
23 Ao chegar lá, alegrou-se, vendo a graça de Deus, e a todos exortava a perseverar no Senhor com firmeza de coração,
24 pois era um homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão uniu-se ao Senhor.
25 Em seguida, partiu Barnabé para Tarso, à procura de Saulo. Achou-o e levou-o para Antioquia.
26 Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos.
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal -    Atos 11, 19-26 – “ novo ardor missionário”

Ninguém segura o poder de Deus! A perseguição por conta da morte de Estevão fez com que os discípulos se dispersassem e se espalhassem por vários lugares chegando a outras regiões.  Assim, eles tiveram a oportunidade de anunciar a boa nova de Jesus também em outras cidades, aos judeus e, também, aos gregos.  O que aparentemente era considerado uma derrota, foi ao contrário, um ensejo de crescimento para a Igreja de Jesus.  A obra do Senhor se realiza na medida em que Lhe somos fiéis e permanecemos confiantes na missão, mesmo que “aparentemente” as coisas não estejam dando certo. Deus é quem coloca no nosso coração o ardor missionário que faz com que possamos cumprir o mandamento de Jesus: “Ide e evangelizai”!   A manifestação do Espírito Santo faz com que a perseguição e as dificuldades nos desacomodem e nos desinstalem nos fazendo caminhar e crescer. Toda dificuldade pela qual passamos é, para nós, uma ocasião propícia para que percebamos a força de Deus agindo em nós. Assim, firmados na Sua palavra, conseguimos dar ao mundo um testemunho de vida nova.  O Espírito Santo é quem nos sustenta e nos capacita! Deus tem um plano a realizar a partir da nossa compreensão para as coisas que nos são humanamente incompreensíveis e dá a graça a quem permanece firme Nele.  Precisamos, pois,  compreender e avaliar se as dificuldades pelas quais estamos passando atualmente estão sendo para nós motivo de crescimento. Assim sendo,  também poderemos nos alegrar e permanecermos fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. – Você entende isso? Quanto mais somos perseguidos mais oportunidade temos de crescer? – A dificuldade faz você criar mais coragem ou o (a) desestimula? – Você atualmente está passando por alguma dificuldade? – Avalie o seu crescimento por causa dela!
Salmo responsorial 86/87
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

O Senhor ama a cidade
que fundou no monte santo;
ama as portas de Sião
mais que as casas de Jacó.
Dizem coisas gloriosas
da cidade do Senhor.

Lembro o Egito e a Babilônia
entre os meus veneradores.
Na Filistéia ou em Tiro
ou nos país da Etiópia,
este ou aquele ali nasceu.
De Sião, porém, se diz:
“Nasceu nela todo homem;
Deus é sua segurança”.

Deus anota no seu livro,
onde inscreve os povos todos:
“Foi ali que estes nasceram”.
E por isso todos juntos
a cantar se alegrarão;
e, dançando, exclamarão:
“Estão em ti as nossas fontes!” 

Salmo 86 – “Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.”

O salmista exalta a terra em que nascem aqueles (as) que têm Deus como sua segurança.  Todo homem que confia no Senhor tem sua origem na cidade Santa, isto é, o monte santo que é o coração de Deus. No coração do Senhor, como num livro, estão inscritos os nomes de todos os que têm fé. A fé em Jesus nos faz sermos Seus irmãos e irmãs e nos dá a unidade e comunhão com todos os que Nele confiam. O Senhor é a fonte da alegria que nos motiva a cantar e dançar alegremente os seus louvores.
Evangelho (João 10,22-30)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
10 22 Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno.
23 Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão.
24 Os judeus rodearam-no e perguntaram-lhe: “Até quando nos deixarás na incerteza? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente”.
25 Jesus respondeu-lhes: “Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai, estas dão testemunho de mim.
26 Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
28 Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um”.
Palavra da Salvação. 
Evangelho – João 10,22-30 -  “ as ovelhas escutam a voz do Pastor”

Jesus já manifestara de todas as maneiras que era o enviado de Deus e provava isto através dos prodígios e milagres que realizava e das curas que aconteciam. Os judeus, porém,  Lhe cobravam um sinal claro de que  era mesmo o Messias. Eles não acreditavam em Jesus porque não eram ovelhas do seu redil. “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço, elas me seguem”! Em outras palavras Jesus queria dizer: por mais que Eu dê sinais, por mais que Eu faça prodígios, vocês não acreditarão, porque não Me escutam. Vocês têm os ouvidos e o coração fechados para perceber.  A voz do Senhor fala no nosso coração, e só quando temos intimidade com Ele nós a poderemos escutar. A voz de Jesus irradia paz, amor, alegria e nos ensina a viver segundo os planos do Pai. Jesus nos fala de coisas que edificam a nossa caminhada como a entrega, a renúncia, compreensão, a paciência, brandura, bondade, que são frutos do Seu Espírito Santo. Escutar a voz significa identificar-se, ter intimidade, acreditar, ter os mesmos anseios. Só seguimos a quem confiamos.   Aquele que não tem um minuto para escutar a voz do Pastor nunca poderá entendê-Lo e ficará sempre na dúvida. Ainda hoje encontramos as pessoas descrentes, desconfiadas, que não se rendem nem seguem a Jesus. No entanto, ficam correndo de uma religião para outra ou procuram outras pessoas que lhes adivinhem o futuro, em busca de respostas para os acontecimentos da sua vida, tendo-as como gurus.  Elas buscam um Deus que se adapte às suas carências e não conseguem ter um só pastor. Chegou o tempo em que   precisamos nos firmar sob a direção do Pastor das ovelhas a quem o Pai as entregou. Jesus é o Pastor Maior, no entanto, aqui na terra Ele entregou a Sua Igreja a um pastor escolhido por Ele para nos guiar segundo a Sua direção.  Por isso também não podemos dizer que somos ovelhas desgarradas aqui na terra. O Santo Padre, o Papa foi escolhido, desde São Pedro para nos dar a direção que recebe em comunhão com o Espírito de Deus.   Somos ovelhas de Jesus. O Pai nos entregou a Ele para que tenhamos a vida eterna em abundância. Porém, necessitamos urgentemente escutar Sua voz que fala na intimidade do nosso coração e por meio de quem dirige a Sua Igreja. Assim fazendo  também poderemos ficar seguros de que ninguém poderá nos arrebatar da mão do Pai, pois temos um Pastor que nos garante proteção. Não temamos, portanto, o Senhor é o nosso pastor.  – Você se considera ovelha do redil de Jesus? – Você tem escutado a Sua voz no seu coração, você a tem entendido? – O que Ele tem lhe sugerido nesses tempos atuais? – A sua confiança no plano do Pai para a sua vida tem aumentado?–  De quem você tem seguido os conselhos, de Deus ou dos “gurus” do mundo? – A quem você escuta?
Sobre as oferendas
Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Era preciso que Cristo padecesse e ressurgisse dos mortos para entrar na sua glória, aleluia! (Lc 24,46.26)
Depois da comunhão
Ouvi, ó Deus, as nossas preces, para que o intercâmbio de dons entre o céu e a terra, trazendo-nos a redenção, seja um auxílio para a vida presente e nos conquiste a alegria eterna. Por Cristo, nosso Senhor.



MEMÓRIA FACULTATIVA

SÃO JOSÉ OPERÁRIO
(BRANCO, PREFÁCIO DE SÃO JOSÉ – OFÍCIO DA MEMÓRIA

Oração do dia: Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de são José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Ó Deus, fonte de todo benefício, olhai as oferendas que vos apresentamos na festa do operário são José e fazei que os dons oferecidos se tornem auxílio para nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Nós vos suplicamos, ó Deus, que, alimentados pelo pão do céu, possamos seguir o exemplo de são José para que, dando testemunho do vosso amor, saboreemos continuamente os frutos da vossa paz. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SÃO JOSÉ OPERÁRIO):
Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de são José, que trabalhou a vida toda para ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho em quase todo o planeta. Foi no dia 1o de maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Unidos na época, que os operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e pelo total desrespeito à pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem piedade. Mais de cinqüenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados num confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia. São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade. Proclamando são José protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos seres humanos, aquele que aceitou ser o pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família. José lutou pelos direitos da vida do ser humano e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna. Muito acertada mais esta celebração ao homem "justo" do Evangelho, que tradicional e particularmente também é festejado no dia 19 de março, onde sua história pessoal é relatada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário