sábado, 5 de maio de 2012

Liturgia Diária 05/05/2012


DIA 5 DE MAIO - SÁBADO

IV SEMANA DA PÁSCOA
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia! (1Pd 2,9)
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o mistério pascal para que, renovados pelo santo batismo, possamos, por vossa graça, produzir muitos frutos e chegar às alegrias da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 13,44-52)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
13 44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
45 Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava.
46 Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: “Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos.
47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: ‘Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra’”.
48 Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de fé.
49 Divulgava-se, assim, a palavra do Senhor por toda a região.
50 Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território.
51 Estes sacudiram contra eles o pó dos seus pés, e foram a Icônio.
52 Os discípulos, por sua vez, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor. 
Reflexão Pessoal -  Atos 13, 44-52 – “ é preciso anunciar a Palavra de Deus”


Cada vez aumentava mais o número daqueles que acolhiam a mensagem da Boa Nova e tinham uma experiência concreta da força e do poder do Espírito Santo.  Os apóstolos continuavam na sua missão de propagadores do Evangelho, a multidão afluía, porém, os judeus, a quem a palavra de Deus foi primeiramente anunciada enchiam-se de inveja e se opunham radicalmente à proposta de Jesus.  Com isso, eles rejeitavam a vida eterna, como diz a Palavra: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos.” Os pagãos, no entanto, acolhiam a mensagem de Jesus Cristo e foi por isso, que o Evangelho chegou até nós.  Deus não faz acepção de pessoas, todos nós somos chamados à salvação: os que estão mais afastados, os mais ignorantes, os marginalizados, todos são alvo da atenção do Senhor, entretanto nós temos a opção de aceita-la ou rejeitá-la. Quando a rejeitamos, na certa estaremos nos reconhecendo indignos da vida eterna. Quando abraçamos a fé e cremos no Senhorio de Jesus e deixamo-nos conduzir pelo vento do Espírito, nós podemos levar a salvação de Deus aos confins do universo, isto é, aonde vamos, e onde estamos. Cabe ao Espírito Santo a tarefa de convencer às pessoas a quem nós evangelizamos e, se não aceitam a Palavra que nós proclamamos, não podemos, por isso, desistir de anunciá-la. O Senhor nos recompensa com a alegria que vem da consciência do dever cumprido. – Você já abraçou a fé em Jesus Cristo? – Você já é possuidor (a) da vida eterna? – Em que você tem rejeitado Jesus e a Sua Palavra? – Você já é um (a) discípulo (a) cheio (a) de alegria e do Espírito Santo?
Salmo responsorial 97/98
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus. 

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai! 
Salmo 97 – “Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus”

Contemplar a salvação de Deus como fala o Salmo é contemplar o próprio Filho de Deus que veio a nós em missão do Pai, falando as coisas do Pai, realizando as obras que o Pai quer realizar em nós, por isso, nós nos alegramos e exultamos cantando ao Senhor um canto novo.

Evangelho (João 14,7-14)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
14 7 Disse Jesus: “Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto”.
8 Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.
9 Respondeu Jesus: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ‘Mostra-nos o Pai’
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei”.
Palavra da Salvação. 


Evangelho – João 14, 7-14 – “ O Filho é a cara do Pai”

Jesus Cristo veio para nos revelar a face do Pai e realizar as obras que o Pai lhe confiou. Precisamos, portanto, conhecer a Jesus, ter intimidade com Ele, pois, assim, nós também teremos consciência do que o Pai quer realizar em nós e por nosso intermédio. Para conhecer a Jesus Cristo nós precisamos ter intimidade com  a Sua Palavra,  recebê-Lo na Eucaristia com o coração contrito, dialogar com Ele na oração pessoal, a fim de que possamos nos  encher do Amor Misericordioso de Deus e ter ciência do plano do Pai para nossa vida e assim ficarmos cheios do Espírito Santo. Há uma unidade perfeita entre Deus Pai e Deus Filho gerando o Espírito Santo que é o Amor entre o Pai e o Filho. Três pessoas e um só Deus. Para nós, isto se constitui num grande mistério, mas se nos aprofundarmos na vivência com Jesus, nós perceberemos o que o Evangelho nos mostra: por meio do Filho nós conhecemos o Pai e nos enchemos do Seu Amor com a força do Espírito Santo. O próprio Jesus nos assegura: “quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que essas.” A nossa fé em Jesus, portanto, é o que nos move para agirmos conforme os planos do Pai. Cada um de nós é uma parte do projeto de Deus para a humanidade. Acreditar em Jesus, na Sua Palavra, é o primeiro passo para vermos o Pai. Quando confiamos em Jesus nós sabemos que tudo o quanto pedirmos ao Pai em Seu Nome, realizar-se-á, pois, Jesus é o Pai, Jesus é o Amor do Pai, Jesus é a Misericórdia do Pai mostrada a nós pela sua vida terrena, pela sua entrega na Cruz para a nossa salvação.    – Você acredita que Jesus e o Pai são UM? – Qual a diferença que há no seu relacionamento com Jesus e o seu relacionamento com o Pai? -  Você acredita que pode fazer as obras que Jesus fez aqui na terra? – O que você tem pedido em Nome de Jesus?

Sobre as oferendas
Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que contemplem a glória que me deste, aleluia! (Jo 17,24)
Depois da comunhão
Tendo participado do sacramento do Corpo e do Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a eucaristia que ele nos mandou realizar em sua memória. Por Cristo, nosso Senhor




Nenhum comentário:

Postar um comentário