sábado, 7 de abril de 2012

Missa com crianças 08/04/2012

 Acolhida -  Queridas crianças, Feliz Páscoa. Queridos pais, amigos da nossa celebração, uma feliz páscoa pra vocês também. Hoje, nessa celebração toda especial, comemoramos a ressurreição de Jesus e acho que tem aqui nessa casinha um amiguinho nosso muito confuso sobre tudo isso, sem entender direito o que é páscoa, vamos ouvi-lo? 

Joãozinho - Papai, o que é Páscoa?

Pai - Ora, Páscoa é... Bem... É uma festa religiosa!

Joãozinho - Igual ao Natal?

Pai - É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na.

Páscoa comemora-se a sua ressurreição.

Joãozinho - Ressurreição?

Pai - É, ressurreição. Marta, vem cá!

Mãe - Sim?

Pai - Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu

Jornal.

Mãe – Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o

Que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele

Ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?

Joãozinho - Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?

Mãe - Que é isso, menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus

Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Ricardo,

Esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos.

Domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se

ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo! Ou senão vou levar ele para o padre Antonio explicar tudinho pra ele 

Joãozinho - Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?

Mãe - É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no

catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

Joãozinho - O Espírito Santo também é Deus?

Mãe - É sim.

Joãozinho - E Minas Gerais?

Mãe - Sacrilégio!!!

Joãozinho - É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?

Mãe - Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!

Joãozinho - Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?

Mãe - Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de.

Presente ele traz ovinhos.

Joãozinho - Coelho bota ovo?

Mãe - Chega! me deixa ir fazer o almoço que eu ganho mais!

Joãozinho - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa.

Pai - Era... era melhor, sim... ou então urubu.

Joãozinho - Papai, Jesus nasceu no dia pai 25 de dezembro, né?

Pai - É.

Joãozinho - Que dia que ele morreu?

Pai - Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.

Joãozinho - Que dia e que mês?

Pai- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na

Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no domingo.

Joãozinho - Dois dias depois!

Pai - Não, três dias depois.

Joãozinho - Então morreu na quarta-feira.

Pai - Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de

Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e

ressuscitou no domingo , no terceiro dia ! Como? Pergunte à sua professora de

catecismo!

Joãozinho - Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?

Pai - É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do

Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.

Joãozinho - O Judas traiu Jesus no sábado?

Pai - Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!

Joãozinho - Então por que eles não malham o Judas no dia certo?

Pai- Ui...

Joãozinho - Papai, qual era o sobrenome de Jesus?

Pai - Cristo. Jesus Cristo.

Joãozinho - Só?

Pai- Que eu saiba sim, por quê?

Joãozinho - Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?

Pai - Ai Coitada!

Joãozinho - Coitada de quem?

Pai - Da sua professora de catecismo

Pai – filho, vamos logo. Vou te levar lá na missa das crianças pra gente começar a entender melhor o que venha a ser ressurreição de Cristo

Joãozinho – Oba!!! Então hoje eu vou saber quem é Jesus Cristo ressuscitado. 

Comentarista - Agora,crianças, vamos ensinar para o Joãozinho o que é uma bonita celebração de páscoa todos em pé cantando com muita alegria para receber Jesus vivo , presente entre nós que entra em procissão .

Ato penitencial – Crianças , o evangelho irá narrar como foi que Maria Madalena descobriu que Jesus tinha ressuscitado . Depois dela, vieram os apóstolos, homens simples que puderam sentir junto a ela o poder de Jesus ressuscitado .Nossa reflexão de hoje se dará nessa base ...

Maria Madalena era uma pecadora, mulher do povo que vivia se metendo em confusões, depois que conheceu Jesus mudou totalmente sua vida e passou a segui-lo. 

Quantos de nós conhecemos Jesus e continuamos do mesmo modo? Sem ter compromisso com Ele , sem achar que nosso tempo é dele também , e que não estamos perdendo tempo quando estamos com ele ?

Quantos de nós fazemos julgamentos precipitados dos comportamentos dos outros, mas não medimos o nosso? Por que será que Jesus resolveu escolher uma pecadora e não um santo para poder divulgar essa sua ressurreição por toda a terra? Será que é porque Ele acredita na mudança a ser ainda gerada em cada um de nós? Acredita em nossas atitudes de pedir perdão e nos redimir diante do que fazemos, de fato, errados?

E os discípulos? Por que Jesus escolheu homens simples do povo, homens rudes para assegurar a todo o mundo que Ele ressuscitou?Por que não escolheu aos reis, aos sumos sacerdotes, as pessoas mais letradas? 

Acho crianças, que é porque Deus confia nos humildes, dispensa os soberbos e está sempre nos apontando o caminho para estar ao seu lado, o caminho da simplicidade, do perdão e do amor incondicional.

Não dá pra ser ambicioso demais e seguir Jesus, não dá pra ser egoísta demais e seguir Jesus,

Não dá pra ser injusto demais e seguir Jesus 

Pois assim não saberemos nunca que Ele ressuscitou. 

Por isso, por acreditarmos que somos pecadores, mas temos o grande amor de Deus que nos confia seu perdão e seu abraço de reconciliação, vamos cantar pedindo.


Leitura – Agora, sentadinhos e, em silêncio, vamos ouvir com atenção nossa leitura de hoje. O Pai ressuscitou seu Filho Jesus, Ele está vivo e é o eterno Senhor do céu e da terra.

Livro dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37"Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 
43Todos os profetas dão testemunho dele: 'Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados'".

— Palavra do Senhor. 
— Graças a Deus!


Aclamação – A ressurreição de Jesus Cristo é o grande mistério da nossa fé, mas antes de ouvi-lo, vamos todos ficar em pé e, cantar com muita alegria, o canto de aclamação.

Evangelho 

PRECES DOS FIÉIS

1. PAI DO CÉU, olhai para nós e fortalecei a vida e a ação de todos os cristãos que lutam em favor da libertação dos sofredores da vida. Confiantes, vos suplicamos:

— Senhor, dai-nos a força da ressurreição de Cristo! 

2. SENHOR DA VIDA, dai paz e inspiração divina ao nosso Papa, aos Bispos, aos Sacerdotes e aos Diáconos e Leigos cristãos, para que anunciem ao mundo, com a força da ressurreição, o Evangelho de Cristo. Confiantes, vos suplicamos:

3. DEUS DE AMOR, olhai para todos os povos da terra, principalmente para aqueles que estão lutando para se desenvolver como nação, para que trilhem o caminho da paz e da justiça, e encontrem alento em suas lutas. Confiantes, vos suplicamos:

4. PAI, ESTE É O DIA que o Senhor fez para nós. Que todos nós encontremos a vida, a força da união, o compromisso fraterno e solidário em nossas ações, e sejamos um povo de ressuscitados. Confiantes, vos suplicamos:

5-Deus de amor , olhai com carinho por cada uma de nós , crianças, aqui presentes nesta celebração , faça-nos portadoras da vida nova , anunciadoras da salvação a todos os povos , nos te suplicamos 

Ofertório – Hoje, Senhor, de uma maneira muito especial,queremos oferecer símbolos conhecidos seus, que através deles iluminaremos ainda mais nossa caminhada confiantes sempre em seus ensinamentos. 

Símbolos da nossa páscoa, símbolos de vida nova que brota com todo o presente vivo de Deus para Conosco.

Trazemos o círio pascal é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo e o caminho que todos devemos percorrer com Ele. 

Trazemos o cordeiro que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho; somos nós também que devemos sacrifícios ao nosso Deus, que devemos ser mansos e humildes de coração como Jesus nos ensinou. 

Trazemos até o altar o ovo símbolo da vida nova que brota que nós cristãos possamos nos multiplicar em ações concretas junto a Deus e aos irmãos. revelando-nos bons diante do grande amor que Deus nos coloca

Trazemos a cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. Não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica que devemos alimentar todos os dias.

Trazermos o girassol flor que está sempre voltada para o sol assim como todos nós, cristãos, devemos estar sempre voltados para o amor do nosso Deus. 

Trazemos o coelho, que representa o poder da criação, ele é um animal que reproduz com facilidade, assim também queremos e trabalharemos para que os filhos de Deus possam conhecer os seus ensinamentos e eles o revelem para o mundo todo, nos tornando uma grande família no amor de nosso Deus.

Trazemos também os sinos que tocam anunciando a todos a ressurreição do nosso Jesus, que nossa vida possam sempre ser assim, cheia de alegria ao professar a vida nova para todos e levá-las aqueles que ainda não conhecem o poder de nosso Deus.

Oferecemos também o pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos e que todos agora recebemos de nosso Deus.

Comunhão – Hoje é um dia de muita festa. A vida nova brotou da morte, de onde só havia tristeza surgiu à luz, por isso vamos cantar, vamos nos alegrar, Jesus ressuscitou.

Ação de graças - Há mais de dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria:

Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e então, condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.

Houve dor, angústia e escuridão.

Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia algo aconteceu...

Houve a Ressurreição!

A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição!

Páscoa é...

Ressurreição do sorriso... Ressurreição da alegria de viver...

Ressurreição do amor... Ressurreição da amizade...

Ressurreição da vontade de ser feliz.

Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate e dos coelhinhos.

Cristo morreu, mas ressuscitou e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.

Que esta seja a verdade da sua Páscoa!

Feliz Páscoa!
Jesus e as crianças
Historinha da semana:
A páscoa da dona Coelha
Na fábrica de ovos de páscoa os coelhinhos trabalhavam muito. Dona coelha administrava a produção de ovos bem de perto, afinal, nada poderia sair errado, os ovos simbolizariam a vida nova que estava por vir. Cada ovo continha um significado importante, levava em seu conteúdo a ressurreição. Era preciso que todos os coelhinhos andassem por todos os cantos da terra relembrando as pessoas que Cristo havia ressuscitado que ele era a vida nova. Mas por que coelhinhos da páscoa? Ah, porque os coelhos foram escolhidos porque eram os mais espertos bichinhos desse planeta e iria precisar de muita agilidade para que todo o mundo soubesse que Jesus havia ressuscitado, por isso, pediram aos coelhinhos que fizessem essa missão, de levar Jesus ressuscitado a todos os cantos
Dona coelha era a mãe de todos os coelhinhos, sempre muito atenta, muito feliz, ela dava mil recadinhos para seus coelhinhos, antes que eles saíssem pelo mundo distribuindo a boa nova de Cristo.
Dona coelha – Olhem bem, coelhinhos, a missão de vocês é a mais importante de todo o mundo, hoje é dia da páscoa de Cristo, é quando Ele ressuscitou depois que os homens maus o mataram e voltou à vida para mostrar que ela não termina nunca ....que ela é sempre nova pra quem acredita nele. Por isso, meus amiguinhos, vocês levarão essa notícia pelo mundo afora, cada ovo desses contém essa boa nova de Jesus vivo novamente. Vão , entreguem a todos e escutem , tomem cuidado pra não errar o caminho e o ovo extraviar, fiquem atentos. Porque tem o lobo mau que adora tirar a páscoa da vida das pessoas.
Coelho 1- Pra onde vc vai levar esse ovo?
Coelho 2 – Pra Arcos e você?
Coelho 1 – Eu vou levar pra Formiga.
Coelho 2 – cuidado com o tamanduá?
Sol Coelho 1- Por quê?
Coelho 2 – Porque tamanduá adora comer formiga RSS
Coelho 1- Engraçadinha... Eu sou muito esperta, nada vai me pegar. Nada... nada ...
E assim aconteceu cada coelho pegou seu ovinho de boa nova e partiu para uma cidade... Lembrando dos ensinamentos da dona coelha, que disse que em qualquer perigo era pra assobiar que ela estaria de prontidão...
2 – Vamos nós dois juntos que nossas cidades ficam bem próximas... E vamos cantando né...
Pela cidade afora, nós vamos contentes, levar a boa nova pra toda a gente, mas à tardinha, junto à coelhinha ficaremos presentes.
1 – Ei colega, to achando melhor passar por esse atalho aqui, assim chegamos primeiro nas cidades, o que acha?
2– Acho perigoso, porque a gente não conhece bem esse caminho, vai que dá errado.
1– sua covarde, medrosa, vc não se arrisca em nada... Vamos passar e depois vc vai ver como eu tinha razão.
2 – vou de jeito nenhum, de maneira de jeito, de forma nenhuma...
1 – então fica, sua bobona, medrosa e covarde. Eu, como a melhor coelha do mundo, a mais esperta, vou chegar primeiro e Formiga vai ser a primeira cidade a descobrir que Jesus ressuscitou
2– eu se fosse você...
1- mas vc não é e de o fora sua coelhinha boboca e feia...
2... Mas
1 – calada... Já vai tarde, sua horrorosa, porque eu sou esperta e chegarei primeiro, por isso que Formiga é melhor que toda as outras cidades , porque tem uma coelha esperta igual a mim pra fazer tudo dá certo.
Lalaallalallalalal mais à tardinha com a coelha ficarei contente...
Cordeiro – Bendito seja, meu coelhinho... Veja que leva a boa nova ai com você... Mas está no caminho errado? Formiga é pra lá ..
1- haahahahahaha. Seu lobo na pele de cordeiro acha que me engana né. Está ai disfarçado só pra me tirar ovo da páscoa, da boa nova... Pois eu vou arrancar seus pelo a dentes...
Cordeiro – que isso, eu sou o cordeiro de verdade, não sou lobo, não ...e para de me dar essas cacetadas que eu quero te ajudar
1– ajudar me tirando do caminho, querendo me confundir, pois você um cordeiro morto se não sumir daqui, seu farsante, acha que eu não sei como é um lobo. Pode sumir daqui (bate nele) – já não se fazem mais lobos como antigamente, com rabo e orelhas compridas...É me deixa eu ir andando antes que me apareça um outro disfarçado ...
Lalaalalalalalalalalal
Lobo - olá, belo coelho, aonde vai com tanta pressa ?
1 – aiuaiaiaiaa me desculpe... Achei que o senhor era um lobo mau... Quase me confundi
Lobo – lobo mau – eu? Que isso, eu sou uma imitação barata de lobo, mas mau? Nunca, eu sou bonzinho...
1– o senhor não vai acreditar agora mesmo topei com um lobo em pele de cordeiro querendo me mostrar um caminho errado pra eu entregar a páscoa de Jesus, imagina se eu não soubesse que ele era um lobo, estaria agora frito...
Lobo – ah é mesmo, lobo em pele de cordeiro interessante. Mas você dizia que levava o quê?
1 – levo o ovo da páscoa para que o povo de Formiga saiba que Cristo ressuscitou para nos dar uma vida nova .
Lobo – eu se fosse vc não levava não ...
Sol – como assim, num levava não?
Lobo – acho melhor vc levar pra furnas porque o povo de formiga foi tudo pra lá...
Sol – Pra furnas? Mas ai eu vou sair do meu caminho, dona coelha pode não gostar.
Lobo – pense bem, coelhinho, sua função não é carregar o ovo para aonde o povo está?Então o povo está em Furnas. Formiga mesmo tem ninguém... Eu te mostro o caminho certo
Sol – ai seu lobo bom, se não fosse o senhor eu perderia todo o tempo do mundo... mas , como é que eu vou pra furnas?
Lobo – Você pega um barco no rio Formiga que ele deságua em furnas, mas se vc quiser eu estou indo pra lá mesmo, então eu levo o ovo para vc, assim vc vai lá e avisa a dona coelha que Formiga agora vive em furnas...
Sol – Mas será? Será que eu posso ir e deixar o ovo com o lobo bonzinho... Acho melhor não. Vou fazer umas perguntas pra esse lobo.
Senhor lobo para que o senhor tem essa boca tão grande
lobo– Ih começou... Essa boca grande é pra falar pra todo mundo que não existe páscoa nenhuma, o que existe são ovos de chocolate pra camuflar o verdadeiro significado dessa data, pergunta pra esses meninos se eles sabem o que é páscoa,? Mas todo mundo sabe o que é chocolate...
Sol- e pra que essas orelhas tão grandes?
lobo- São pra te ouvir melhor e também essas orelhas é pra eu ouvir esse povo confessando um montão de pecados e pecando tudo de novo no outro dia , ou querendo confissão comunitária só pra não contar os pecados cabeludos que eles tem
1 – pra que esses olhos tão grandes...
Lobo – são pra te ver melhor e também ficar de olho em quem não acredita pra levar comigo para queimar na fornalha quente lá de casa ...
1– E pra que essas mãos tão grandes...
lobo- é pra pegar esse ovo e acabar com a páscoa do povo de Formiga pra sempre, me dá isso aqui ( briga pelo ovo )
1- solta meu ovo, seu lobo maldoso, o ovo é do povo de formiga...
lobo- larga senão eu vou te comer...
1 – come não que eu sou coelhinho jovem e feliz e nem carne tenho... só se for pra chupar meus ossos
lobo (dá um peteleco no coelho que roda... roda e cai...). Agora sim, agora eu tenho a páscoa em minhas mãos... Eu vou acabar com essa historia de Cristo ressuscitado, o povo de formiga não terá páscoa...
1 - o que será de mim? O que será do povo de Formiga sem a páscoa da vida nova? Agora vão tudo morrer sem acreditar... Ah já sei... Vou apitar... E dona coelha vem me salvar (apita)
lobo- oh ...veja o que fiz com o coelho mensageiro... Mas o que é isso, a patrulha da dona coelha vem ai... Ih a coisa ficou feia...
Dona coelha – mas o que é isso hein lobo mau, seu maldoso??? Roubando a alegria da páscoa. Pois agora vc vai entregar por bem ou por bem... Vai ou não entregar?
Lobo mau – pois pode vir quente que eu to fervendo... Vou acabar com vc todos... Ahahahahahah
Dona coelha simula um luta, mas foi sol quem pulou no pescoço do lobo e dona coelha salvou o ovo... O lobo saiu correndo e latindo...
Dona coelha – Puxa coelhinha, achei que iríamos perder o ovo da páscoa, mas vc teve coragem de resgatar a vida nova, agora, todo o povo de Formiga estará celebrando a vida nova em cristo. Viva, Jesus ressuscitado
1 - Viva


Nenhum comentário:

Postar um comentário