quarta-feira, 4 de abril de 2012

BÊNÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS NA QUINTA FEIRA SANTA


quarta-feira, 4 de abril de 2012

BÊNÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS NA QUINTA FEIRA SANTA


Bênção dos Santos Óleos

Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos. Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. Em algumas dioceses, devido á distância, esta celebração pode ocorrer em outro dia desta semana.

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. ESTE ÓLEO É CONSAGRADO, ÓLEO DE CONSAGRAÇÃO! É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Óleo usado tambem na consagração dos altares de nossas igrejas.


Óleo dos Catecúmenos - ESTE ÓLEO É ABENÇOADO! Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos - UM OUTRO OLEO ABENÇOADO NESTE DIA. É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário