terça-feira, 3 de abril de 2012

Liturgia Diária‎ DIA 3 DE ABRIL - TERÇA-FEIRA SEMANA SANTA (ROXO, PREFÁCIO DA PAIXÃO II – OFÍCIO DO DIA)


DIA 3 DE ABRIL - TERÇA-FEIRA

SEMANA SANTA
(ROXO, PREFÁCIO DA PAIXÃO II – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Não me deixeis, Senhor à mercê de meus adversários, pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, mas volta-se contra eles a sua iniquidade (Sl 26,12).
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Isaías 49,1-6)
Leitura do livro do profeta Isaías.
49 1 Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
2 Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava.
3 E disse-me: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei".
4 E eu dizia a mim mesmo: "Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa".
5 E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força).
6 Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor. 
Reflexão Pessoal -  Isaías 49,1-6  – “ Somos a glória de Deus”
O profeta Isaías, falando em Nome do Senhor, ressalta as características do servo perfeito, aquele que foi escolhido desde o ventre de sua mãe para levar ao mundo a verdadeira religião a fim de glorificar o Nome de Deus.  Jesus é o Servo perfeito que cumpriu Sua missão fielmente e fez o que era justo, segundo a vontade de Deus Pai. Ele veio ao mundo para pôr em prática o Projeto de Salvação de Deus, demostrando que o Seu exemplo deve ser seguindo por nós.  Dentro de cada um de nós há, também, um desígnio da nossa vocação de servos e de servas do Senhor. Entretanto, segundo a profecia de Isaías, nós não podemos nos contentar somente em servi-Lo através do louvor e da adoração, mas, precisamos levar ao mundo a Sua Luz e manifestar a sua glória a todas as nações. Nós, que seguimos os passos de Jesus, somos também escolhidos desde o seio materno para sermos aliança entre as pessoas levando a Luz de Cristo a todos os lugares. Ser luz é iluminar, aquecer, revelar, tirar as pessoas da ignorância vivendo uma vida diferente e, por isso, chamar a atenção dos que vivem no mundo.  Desde o ventre de nossa mãe o Senhor também tinha em mente o nosso nome e nos preparou para que fôssemos Seus colaboradores na restauração da humanidade da qual fazemos parte. Quando cumprimos com a missão de servos e de servas seguindo os passos de Jesus podemos ter a certeza de que estamos glorificando a Deus afirmando com convicção: “eu sou a glória de Deus”. Nós somos a glória de Deus e através de nós o Seu amor vai se espalhando e exalando no mundo o odor da Salvação de Jesus.  - Você já sabia que é a glória de Deus? Sabia que Deus manifesta a Sua glória através de você, das suas ações, do seu testemunho, da sua vivência no mundo? - Como você tem manifestado a glória de Deus no mundo? As pessoas reconhecem isso em você? O que está faltando para que isso aconteça?
Salmo responsorial 70/71
Minha boca anunciará vossa justiça.
Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor,
que eu não seja envergonhado para sempre!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!
Escutai a minha voz, vinde salvar-se!

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
desde o seio maternal, o meu amparo.

Minha boca anunciará todos os dias
vossa justiça e vossas graças incontáveis.
Vós me ensinastes desde a minha juventude
e até hoje canto as vossas maravilhas. 

Salmo 70 – “Minha boca anunciará vossa justiça!”
Precisamos ter consciência de que, se o Pai nos escolheu para sermos seus servos e suas servas, Ele tem para conosco todo o cuidado e estará sempre e para sempre nos guiando na nossa marcha de volta para a Sua casa. O salmista exalta a proteção de Deus desde o começo da nossa existência e diz que Ele é a nossa esperança e o nosso apoio desde o seio maternal, por isso, a nossa boca deverá anunciar todos os dias a Sua justiça.
Evangelho (João 13,21-33.36-38)
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Salve, ó rei, obediente ao Pai, vós fostes levado para ser crucificado como um manso cordeiro é conduzido à matança.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
13 21 Dito isso, Jesus ficou perturbado em seu espírito e declarou abertamente: "Em verdade, em verdade vos digo: um de vós me há de trair!"
22 Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saber de quem falava.
23 Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus.
24 Simão Pedro acenou-lhe para dizer-lhe: "Dize-nos, de quem é que ele fala".
25 Reclinando-se este mesmo discípulo sobre o peito de Jesus, interrogou-o: "Senhor, quem é?"
26 Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der o pão embebido". Em seguida, molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.
27 Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: "O que queres fazer, faze-o depressa".
28 Mas ninguém dos que estavam à mesa soube por que motivo lho dissera.
29 Pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe falava: "Compra aquilo de que temos necessidade para a festa". Ou: "Dá alguma coisa aos pobres".
30 Tendo Judas recebido o bocado de pão, apressou-se em sair. E era noite.
31 Logo que Judas saiu, Jesus disse: "Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele.
32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve.
33 Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós me haveis de procurar, mas como disse aos judeus, também vos digo agora a vós: para onde eu vou, vós não podeis ir.
34 Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
36 Perguntou-lhe Simão Pedro: "Senhor, para onde vais?" Jesus respondeu-lhe: "Para onde vou, não podes seguir-me agora, mas seguir-me-ás mais tarde".
37 Pedro tornou a perguntar: "Senhor, por que te não posso seguir agora? Darei a minha vida por ti!"
38 Respondeu-lhe Jesus: "Darás a tua vida por mim! Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo até que me negues três vezes".
Palavra da Salvação.
Evangelho – João 13,21-33.36-38 – “ Três protagonistas da Paixão de Jesus”
O Evangelho relata detalhes da Ultima Ceia quando Jesus reúne os seus discípulos para revelar a eles o que estava para acontecer e não escondia deles nada do que se passava dentro do seu coração. Comovido, Ele ousava testemunhar que a traição de Judas parecia ser um fato já esperado e que não lhe causaria nenhuma surpresa.   No entanto, a maioria dos discípulos ficou “desconcertada”, isto é, atônita e confusa, pois não sabia do que Jesus estava falando.  Analisando um pouco, nós podemos captar a reação dos três discípulos que tiveram uma atuação marcante no episódio da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Pedro, João, Judas, três discípulos com características diferentes. João, porque tinha consciência de que era amado, teve liberdade para se recostar no peito de Jesus e ouvir as confidencias do Mestre tomando conhecimento dos Seus segredos.Pedro, insistente, questionador, inconsequente, agitador, era aquele a quem vez por outra Jesus mais admoestava, pois conhecia o seu coração  contraditório. Judas, discípulo igual aos outros, tinha, porém, uma missão traiçoeira que somente Jesus já percebera.  Mesmo sabendo que iria ser traído por Judas e que Pedro o negaria Jesus prosseguia na sua missão e não desanimava diante da perspectiva de que seria abandonado pelos Seus servos.  Assim foi que Ele tentava antecipar para eles o mistério que logo mais iria ser desvendado. Trazendo esta reflexão para a nossa vida pessoal, nós chegamos à conclusão de que dentro do contexto das nossas ações humanas sempre haverá alguém que terá a função de trair. Por essa razão,  precisamos sempre nos manter atentos (as), para que a nossa fraqueza não nos imponha o papel de traidores (as).  Nós também temos dificuldades de entender os sinais de Deus e, por isso mesmo, muitas vezes,   olhamos para as “evidências” e julgamos os outros, sem nos apercebermos de que também nós somos capazes de trair a Deus. Nunca notamos que podemos ser nós, os responsáveis pelas coisas que não dão certo e não admitimos que possamos ter atitudes de incoerência. O Senhor, porém, que conhece os nossos corações, sabe, de antemão, quando o havemos de trair, de negar, mas também tem ciência de quanto nós O podemos glorificar quando cumprimos com a nossa missão. Hora nós agimos como Pedro, hora nós somos como Judas. Peçamos ao Senhor a graça de sermos sempre como João, conscientes de que somos verdadeiramente amados por Ele. Que possamos nos recostar no peito de Jesus, e na intimidade com Ele, escutando as Suas confidências pedir para que nunca estejamos entre os infiéis e traidores.  – Você se sente um discípulo, uma discípula amada? – Você tem se recostado no peito de Jesus para ouvir o que Ele tem a lhe falar? – Você sabia que trai a Deus quando não está vivendo segundo a Sua vontade? -  Você sabe que negar a Deus é não dar testemunho dos dons e das graças de Deus na sua vida? – Você acha que o Senhor conhece o seu coração?

Sobre as oferendas
Considerai, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família. Se podemos agora participar dos vossos dons sagrados, fazei-nos chegar à sua plenitude. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Deus não quis poupar seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós (Rm 8,32).
Depois da comunhão
Nutridos pelos dons que nos salvam, imploramos, ó Deus, vossa misericórdia, para que o mesmo sacramento que nos alimenta na terra nos faça participar da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário