sexta-feira, 13 de abril de 2012

Liturgia Diária DIA 13 DE ABRIL


DIA 13 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA

OITAVA DA PÁSCOA
(BRANCO, GLÓRIA, PREFÁCIO DA PÁSCOA I – OFÍCIO PRÓPRIO)

Antífona da entrada: O Senhor conduziu o seu povo na esperança e recobriu com o mar seus inimigos, aleluia! (Sl 77,53)
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que no sacramento pascal restaurastes vossa aliança, reconciliando convosco a humanidade, concedei-nos realizar em nossa vida o mistério que celebramos na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 4,1-12)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
4 1 Enquanto eles falavam ao povo, vieram os sacerdotes, o chefe do templo e os saduceus,
2 contrariados porque ensinavam ao povo e anunciavam, na pessoa de Jesus, a ressurreição dos mortos.
3 Prenderam-nos e os meteram no cárcere até o outro dia, pois já era tarde.
4 Muitos, porém, dos que tinham ouvido a pregação creram; e o número dos fiéis elevou-se a mais ou menos cinco mil.
5 No dia seguinte reuniram-se em Jerusalém os chefes do povo, os anciãos, os escribas,
6 com Anás, sumo sacerdote, Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da linhagem pontifical.
7 Colocando-os no meio, perguntaram: “Com que poder ou em que nome fizestes isso?”
8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: “Chefes do povo e anciãos, ouvi-me:
9 se hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um enfermo, e em que nome foi ele curado,
10 ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos. Por ele é que esse homem se acha são, em pé, diante de vós.
11 Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular.
12 Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos”.
Palavra do Senhor. 
Reflexão Pessoal – Atos 4, 1-12 – em nome de Jesus Cristo

Pedro e João inauguravam o novo tempo do Anúncio da vida nova em Cristo e, por isso, padeciam as dificuldades e incompreensões próprias da missão do evangelizador. Assim, eles enfrentavam os primeiros obstáculos da sua missão de levar o Evangelho a todas as criaturas. Foram colocados na prisão, simplesmente porque em nome de Jesus Cristo, haviam curado um “homem coxo” e anunciavam esse Nome, concretamente, com a palavra e com atos! Com efeito, reuniram-se as autoridades para argui-los “com que poder ou em nome de quem eles haviam feito a cura”. Então, Pedro, cheio do Espírito Santo e com muita coragem e ousadia anunciou a eles a salvação de Jesus acusando-os de responsáveis pela Sua morte, mas afirmando que Deus O havia ressuscitado dos mortos.  Pedro não se rendia diante das barreiras e apesar da incompreensão dos “grandes” ele atraia os “pequenos” para Jesus, por isso muitos acreditaram na sua pregação e se converteram.  Ainda hoje as obras de Deus são difíceis de ser compreendidas pelos homens! Muitos ficam admirados e não entendem o que acontece com aqueles (as) que abrem a boca e falam em nome de Jesus, dando testemunho das Suas maravilhas nas suas vidas. Ficam também intrigados quando vêm alguém ousar e  interceder para que os milagres aconteçam na vida das pessoas e não acreditam que Deus possa agir por meio de qualquer um de nós. Assim sendo eles se perguntam: “com que poder?” Não sabem que é pelo poder do Espírito Santo que podemos também orar e curar os nossos irmãos e irmãs doentes, que vivem na ignorânciaSó o Espírito Santo nos dá capacidade e a força para enfrentarmos as barreiras da incompreensão e da ignorância dos que vivem afastados de Deus. Em Nome de Jesus nós também podemos fazer prodígios e milagres, bastando para isso, que como Pedro e João, tenhamos firmeza e convicção da causa que abraçamos – Você já foi incompreendido (a) porque ousou orar em nome de Jesus, por alguém? – Em quem você confia quando ora pela cura das pessoas? – Com que poder você também tem feito todas as coisas? . – Aonde você tem sido mais perseguido quando fala e age em Nome de Jesus Cristo? – O seu testemunho tem dado frutos? – Como é que você tem defendido Jesus Cristo?
Salmo responsorial 117/118
A pedra que os pedreiros rejeitaram
tornou-se a pedra angular. 

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Israel agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
Os que temem o Senhor agora o digam:
“Eterna é a sua misericórdia!”

“A pedra que os pedreiros rejeitaram
tornou-se agora a pedra angular.
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
que maravilhas ele fez a nossos olhos!
Este é o dia que o Senhor fez para nós,
alegremo-nos e nele exultemos!

Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação;
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”
Bendito seja, em nome do Senhor,
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos
Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! 
Salmo 117 – “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular.”
Se acreditássemos mesmo no poder do Senhor e que por Ele tudo foi criado, nós teríamos uma qualidade de vida muito melhor e viveríamos sempre alegres como se esse fosse o dia mais importante da nossa vida. O Senhor derrama as suas graças e bênçãos sobre nós a cada momento, porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia, o que quer dizer: Ele nunca irá nos faltar. Por isso demos graças ao Senhor
Evangelho (João 21,1-14)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 21 1 tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo:
2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos.
3 Disse-lhes Simão Pedro: "Vou pescar". Responderam-lhe eles: "Também nós vamos contigo". Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam.
4 Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram.
5 Perguntou-lhes Jesus: "Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer?" "Não", responderam-lhe.
6 Disse-lhes ele: "Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis". Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes.
7 Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: "É o Senhor!" Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se às águas.
8 Os outros discípulos vieram na barca, arrastando a rede dos peixes (pois não estavam longe da terra, senão cerca de duzentos côvados).
9 Ao saltarem em terra, viram umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão.
10 Disse-lhes Jesus: "Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes".
11 Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu.
12 Disse-lhes Jesus: "Vinde, comei". Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: "Quem és tu?", pois bem sabiam que era o Senhor.
13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhos deu, e do mesmo modo o peixe.
14 Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado.
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 21, 1-14 – “à beira do mar”

Pela terceira vez Jesus ressuscitado aparece diante dos seus discípulos, sendo que desta vez Ele os encontra na beira do mar, tristes e acabrunhados pelo fracasso da pesca que haviam tentado fazer.  “Não pescaram nada naquela noite e já tinha amanhecido”. Mais uma vez Jesus pede aos Seus discípulos, “algo para comer” demonstrando que a refeição tomada em comum é um sinal de intimidade. Porém, como das outras vezes, os Seus discípulos ainda não O reconheceram e tentavam fazer as coisas do mesmo modo como faziam antes de encontrarem Jesus. Praticavam o que lhes era costumeiro, por isso, permaneciam na mesmice sem nada conseguir. Jesus, porém interveio e mandou que eles fizessem justamente o contrário do modo como estavam exercitando. Eles obedeceram e o milagre aconteceu. “Lançai a rede á direita do barco e achareis”. Entretanto, somente depois que eles viram o milagre acontecer foi que distinguiram a Jesus e disseram: “É o Senhor!”. Eles estavam ainda muito apegados às obras de Jesus, por isso, ainda não reconheciam a Sua pessoa. Hoje, também, Jesus está muito perto de nós à beira do mar da nossa vida, nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo, o oposto do que sempre temos realizado. Ele sabe precisamente do que precisamos pescar e nos dá as dicas, porém continuamos envolvidos (as) com a nossa “falta de sorte” e não ouvimos o que Ele fala para direcionar a nossa caminhada. Ficamos presos (as) às nossas expectativas e buscamos apenas os milagres que pretendemos que aconteçam na nossa vida. Perdemos as oportunidades e, por isso, muitas vezes deixamos a “hora da graça” (o kairós), passar. Por isso, é imprescindível que tenhamos a consciência de que Jesus ressuscitado continua muito perto de nós nos mandando lançar a rede de outra maneira, de um jeito novo, do contrário do que sempre temos feito. Ele sabe precisamente do que nós precisamos pescar e nos dá as palavras-chaves para que tenhamos sucesso nos nossos empreendimentos. – Você tem certeza de que está fazendo as coisas da maneira que Jesus quer? - Pergunte a Ele qual o lado certo para você lançar a sua rede. – O que você precisa fazer diferente? – Peça para que Ele lhe mostre a vida nova, o novo jeito de viver e ser feliz!

Sobre as oferendas
Ó Deus de bondade, aperfeiçoai em nós o sublime diálogo simbolizado em nossas oferendas pascais, para que passemos dos afetos terrenos aos desejos do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Disse Jesus aos seus discípulos: Vinde, comei! E tomou o pão e lhes deu, aleluia! (Jo 21,12s)
Depois da comunhão
Pai celeste, guardai no vosso constante amor aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, gozemos também de sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário