quarta-feira, 4 de abril de 2012

O beijo de Judas


quarta-feira, 4 de abril de 2012

O beijo de Judas





Como prometemos durante essa semana colocaremos diariamente o que acontecia com Jesus naquele tempo, o Evangelho nos fala que hoje foi o dia da traição de Judas. Que tal aproveitarmos para aprendermos a ler a Bíblia?


Evangelho de hoje; Mt 26, 14-25
(Livro de Mateus, cap 26 Versículos 14 ao 26)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus – Naquele tempo,14Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes: 15Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei. Ajustaram com ele trinta moedas de prata. 16E desde aquele instante, procurava uma ocasião favorável para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Onde queres que preparemos a ceia pascal? 18Respondeu-lhes Jesus: Ide à cidade, à casa de um tal, e dizei-lhe: O Mestre manda dizer-te: Meu tempo está próximo. É em tua casa que celebrarei a Páscoa com meus discípulos. 19Os discípulos fizeram o que Jesus tinha ordenado e prepararam a Páscoa. 20Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos. 21Durante a ceia, disse: Em verdade vos digo: um de vós me há de trair.22Com profunda aflição, cada um começou a perguntar: Sou eu, Senhor?23Respondeu ele: Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá. 24O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido!25Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: Mestre, serei eu? Disse-lhe Jesus: Tu o disseste. – Palavra da salvação

 Agora vamos ler a reflexão  sobre o evangelho de hoje:
“Um lugar onde comer a Páscoa”

"Apesar de ter conhecimento do que se passava no interior do coração de Judas, Jesus expressava abertamente os Seus sentimentos em relação a ele e, continuava nos preparativos  da Páscoa que marcaria o tempo em que iria ser entregue, por amor a nós.  A narrativa de Mateus nos revela que enquanto Judas combinava com os sumos sacerdotes o preço da traição, (30 moedas), os outros discípulos combinavam com Jesus o lugar onde iriam comer a Páscoa! Cada um com o seu objetivo e interesse! Jesus não discriminou ninguém e desejou comer a ceia com todos. Ele não dispensou a presença de nenhum discípulo e, na última Ceia ofereceuSeu Corpo e Seu Sangue na presença de todos eles. Por apenas trinta moedas de prata Judas traiu Jesus e se tornou cúmplice dos sumos sacerdotes que, em Nome de Deus, queriam prende-Lo. Com certeza, não foi somente pelo dinheiro que Judas aceitou entregar Jesus, mas sim, porque dentro do seu coração o inimigo já havia plantado a semente da traição e da infidelidade e ele se deixou contaminar, passando do pensamento à ação.  Hoje, somos nós os discípulos a quem Jesus oferece um lugar para celebrarmos com Ele a Páscoa da  Resuureição e Ele sabe também o que se passa dentro do nosso coração. Mesmo que conheça as nossas incoerências Jesus também não nos discrimina e continua nos convocando: “Vou celebrar a Páscoa na tua casajunto com meus discípulos”. Resta saber se  estamos realmente querendo que Jesus venha cear conosco ou se temos outros “banquetes” mais interessantes para participar. Precisamos repensar as nossas ações e ver como estamos fazendo diante da proposta de Jesus. Ele quer cear conosco, quer fazer refeição na nossa casa, no nosso coração e fazer parte da nossa vida. No entanto,nós O rejeitamos, pois estamos ligados aos nossos próprios negócios e planos e queremos que a nossa vontade seja privilegiada.  Às vezes nós também traímos a Jesus de acordo com as nossas conveniencias e os nossos interesses. Temos as nossas preferências, as nossas escolhas, queremos primeiro que se realizem os nossos projetos materiais, depois é que nós pensamos no que é espiritual, com a desculpa de que temos coisas mais importantes para fazer.   Sem perceber nós agimos como Judas colocando a mão no mesmo prato com Jesus, convivendo com Ele – apenas de aparência, – mas pensando somente em nós e na nossa vidinha medíocre. Falta-nos fidelidade e lealdade ao projeto do Senhor. Jesus quer participar da nossa vida integralmente, sem meios termos. Sem a nossa total entrega, nós seremos como Judas, por apenas “trinta moedas”   nós O abandonamos e O esquecemos, deixando-O a “ver navios”!  – Você já ofereceu a sua casa para que Jesus celebre a Páscoa com Seus discípulos?  Você é capaz de deixar de lado os seus interesses para cear com Jesus?  – Você também se reconhece traidor e traidora de Jesus?   -  A quem você poderá estar traindo a confiança?- Procure, hoje,  descobrir em que você não está sendo fiel a Deus e peça perdão pelas suas traições."
Tia Helena -  Texto retirado do site da nossa comunidade Um Novo Caminho.
Agora veremos esse beijo traição pelos olhos dAquela que sofreu junto de Jesus todas assuas dores, somente por amor, se não poderia "arranca-Lo" desse flagelo, queria sofrer com Ele, cada dor, cada traição cada decepção. Esse texto que leremos agora é do livro O Evangelho Secreto da Virgem Maria,  este livro reconta a vida de Cristo sob o ponto de vista de sua mãe que, já no final da vida, tece suas recordações a João, o discípulo amado de Cristo, quem Ele encarregou de cuidar de Maria.




"...o que sei é que, a partir de um determinado momento, tive a consciencia de que meu espirito estava ligado ao seu e que essa era a graça que Deus me havia concedido para alivia-lo, embora disso ele não se desse conta. Por isso caí de joelhos e rezei com angustia e terror. Notei a solidão que o envolvia... Senti perfeitamente um beijo miserável, o beijo do traidor, em sua face e na minha, e estremeci como nunca antes o havia feito, pois pela primeira vez notei o hálito do maligno perto do meu rosto. E logo veio tudo mais, que tu sabes e que constituiu sua espantosa paixão. Sim, eu também soube da traição tua e de Pedro , de teu irmão e de teu primo... Havia sofrido tudo. E querido João,  já havia perdoado tudo..."
Durante a peça da Paixão de Cristo na comunidade, foi respondida uma pergunta que estava no meu coração durante muito tempo, qual a diferença entre Judas e Pedro (aquele que negou a Cristo 3 vezes)? A resposta é simples... Judas se entregou as trevas, não acreditando no perdão, na misuricordia de Jesus, tirando a propria vida! Quanto a Pedro, acreditou no amor e no perdão e em tudo que Jesus vinha pregando durante esse tempo.  A diferença entre os dois era a Fé



Que Deus nos abençõe e nos ensine a viver uma semana REALMENTE santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário