sábado, 14 de abril de 2012

Liturgia Diária DIA 14 DE ABRIL


DIA 14 DE ABRIL - SÁBADO

OITAVA DA PÁSCOA
(BRANCO, GLÓRIA, PREFÁCIO DA PÁSCOA I – OFÍCIO PRÓPRIO)

Antífona da entrada: O Senhor fez o seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia! (Sl 104,43)
Oração do dia
Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicais os povos que crêem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e dai aos que renasceram pelo batismo a veste da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 4,13-21)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 4 13 vendo eles a coragem de Pedro e de João, e considerando que eram homens sem estudo e sem instrução, admiravam-se. Reconheciam-nos como companheiros de Jesus.
14 Mas vendo com eles o homem que tinha sido curado, não puderam replicar.
15 Mandaram que se retirassem da sala do conselho, e conferenciaram entre si:
16 "Que faremos destes homens? Porquanto o milagre por eles feito se tornou conhecido de todos os habitantes de Jerusalém, e não o podemos negar.
17 Todavia, para que esta notícia não se divulgue mais entre o povo, proibamos com ameaças, que no futuro falem a alguém nesse nome".
18 Chamaram-nos e ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.
19 Responderam-lhes Pedro e João: "Julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus.
20 Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido".
21 Eles então, ameaçando-os de novo, soltaram-nos, não achando pretexto para os castigar por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus pelo que tinha acontecido.
Palavra do Senhor. 
Reflexão Pessoal – Atos 4, 13-21 – “o que poderá dizer aquele (a) que nunca experimentou?

Pedro e João falavam daquilo que viviam, por isso, tinham tanta segurança quando anunciavam o poder de Jesus. Mesmo sendo homens sem instrução e sem posses eles enfrentavam as autoridades e diziam: “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. A nossa experiência com Deus é a base para que nós sejamos ou não firmes no propósito de fazer com que o reino de Deus seja conhecido. Quem tem uma experiência pessoal com o poder de Deus nunca esquecerá. Nada, nem ninguém, poderão desmentir uma experiência real que tenhamos tido com o Cristo vivo na nossa vida. Os momentos de dificuldades e aflições pelos quais passamos, a ajuda que recebemos do céu na hora da repressão, o consolo  que recebemos de Deus no nosso coração, são sentimentos tão vivos em nós que ninguém poderá fechar a nossa boca nem que nos ameacem. Por isso, também, muitas vezes  somos taxados (as) de alienados (as) e acusados (as) de fanáticos (as). As nossas experiências não podem ser contestadas por ninguém, pois “o que poderá dizer aquele (a) que nunca experimentou”? Ninguém poderá contradizer uma pessoa quando fala de uma experiência vivenciada. Por isso, Jesus Cristo nos mandou ir pelo mundo inteiro e falar para toda a criatura das coisas que vimos e ouvimos. Novamente, como Pedro e João responderam aos homens do Sinédrio, nós também precisamos nos manter firmes diante do mundo quando também formos questionados (as): “é justo que obedeçamos a Deus e não a vós!”- Você também teve alguma experiência que não pode deixar de falar sobre ela? – Faça uma retrospectiva da sua vida e veja os momentos em que você sentiu a força e o poder do alto! – Você tem falado disso a alguém?
Salmo responsorial 117/118
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes. 
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
O Senhor é minha força e o meu canto
e tornou-se para mim o salvador.
“Clamores de alegria e de vitória
ressoem pelas tendas dos fiéis.

A mão direita do Senhor fez maravilhas,
a mão direita do Senhor me levantou,
a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
O Senhor severamente me provou,
mas não me abandonou às mãos da morte.

Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
quero entrar para dar graças ao Senhor!
“Sim, esta é a porta do Senhor,
por ela só os justos entrarão!”
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes,
e vos tornastes para mim o salvador! 

Salmo 117 – “Dou-vos graças, ó Senhor, porque mouvistes!”

O Senhor nos prova, mas nunca nos abandona nas mãos da morte. Toda experiência que tivermos na vida, seja de alegria ou de sofrimento, podemos ter certeza de que o Senhor está ciente e pronto para nos ouvir. Ele espera pelo nosso clamor, espera que saiamos da nossa autossuficiência e que estejamos debaixo da Sua proteção, porque na hora exata Ele ouvirá a nossa súplica. “O Senhor é minha força e o meu canto”.
Evangelho (Marcos 16,9-15)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
16 9 Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios.
10 Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos.
11 Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar.
12 Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo.
13 Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram.
14 Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.
15 E disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura".
Palavra da Salvação. 

Evangelho – Marcos 16, 9-15 -  “quem poderá acreditar?”

Para nós não é fácil o acreditar que alguém possa ter ressuscitado dos mortos sem que nós mesmos (as) tenhamos a prova. Por isso, Maria Madalena, a primeira pessoa a quem Jesus ressuscitado apareceu, teve dificuldades quando anunciou aos seus seguidores o que havia testemunhado. Eles simplesmente não acreditaram. Os discípulos de Emaús também saíram propagando o encontro que tiveram com Cristo, mas os outros não lhes deram crédito. Foi somente quando Jesus apareceu aos onze e os repreendeu por causa da sua falta de fé e pela dureza de coração que eles puderam crer, porque O viram no Seu Corpo glorioso. Da mesma forma não nos é fácil também acolher o mandado de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda a criatura,” enquanto não tivermos  um encontro pessoal, glorioso com a Sua Pessoa. Por isso, Jesus vem a nós a cada dia e se deixa encontrar na Eucaristia, na Palavra, na Oração para que tenhamos a convicção de que Ele está vivo e atuando em nós e através das nossas ações. Assim sendo, todos podem ter esta experiência de fé com Jesus vivo e, assim, crendo, assumir o papel de anunciadores do Evangelho. A fé abre os nossos olhos e ouvidos para enxergar e escutar a Jesus que está muito próximo de nós, nos traz a paz e sopra sobre nós o Seu Espírito Santo. Somente pelo poder do Espírito podemos nos tornar anunciadores da Boa Nova de Jesus. Obedecendo a sua ordem também nos tornamos Seus discípulos (as) e seguidores.  Peçamos a Jesus ressuscitado que abra os nossos olhos e os nossos ouvidos do coração a fim de que tenhamos esta experiência forte com Ele. Que façamos o propósito de acreditar que Ele está vivo, muito perto de nós e  que assim como aconteceu com outros nós possamos também “ir pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda criatura”! - Faça hoje a sua profissão de Fé no Cristo morto e ressuscitado. – Reze com muita atenção o Creio em Deus Pai e vá se apossando da realidade mais concreta para o cristão: JESUS ESTÁ VIVO , AQUI!
Sobre as oferendas
Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Todos vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo, aleluia! (GL 3,27)
Depois da comunhão
Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário