quinta-feira, 22 de março de 2012

Liturgia Diária DIA 22 DE MARÇO - QUINTA-FEIRA


DIA 22 DE MARÇO - QUINTA-FEIRA

IV SEMANA DA QUARESMA
(ROXO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).
Oração do dia
Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos v ossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Êxodo 32,7-14)
Leitura do livro do Êxodo.
32 7 O Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito.
8 Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.
9 Vejo, continuou o Senhor, que esse povo tem a cabeça dura.
10 Deixa, pois, que se acenda minha cólera contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação.”
11 Moisés tentou aplacar o Senhor seu Deus, dizendo-lhe: “Por que, Senhor, se inflama a vossa ira contra o vosso povo que tirastes do Egito com o vosso poder e à força de vossa mão?
12 Não é bom que digam os egípcios: com um mau desígnio os levou, para matá-los nas montanhas e suprimi-los da face da terra! Aplaque-se vosso furor, e abandonai vossa decisão de fazer mal ao vosso povo.
13 Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna.”
14 E o Senhor se arrependeu das ameaças que tinha proferido contra o seu povo.
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal -    Êxodo 32, 7-14 – “Moisés, o grande intercessor”
 Moisés nos dá o exemplo de ser um grande intercessor, quando, diante da proposta de Deus de inflamar a Sua cólera contra o povo que ele havia retirado do Egito, fazendo de si, porém, uma grande nação, não desanimou e argumentou em favor do seu povo, mesmo sabendo que aquele era realmente um povo adúltero.  Muito embora, fosse ele um povo de cabeça dura e infiel, era o povo que o próprio Deus lhe havia entregado para conduzir. Por isso Ele não aceitou glórias e honras só para si e apelou a Deus em nome dos patriarcas. “Lembra-te de teus servos Abraão e Isaac e Israel com os quais te comprometestes por juramento!” “Perdoa a iniquidade do teu povo!” Nós também precisamos interceder com amor por aquelas pessoas a quem tentamos conduzir para Deus, na nossa casa, na nossa comunidade ou por onde andarmos. Ao invés de pensarmos em desistir deles (as), e deixá-los (as) cair na fúria divina, nós deveríamos pedir a Deus por eles (as) e interceder para que o Senhor também desista de puni-los (as) pelos “bezerros de metal” que constroem com suas próprias mãos a fim de os adorarem. Deus também espera que tenhamos misericórdia dos Seus filhos e filhas mantendo uma confiança absoluta em que, apesar de pedirmos por pessoas que não merecem, mesmo assim a justiça de Deus manifestar-se-á no tempo certo. A justiça para Deus é a nossa conversão, por isso, Ele está sempre a nos dá uma oportunidade. Aproveitemos!  – Como tem sido a sua intercessão pelas pessoas da sua família, dos seus amigos e amigas? – Você tem desistido de levar alguém para Deus por causa da dureza do coração dele? O que você aprendeu?  – Você argumenta, insiste, persevera na sua intercessão? Veja o exemplo de Moisés e continue pedindo.
Salmo responsorial 105/106
Lembrai-vos de nós, ó Senhor,
segundo o amor para com vosso povo!


Construíram um bezerro no Horeb
e adoraram uma estátua de metal;
eles trocaram o seu Deus que é sua glória,
pela imagem de um boi que come feno.

Esqueceram-se do Deus que os salvara,
que fizera maravilhas no Egito;
no país de Cam fez tantas obras admiráveis,
no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

Até pensava em acabar com sua raça,
não se tivesse Moisés, o seu eleito,
interposto, intercedendo junto a ele
para impedir que sua ira os destruísse. 
Salmo 105 – “Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!”
Somos hoje esse povo que muitas vezes também esquecemos o Deus que salva e que faz maravilhas para adorar o bezerro que construímos com dinheiro, bens materiais, ideias e planos! Diante do Senhor nós também precisamos de um intercessor que nos ajude a lembrar do amor que Ele tem por nós, o Seu povo!
Evangelho (João 5,31-47)
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo3,16).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
5 31 Disse Jesus aos judeus: “Se eu der testemunho de mim mesmo, não é digno de fé o meu testemunho.
32 Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o testemunho que dá de mim.
33 Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34 Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos.
35 João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz.
36 Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou.
37 E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face...
38 e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes naquele que ele enviou.
39 Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim.
40 E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida...
41 Não espero a minha glória dos homens,
42 mas sei que não tendes em vós o amor de Deus.
43 Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo.
44 Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?
45 Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
46 Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em mim, porque ele escreveu a meu respeito.
47 Mas, se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras?”
Palavra da Salvação. 
Evangelho – João 5, 31-47 – “O Espírito Santo é a verdadeira testemunha de Jesus”

Todo o tempo em que passou na terra como homem, Jesus foi também Deus, contudo não quis dar testemunho de si próprio diante das criaturas. Assim, Ele não se prevaleceu da Sua condição divina para dar depoimento de Si mesmo, porque as  obras que Ele realizou em Nome do Pai são a prova de que Ele foi enviado por Deus. Os judeus não O acolhiam porque ficavam presos apenas às “palavras” da Escritura sem enxergar realmente o que elas significavam. Jesus é a figura central de toda a Sagrada Escritura, por isso, Ele é o maior testemunho do amor de Deus para com a humanidade. No entanto, Ele em Nome de Deus realizava obras de amor como também prodígios e milagres. “As Escrituras dão testemunho de mim”, disse Jesus. A Sagrada Escritura é o próprio Jesus, por conseguinte, é nela que encontramos o verdadeiro depoimento do amor de Deus para nós. Nós acreditamos na intervenção dos homens, e só cremos no que vemos e tocamos. Todavia, para nós, é difícil “enxergar” as obras de Deus e a salvação que Ele veio nos oferecer.  Todos nós, homens e mulheres, somos criaturas falhas e infiéis, por isso, precisamos encarnar a Palavra de Deus em nós e perceber as obras que Ele realiza por meio do Espírito Santo que Jesus nos enviou. O Espírito Santo é quem dá testemunho das maravilhas que Jesus alcançou para que as vivamos, por isso, não busquemos nos homens os parâmetros para nossa felicidade, mas sim, na Palavra de Deus que é justa e verdadeira.  Deus é maior que tudo e é Nele que devemos confiar. Hoje, nós não podemos duvidar como fizerem os judeus, pois Jesus Cristo já nos tirou escravidão do pecado e agora continua intercedendo por nós para nos conduzir a uma vida nova.    – Em que você tem se apoiado para alimentar a sua fé em Jesus? – Quem tem sido o (a) verdadeiro (a) testemunho do amor de Deus para você? - Em quem você tem acreditado mais: na Palavra de Deus ou nas pessoas queridas, que estão ao seu lado?  Você confia nos  governantes? Você confia na oração que as pessoas fazem por você?  
Sobre as oferendas
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que as oferendas deste sacrifício protejam nossa fraqueza, livrando-nos de todo mal. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Gravarei neles a minha lei, hei de escrevê-la em seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jr 31,33).
Depois da comunhão
Fazei, ó Deus, que esta comunhão nos purifique e liberte de toda culpa. Se a consciência do pecado nos aflige, o socorro celeste nos alegre.Por Cristo, nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário