quinta-feira, 15 de março de 2012

DIA 15 DE MARÇO - QUINTA-FEIRA III SEMANA DA QUARESMA (ROXO – OFÍCIO DO DIA)

 Antífona da entrada: Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor: quando, em qualquer aflição, clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Oração do dia
À medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, ó Deus, que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Jeremias 7,23-28)
Leitura do livro do profeta Jeremias.
Assim fala o Senhor: 7 23 “Foi esta a única ordem que lhes dei: escutai minha voz: serei vosso Deus e vós sereis o meu povo; segui sempre a senda que vos indicar, a fim de que sejais felizes.
24 Eles, porém, não escutaram, nem prestaram ouvidos, seguindo os maus conselhos de seus corações empedernidos; voltaram-me as costas em lugar de me apresentarem seus rostos.
25 Desde o dia em que vossos pais deixaram o Egito até agora, enviei-vos todos os meus servos, os profetas. Todos os dias sem cessar os mandei.
26 Eles, porém, não os escutaram, nem lhes deram atenção; endureceram a cerviz e procederam pior que os pais.
27 Quando tudo isso lhes transmitires, também a ti não escutarão. Chamá-los-ás e não obterás resposta.
28 Dir-lhes-ás então: ‘Esta é a nação que não escuta a voz do Senhor, seu Deus, e não aceita suas advertências. A lealdade desapareceu, tendo sido banida de sua boca’”.
Palavra do Senhor. 
Reflexão Pessoal – Jeremias 7,23-28 – “para serdes felizes
 “Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo;” “segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar”. É esta a proposta do Senhor para nós, hoje!  E o Seu objetivo é bem claro: “para serdes felizes”! A nossa felicidade é a razão maior do Seu esmero e carinho por nós, por isso, por meio dos Seus profetas Ele está sempre nos chamando, exortando, abrindo os nossos olhos e demonstrando interesse por nós. Os antigos, isto é, o povo de Israel que foi escolhido para receber Dele amor e proteção não prestou nenhuma atenção às Suas ordens e, fazendo ouvidos de mercador não estava “nem aí” para acolher a via de felicidade que lhe foi oferecida. Com efeito, eles fizeram tudo ao contrário do que lhes fora recomendado e, por isso, “andaram para trás”. Sua fé morreu junto com o povo no deserto por causa da sua obstinação. HOJE, nós somos o povo escolhido de Deus para andar em Seus caminhos. Ainda há tempo para ouvir a Sua voz e acolher a Sua orientação e correção. Tudo o que o Senhor deseja é que tenhamos a felicidade. SIM, FELICIDADE! Nós a procuramos tanto pelo mundo a fora e, no entanto, o nosso Criador nos revela como a podemos adquiri-la de uma maneira tão simples: ”ouvi a minha voz” !  Por meio da Sua Palavra o Senhor nos forma e nos direciona dando, a todo instante, instruções para bem vivermos e alcançarmos a felicidade verdadeira. No entanto, como  somos surdos e sem entendimento vivemos em busca da felicidade, mas não escutamos a voz do Deus da felicidade. Precisamos estar bem atentos (as) ao que o Senhor nos fala, hoje. O Pai Criador é o Autor da nossa prosperidade, alegria e felicidade, por isso somente Ele sabe onde podemos encontrá-las. É Ele próprio quem nos fala para que O ouçamos. E nós, o que fazemos? Ouvimos a voz da nossa própria vontade, dos desejos e apelos que brotam dos nossos sentimentos, para vivermos somente o que nos apraz, o que nos sacia a humanidade. Mas Deus vê muito além, e sabe profundamente do que nós mais necessitamos. - Por que então não ouvi-Lo? Por que então fazer ouvidos de mercador? – Por que a teimosia? – O que Deus quer falar para você hoje? – Escute a Sua voz, pois Ele tem o caminho para você ser felizVocê tem seguido o caminho do Senhor ou as más inclinações do seu coração? O que o Senhor tem dito aos seus ouvidos e você ainda não cumpre?
Salmo responsorial 94/95
Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor:
não fecheis os vossos corações. 

Vinda, exultemos de alegria no Senhor, 
aclamemos o rochedo que nos salva! 
Ao seu encontro caminhemos com louvores 
e, com cantos de alegria, o celebremos! 

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, 
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 
Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, 
e nós somos o seu povo e seu rebanho, 
as ovelhas que conduz com sua mão. 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 
“Não fecheis os corações como em Meriba, 
como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram, 
apesar de terem visto as minhas obras”.  

Salmo  94 – “Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: não fecheis os vossos corações!”
Se ouvíssemos mais a voz do Senhor e não fechássemos o nosso coração, com certeza a nossa vida tomaria um novo rumo. Seguimos os que os nossos pais nos ensinarem, porém muitas vezes, eles também, se equivocaram e não nos fizeram ouvir a voz do Senhor. É tempo de mudança, é tempo de abrir o coração para percebermos as obras do Senhor e celebrar com cantos de alegria o Seu louvor. 
Evangelho (Lucas 11,14-23)
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 14 Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.
15 Mas alguns deles disseram: “Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios”.
16 E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
17 Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: “Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
19 Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
20 Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.
21 Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.
22 Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.
23 Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha”.
Palavra da Salvação. 
Evangelho – Lucas 11, 14-23 –“a quem estamos servindo?”

Jesus operava os milagres no meio do Seu povo, porém, os homens daquela época não O reconheciam como enviado do Pai e duvidavam do Seu poder.  Eles viam, mas não “enxergavam”. Diante dos prodígios de Jesus eles se confundiam e atribuíam tudo ao “dedo de Belzebu”, isto é, o príncipe dos demônios. A incredulidade encobria os seus olhos, assim, pois, eles tentavam a Jesus e pediam-lhe sinais do céu.   No entanto, Jesus não lhes satisfazia a curiosidade, mas os alertava mostrando-lhes que a falta de unidade é um sinal muito claro de que os acontecimentos não são do céu, mas do maligno. Jesus fazia o  Bem que é de Deus, mas o Mal é do Maligno. Às vezes, nos admiramos da maneira como que eles reagiam às maravilhas que Jesus operava e os criticamos por causa da sua “falta de fé”. No entanto, precisamos ter consciência de que também temos dificuldades em admitir o poder de Deus na nossa vida porque olhamos as coisas pelas aparências e com os olhos da “carne”. Somos, como eles, pessoas questionadoras, intrigantes e não percebemos que os sinais do céu estão presentes nos pequenos e grandes milagres que Deus realiza dentro de nós e na nossa vida, dia a dia. Se parássemos para refletir também conseguiríamos “ver o dedo de Deus” agindo em nós a partir do bem que praticamos e vivenciamos.   Como podemos em nome do mal expulsar o mal? Se agirmos em Nome de Jesus, as consequências naturalmente serão do bem e não do mal. O Bem vem de Deus, o mal é decorrência do pecado. Reconhecer o dedo de Deus nos milagres da nossa vida é também distinguir a chegada do Seu reino e tê-Lo como nosso guardião e defensor. Precisamos estar atentos às nossas ações para sabermos a quem estamos servindo. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza será a nossa contribuição na construção do reino aqui na terra. Só Deus é poderoso! Ele é a armadura que nos reveste e nos protege das investidas do demônio. Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo nos ensinar a acolher o amor do Pai a fim de que tenhamos também relacionamentos saudáveis. O reino de Deus chega para quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos. Aquele que está em paz com os seus irmãos está em paz com Deus e consigo mesmo – Você tem percebido os milagres de Deus na sua vida ou você ainda está esperando um “sinal do céu”?  – Em nome de quem você tenta fazer as coisas? – Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que você quer conseguir as coisas?  - Existe dentro de você algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus? – Você se sente interiormente preenchido (a) pelo poder do Espírito Santo? – Com que você tem alimentado o seu espírito?


Oração 
Espírito de compreensão, coloca-me, cava vez mais, em sintonia com Jesus, para eu poder perceber o verdadeiro sentido do seu agir. 

Sobre as oferendas
Ó Deus, para que a oferenda do vosso povo possa agradar-vos, purificai-nos de todo contágio do mal e não nos deixeis seduzir pelas falas alegrias, pois nos prometestes o prêmio verdadeiro. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Vós nos dais, Senhor, vossos preceitos para que sejam observados fielmente. Possam meus passos orientar-se no cumprimento da vossa justiça (Sl 118,4s).
Depois da comunhão
Ó Deus, que nos alimentais com os sacramentos, concedei-nos vossos auxílios para colhermos o fruto da salvação nesta celebração e em nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário