sexta-feira, 16 de março de 2012

Liturgia Diária DIA 16 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA III SEMANA DA QUARESMA

 Antífona da entrada: Senhor, não há entre os deuses nenhum que se vos compare, porque sois grande e fazeis maravilhas: só vós, Senhor, sois Deus (Sl 85,8.10).
Oração do dia
Infundi, ó Deus, vossa graça em nossos corações, pra que, fugindo aos excessos humanos, possamos, com vosso auxílio, abraçar os vossos preceitos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Oséias 14,2-10)
Leitura da profecia de Oseias.
Assim fala o Senhor: 14 2 “Muni-vos de palavras (de súplicas) e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: ‘Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.
3 O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão.
4 Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, (porque minha cólera apartou-se deles)’.
5 Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo.
6 Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano.
7 (Os de Efraim) virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano.
8 Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.
9 Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam”.
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal –  Oséias 14,2-10 – “volta Israel”

Israel, hoje, é cada um de nós, quando erramos o alvo e nos afastamos da graça de Deus alimentando pensamentos de ódio e vingança no coração e nos entregamos aos desejos da nossa humanidade, caindo no abismo do pecado. O próprio Deus, no entanto, nos ensina a pronunciar as palavras certas para pedir-Lhe clemência e nos reabilitar: “Livrai-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos, o fruto de nossos lábios.”   Assim, Ele mesmo nos motiva a confessarmos como são falsos os deuses nos quais colocamos a nossa confiança e que nos afastam do Seu amor, reconhecendo como são frágeis os produtos de nossas mãos. Os “produtos de nossas mãos” são os nossos desejos humanos, nossos planos equivocados, que não vêm do coração de Deus os quais, muitas vezes, colocamos como prioridade na nossa vida. Somente quando, de coração contrito, nos rendemos à realidade da nossa pequenez e reconhecemos que apenas no Senhor encontramos salvação e libertação, conseguimos também ofertar a Ele um louvor que seja fruto dos nossos lábios, de onde transbordem as palavras que a nossa alma canta. Como resposta Deus nos revela as maravilhas que acontecem em cada um de nós por causa do nosso regresso e nos promete de novo um lugar à sombra recebendo Dele a seiva, isto é a graça para produzir frutos novos. O Senhor cura a nossa perversidade, isto é, o nosso pecado e nos faz florescer e dar frutos de vida nova. Todo este cenário nos é narrado pelo profeta a fim de que nós, como o homem sábio, saibamos refletir e entender que o Senhor Deus abriu para nós um caminho justo, isto é, reto e sem tropeços, para a nossa salvação. – Você tem se apropriado da justiça de Deus para si? – O que você considera  como justiça de Deus para a sua vida? – Quais são os frutos que você tem produzido por estar perto de Deus?. Leia mais uma vez com  muita atenção e pense no que significa para você essas expressões- “Voltarão a sentar-se à minha sombra e cultivar o trigo”….- “Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto”…
Salmo responsorial 80/81
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Eis que ouço uma voz que não conheço:
“Aliviei as tuas costas de seu fardo,
cestos pesados eu tirei de tuas mãos.
Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

De uma nuvem trovejante te falei
e junto às águas de Meriba te provei.
Ouve, meu povo, porque vou te advertir!
Israel, ah! se quisesses me escutar.

Em teu meio não exista um deus estranho,
nem adores a um deus desconhecido!
Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor,
que da terra do Egito te arranquei.

Quem me dera que meu povo me escutasse!
Que Israel andasse sempre em meus caminhos.
Eu lhe daria de comer a flor do trigo
e com o mel que sai da rocha o fartaria”. 


Salmo 80 – “Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!”

Você já imaginou que a voz do Senhor parece uma súplica para nós? A todo o momento o Senhor nos pede para ouvi-Lo! A voz de Deus quer fazer-se conhecida por nós; o Senhor tem desejo de nos falar, de nos ensinar, de nos exortar, de nos consolar e nós teimamos em não prestar atenção aos Seus apelos e nos voltamos para deuses desconhecidos, só porque os podemos tocar enxergá-los com os olhos físicos.

Evangelho (Marcos 12,28-34)
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. 
Naquele tempo, 12 28 achegou-se de Jesus um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 
29 Jesus respondeu-lhe: “O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; 
30 amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. 
31 Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe”. 
32 Disse-lhe o escriba: “Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele. 
33 E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios”. 
34 Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: “Não estás longe do Reino de Deus”. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas. 
Palavra da Salvação.  
  
Evangelho – Marcos 12, 28-34 – “O reino de Deus é feito de amor”

Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos é a direção segura que Jesus nos dá para que alcancemos o reino de Deus aqui na terra. Com essa orientação Jesus apela para nossa inteligência desejando conectar em nós definitivamente a arte de saber ouvir, assim como também nos fazer  atentar, encarnar e assumir como sendo parte do nosso ser, o mandamento do AMOR. Por isso, Ele nos fala: “Ouve, Israel!”  É como se Ele dissesse: presta atenção mais uma vez e nunca esqueça; vou falar novamente; ainda não entenderam? Depois, Ele continua esclarecendo: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor” e se inclui idêntico aos homens reconhecendo a Deus como o único soberano também da sua vida. Como homem Jesus conheceu a nossa realidade de seres sensíveis e frágeis em vista das nossas próprias limitações.  Ao mesmo tempo, também como ser humano Jesus nos deu o testemunho de que quando nos apossamos da graça e do poder de Deus, quando O escutamos nós nos tornamos aptos a vencer todas as barreiras que são próprias da nossa fragilidade humana. Ter a Deus como nosso único Senhor faz toda a diferença, pois nos apossamos do Seu poderio e conseguimos assim viver de acordo com o que nos é proposto por Ele. Partindo dessa premissa todos nós poderemos cumprir o primeiro de todos os mandamentos: “Amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e com toda a nossa força”, e ainda mais, também cumprir com o segundo mandado que Jesus nos aponta: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Corpo, alma e espírito; físico e mente; intuição, consciente, subconsciente, inconsciente…   É o homem total tomado pelo amor de Deus vivenciando a Palavra que gera santidade e realização pessoal, de dentro para fora, a partir do mais profundo do seu ser.  No Catecismo da Igreja nós aprendemos que fomos criados para amar, louvar e servir a Deus acolhendo o Seu amor e assumindo compromisso com o próximo. Portanto, amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos (as), é algo muito natural à essência da nossa alma e se nos abandonarmos conseguiremos ser fiéis à proposta de Jesus. O amor a Deus, a nós próprios (as) e aos nossos irmãos e irmãs é uma resposta ao amor que já foi gravado em nós desde a eternidade e para sempre. Para demonstrá-lo, o nosso primeiro passo deverá ser ouvi-Lo. Aí então, o amor de Deus se expressa de forma concreta no nosso dia a dia e assim, conscientemente  nós sentiremos as suas manifestações a cada minuto.   – Para você o que é amar a Deus? – Você dá ouvidos à Palavra de Deus? – Você sabe qual  é a diferença entre gostar e amar? – Você ama a você mesmo (a)? O que você deseja ao seu vizinho (a) é o mesmo que você deseja para você?  – Você tem dificuldade em aceitar-se a si mesmo (a)? E aos outros?

Oração 
Espírito de conhecimento, conduze-me sempre pelo caminho do amor, o único que pode me levar até o Pai. 
Sobre as oferendas
Olhai com bondade, ó Deus, as oferendas que vos apresentamos para que vos sejam agradáveis e úteis à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo vale mais que todos os sacrifícios (Mc 12,33).
Depois da comunhão
Senhor Deus, que a vossa força penetre em nossa vida para que alcancemos em plenitude o que recebemos no Sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário