quarta-feira, 14 de março de 2012

14/03/12 – 4ª. Feira – III semana da quaresma

 Primeira leitura (Deuteronômio 4,1.5-9)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.
6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas as leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Reflexão Pessoal -  Deuteronômio  4,1.5-9  -  “normas para tomar posse do reino
Moisés dá ao povo de Israel a receita para que possam assumir uma vida nova na terra que Deus lhes prometeu. A terra que o Senhor nos prometeu e que Moisés apresenta ao povo que  retirou da escravidão do Egito é o reino dos céus o qual  acontece já aqui e agora durante o tempo da nossa caminhada terrena e mais tarde, a plenitude da vida eterna. As leis e os decretos do Senhor são para nós normas que nos ajudam na vivência da felicidade aqui na terra e a tomar posse do reino que foi preparado para nós. A terra prometida é, pois,  um estado de espírito, resultado da nossa vivência dentro dos mandamentos da Lei de Deus os quais estão gravados dentro de nós. A  prática dos ensinamentos do Senhor será para as outras pessoas uma prova da nossa inteligência e sabedoria, pois nos fará viver a felicidade e a paz. Esse estado de espírito nós o observamos nas pessoas que vivem dentro da vontade de Deus e são sinais de que podemos também nós atravessar o vale escuro como se fosse um dia claro. Aqui mesmo nesta terra teremos sabedoria e inteligência e, por isso, chamaremos atenção para que outros queiram nela também entrar. Este é o reino de Deus o qual  devemos ensiná-lo aos nossos filhos e netos. – Você já se sente vivendo numa “terra diferente” ou ainda está à sua espera? – O que seria para você esta terra prometida por Deus? Você tem ouvido os ensinamentos de Deus de coração aberto? Você é feliz?  – Você acha que está perto de chegar à terra prometida? – Como você tem vivido os ensinamentos do Senhor? – Qual o resultado da vida que você tem vivido? – Você tem despertado a atenção de alguém pelo seu modo de viver?

Salmo (Salmos 147)



— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.
— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.


Salmo 147 – “Glorifica o Senhor, Jerusalém!”
O Senhor envia suas ordens para a terra por meio da Sua Palavra que nós anunciamos. Do céu Ele faz cair proteção e abrigo para aqueles que confiam nas Suas promessas, pois escutam e praticam a Sua Palavra, Seus Preceitos e Suas Leis. Os preceitos do Senhor nos são dados com carinho, por isso,  somos chamados a, como Maria,   glorificar o Senhor com a nossa vida, nosso louvor e nossas ações.

Evangelho (Mateus 5,17-19)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Evangelho – Mateus 5, 17-19 – “Jesus, a Lei e os Profetas”
Jesus veio fazer conosco uma Nova Aliança no Espírito, porém isso não significa que os ensinamentos de Deus por meio da Antiga Lei tenham sido anulados, muito pelo contrário. Os mandamentos da Lei de Deus não mudaram, eles continuam como bússola para a nossa caminhada. O que muda, muitas vezes, é o nosso entendimento e a nossa percepção. Neste Evangelho Jesus nos alerta para que tenhamos consciência de que tudo quanto está escrito na lei de Deus e que os profetas deixaram para nós como ensinamento, continua vigorando.   Ele mesmo nos esclarece que veio até a terra para dar sentido à prática da lei e nos conceder a capacidade para cumpri-la plenamente.    Deus trabalha com a nossa humanidade. Ele é paciente e espera as nossas resoluções. Porém a essência da lei e do direcionamento de Deus tem sempre o mesmo objetivo: a vivência do amor que dá ao homem, feito à Sua imagem e semelhança, a felicidade e plenitude de vida. Praticar os mandamentos e ensiná-los aos outros, dar-nos-á uma qualidade de vida superior à que tem os que não os praticam.  O próprio Jesus nos revela que é grande no reino dos céus aquele (a) que pratica e ensina os Seus mandamentos. Nenhuma só letra foi retirada da lei e tudo terá cumprimento. Portanto, nunca pensemos em excluir da Lei de Deus nenhuma instrução a fim de que ela seja mais flexível por causa das nossas dificuldades. Pelo contrário, com a graça do Espírito Santo, podemos vive-la e muito mais ainda, ensiná-la com fidelidade e assim seremos “considerados grandes no reino dos céus.” – Qual é o conceito que você tem da Lei de Deus? – Como você acha que Deus o (a) considera: menor ou maior no reino dos céus? – Você tem sido fiel à prática dos dez mandamentos? – Quais são os dez mandamentos da Lei de Deus? – O que você acha que mudou no coração do homem? - Você é daqueles (as) que acham que certos valores já eram? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário