sábado, 10 de março de 2012

10/03/12 – sábado II semana da quaresma

 
Reflexão Pessoal -  Miquéias 7, 14-15.18-20 -   “sob o comando do Senhor”
O profeta Miquéias dirigindo-se a Deus suplica pela sorte do povo de Israel que volta do exílio buscando encontrar de novo a terra que outrora lhe fora prometida. Assim, Ele se reporta à compaixão de Deus que se revela também a todos nós para nos provar que Ele está sempre pronto a nos perdoar.  Nós também vivemos no exílio do pecado, e caminhamos neste mundo em busca da pátria definitiva. A certeza de que somos também resto de sua propriedade e que Deus apaga a iniquidade e esquece o nosso pecado dá-nos novo ânimo e segurança para que retornemos à nossa terra, isto é, ao lugar que o Senhor já nos designou. Por isso, podemos ter esperança de que o Senhor, assim como Miquéias falou, nos fará ver novos prodígios, isto é, vislumbrar uma vida nova coerente com os Seus desígnios de amor. Deus ama a misericórdia e é no cajado da Sua misericórdia que se apoia a Sua autoridade. Que todos nós possamos nos submeter ao bastão do Seu comando, pois somos rebanho da Sua propriedade e necessitamos da Sua condução.   Mesmo que não tenhamos muitos frutos para apresentar ao Senhor, Ele nos dá sempre uma nova chance lançando ao fundo do mar todos os nossos pecados.  Portanto, neste tempo de Quaresma  precisamos perseguir a conversão tomando consciência de que é um tempo propício para que  façamos a nossa prece ao Senhor e que Ele se compadeça de nós e nos dê uma vida nova. Deus é fiel e justo, portanto cumpre com todas as promessas que fez a nossos pais desde tempos remotos. Somos Sua propriedade e Ele quer para nós o que há de melhor e duradouro. Apossemo-nos da nova vida que Ele já colocou à nossa disposição e não percamos tempo. Conversão, hoje!  - Você se considera propriedade de Deus?  Você sente a Sua misericórdia e a Sua compaixão? – Você tem percebido a Sua presença na sua vida? – Como está o seu coração? – Você sente a paz, que é fruto da justiça do Senhor? – Você é uma ovelha fugida querendo voltar? – Então se apoie no cajado do Senhor e deixe que a Sua misericórdia visite a sua miséria.


Salmo 102 – “O Senhor é indulgente e favorável!”
Às vezes não acreditamos na misericórdia do Senhor porque duvidamos também de que ele possa esquecer por completo as nossas más ações do passado. Não entendemos que o amor de Deus é muito maior do que a nossa miséria. Precisamos sempre conscientizar a nossa alma dos favores do Senhor para que assim ela possa bendizê-Lo com convicção. Assim sendo, será mais fácil acolhermos a Sua indulgência.
 Evangelho – Lucas 15,1-3.11-32 – “de volta para a Casa do Pai
O pecado é o afastamento de Deus, é o dar às costas para Ele, é o nosso não ao acolhimento do Seu Amor.  Para bem vivermos aqui na terra todos nós também recebemos a parte da nossa herança, pois o Senhor nos cumula de dons e de bens. Gastar a herança aqui é direito que temos, todavia, o modo como consumimos o nosso legado é o que faz toda a diferença. Por essa razão, precisamos estar bem atentos para sabermos se também nós não estamos sendo os “filhos pródigos” de hoje,  que nos afastamos da “Casa do Pai”, que esbanjamos os nossos bens e desperdiçamos a nossa vida nas mais diversas situações de morte.  Cada um de nós pode ser chamado de “pródigo”, isto é, (Que ou aquele que dissipa seus bens, gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário), quando, querendo a liberdade, nos afastamos de Deus e levamos para longe Dele o nosso “dote” almejando ter sucesso e sermos donos de nós mesmos optando pela vida do mundo, longe do Seu olhar. Quando nos afastamos de Deus e queremos ser donos da nossa vida com “liberdade”, vivendo sem restrições e fazendo o que nos dá na telha, nós desperdiçamos o que recebemos de Deus e sofremos as consequências, por isso, nos sentimos perdidos, afundados na lama, famintos e humilhados. É neste momento que começa para nós o processo da volta para casa, pois percebemos que não podemos caminhar mais sozinhos, descobrimos que a vida que procurávamos é muito cruel e que nos encontramos num “beco sem saída”, pois perdemos tudo para o mundo.   Nesta Parábola Jesus nos acena com o perdão e a reconciliação e nos aponta o caminho de volta para a Casa do Pai, o arrependimento sincero.  Esta é a chance que temos ainda durante a nossa vida terrena de nos reabilitar e reconquistar a nossa cidadania desde já. Jesus já nos libertou!  O Pai nos espera!    Podemos voltar!  O nosso arrependimento sincero e o nosso reconhecer Jesus é o que nos levará ao Pai  e será a chave que podemos usar para que a porta do céu se abra. Assim, podemos pensar que nós mesmos temos nas mãos a chave que abrirá a porta do céu para nós. O Pai espera ansioso a nossa volta, e o nosso arrependimento será a única oferta que  podemos apresentar quando também corrermos para Ele: “Pai, pequei contra Ti. Já não mereço ser chamado teu filho”. Esta é a chave! O Pai também mandará preparar a festa, mandará trazer a melhor túnica para nos vestir, nos colocará um anel no dedo e calçará os nossos pés com sandálias. Mesmo que todos os outros que se consideram “justos” como o filho mais velho não compreendam precisamos ter a certeza de que Jesus é quem nos apresentará ao Pai e será Ele quem nos justificará mediante a nossa Fé e o nosso arrependimento sincero. Quem não se arrepende não precisa ser perdoado, porém quem reconhecer o seu pecado receberá o perdão do Pai. -  Você já experimentou voltar para Deus arrependido e humilhado? Como você se sentiu? – Quando você erra volta-se pra Deus com o coração de filho (a) ou de empregado (a)?   – E quando você não se arrepende,  embora saiba que não fez certo, como você se sente? – Você acha que será bem recebido (a) nos tabernáculos eternos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário