domingo, 18 de março de 2012

Liturgia Diária DIA 18 DE MARÇO - DOMINGO IV DOMINGO DA QUARESMA


IV DOMINGO DA QUARESMA
(ROXO, CREIO – IV SEMANA DO SALTÉRIO)

Antífona da entrada: Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações (Is 66,10s)
Oração do dia
Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam cheio de fervor exultando de fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (2 Crônicas 36,14-16.19-23)
Leitura do livro das Crônicas.
36 14 Todos os chefes dos sacerdotes e o povo continuaram a multiplicar seus delitos, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs e profanando o templo que o Senhor tinha consagrado para si em Jerusalém.
15 Em vão o Senhor, Deus de seus pais, lhes tinha enviado, por meio de seus mensageiros, avisos sobre avisos, pois tinha compaixão de seu povo e de sua própria habitação;
16 eles zombavam de seus enviados, desprezavam seus conselhos e riam de seus profetas, até que a ira de Deus se desencadeou sobre o seu povo, e não houve mais remédio.
l9 Incendiaram o templo, destruíram os muros de Jerusalém, entregaram às chamas seus palácios e todos os tesouros foram lançados à destruição.
20 Nabucodonosor deportou para Babilônia todos os que tinham escapado à espada, e eles se tornaram seus escravos, dele e de seus filhos, até o advento do domínio persa.
21 Assim se cumpria a profecia que o Senhor tinha dado pela boca de Jeremias: “Até que a terra desfrutasse os seus sábados, pois a terra ficou inculta durante todo esse período de desolação, até que se completaram setenta anos”.
22 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a profecia do Senhor, posta na boca de Jeremias, o Senhor excitou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, e este mandou fazer em todo o seu reino, à viva voz e também por escrito, a proclamação seguinte:
23 Assim fala Ciro, rei da Pérsia: “o Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, que está na terra de Judá. Todo aquele dentre vós que for de seu povo, esteja seu Deus com ele, e que ele para lá se dirija!”
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal – 2 Crônicas 36,14-16.19-23 – “o Senhor nos tira do exílio”
O povo de Israel multiplicava as suas infidelidades e transgressões imitando as práticas dos pagãos e, por isso sofria as consequências das suas abominações. Todavia, o Senhor, compassivo, continuava lhes dirigindo a palavra por meio de seus mensageiros, admoestando-lhes com solicitude.  Apesar das mensagens que o Senhor lhes mandava pela boca dos profetas, eles procediam mal e ainda zombavam dos enviados de Deus. Por isso, o Senhor se levantou contra eles e deixou-os entregues aos inimigos que, tomando conta da cidade, os deportaram para o exílio na Babilônia, tornando-se eles, então, escravos do rei Nabucodonosor. Depois setenta anos de penúria, porém, o Senhor os retirou de lá pelas mãos de um homem, Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a Sua Palavra antes pronunciada pela boca do profeta Jeremias.  Ciro, o homem que foi escolhido por Deus para retirar o seu povo da expatriação, não fazia parte do povo de Israel, no entanto, movido pelo Espírito de Deus, exaltou o Senhor que lhe concedera o privilégio de possuir todos os reinos da terra e de construir para Ele um templo em Jerusalém. No contexto deste relato nós percebemos nitidamente qual é a atuação do homem e a ação de Deus nos acontecimentos do mundo. O mesmo acontece conosco, hoje. As nossas transgressões e infidelidades nos levam muitas vezes para o exílio do pecado, mas, da mesma forma, nós podemos perceber que Deus usa a quem Ele quer, do jeito que Ele quer para nos salvar do cativeiro do pecado para onde muitas vezes nós somos deportados (as). A meta do Senhor é a nossa libertação e, para que isso possa acontecer, Ele usará de todo e qualquer artifício que nós mesmos (as) não podemos compreender. - Isso tem alguma coisa a ver com a sua vida, quando você não ouve os mensageiros de Deus, quando você se afasta e zomba das coisas de Deus? – Já lhe aconteceu isso? Quem foi o instrumento que o Senhor usou para resgatá-lo (a) do exílio?   
Salmo responsorial 136/137
Que se prenda a minha língua ao céu da boca
se de ti, Jerusalém, eu me esquecer! 

Junto aos rios da Babilônia
nos sentávamos chorando,
com saudades de Sião.
Nos salgueiros por ali
penduramos nossas harpas.

Pois foi lá que os opressores
nos pediram nossos cânticos;
nossos guardas exigiam
alegria na tristeza:
“Cantai hoje para nós
algum canto de Sião!”

Como havemos de cantar
os cantares do Senhor
numa terra estrangeira?
Se de ti, Jerusalém,
algum dia eu me esquecer,
que resseque a minha mão!

Que se cole a minha língua
e se prenda ao céu da boca
se de ti não me lembrar!
Se não for Jerusalém
minha grande alegria! 


Salmo 136 – “Que se prenda a minha língua ao céu da boca se de ti, Jerusalém eu me esquecer!”
O salmo retrata a angústia do povo de Israel no exílio da Babilônia quando ele era obrigado a cantar os cantos de Sião, chorando de saudade. “Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira?”, perguntavam eles. Assim também nós nos sentimos quando estamos longe de Deus: não conseguimos nos alegrar. A nossa pátria é o céu aqui nós somos estrangeiros.
Leitura (Efésios 2,4-10)
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
2 4 Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou,
5 quando estávamos mortos em conseqüência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo - é por graça que fostes salvos! -,
6 juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus.
7 Ele demonstrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Jesus Cristo.
8 Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
9 Não provém das obras, para que ninguém se glorie.
10 Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.
Palavra do Senhor. 
Efésios – 2, 4-10 – “salvos pela fé”
É pela graça que nós somos salvos, na medida da nossa fé em Jesus. Assim, São Paulo nos afirma que Deus é rico em misericórdia, por isso com muito amor Ele nos deu a vida em Cristo, quando ainda estávamos mortos (as) por causa das nossas faltas. Deus é bom e o seu objetivo é salvar a humanidade.  Assim como tirou o Seu povo do Exílio na Babilônia, Ele também deseja nos tirar do exílio do pecado. Jesus Cristo é o Seu enviado para nos salvar de todas as consequências das nossas faltas e para nos fazer ressuscitar com Ele e, unidos a Ele, nos fazer também sentar nos céus. Tudo isto é graça e dom de Deus, portanto, não depende das nossas obras.   Deus nos criou em Jesus Cristo para as boas obras que Ele mesmo preparou de antemão para que as praticássemos. E as boas obras que Deus preparou para nós são a vivência dos Seus ensinamentos os quais nos levam a praticar o amor e a justiça.   Neste tempo, quando se aproxima a Páscoa, precisamos meditar muito na graça que alcançamos e que mais uma vez  iremos reviver. Não podemos nos perturbar nem entristecer por nada. O Senhor Deus é Pai e quer a nossa felicidade, por isso, Ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar-nos nos céus em virtude da nossa união com Ele. –  Você já se sente libertado do exílio? – Você tem praticado as boas obras que Deus lhe preparou? – Você tem consciência de que também está no céu, com Cristo?

Evangelho (João 3,14-21)
Louvor e honra a vós, Senhor Jesus.
Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna (Jo 3,16

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 3 14 “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.
19 Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.
20 Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus”.
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 3,14-21  “Jesus, luz  do mundo”

Jesus veio ao mundo para manifestar o Amor de Deus por todos  aqueles e aquelas que crerem Nele como o Seu Único Filho que morreu para nos dar uma vida nova. Quando nos rendemos às evidências da Salvação de Jesus também nos conscientizamos de que temos um Pai de Amor e um Espírito que nos fortalece com este Amor. Somos chamados (as) a amar como Jesus amou, sem julgamentos, sem suposições, sem acusações. Somente amar, por Amor a Deus. Ele não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo do pecado e da morte eterna. Veio como a Luz que tira toda treva que nos faz viver na escuridão. Os que crerem Nele serão salvos! Somente será condenado (a) quem não apossar-se das graças de Deus derramadas no Seu Sangue vertido da Cruz. É um grande e lindo mistério que não nos cabe explicar, mas apenas aceitar de coração aberto. A Luz de Deus ilumina o homem e mostra ao mundo as suas ações. Aquele que está em pecado não consegue se aproximar de Deus, porque Deus é Luz reveladora. A vida eterna consiste em se ter comunhão com o Pai. É este o propósito da entrega de Jesus na Cruz. Nunca poderemos duvidar dessa verdade: Quem crê em Jesus Cristo não será condenado. O tempo nos é propício, não podemos mais dormir. Jesus veio para nos dar uma vida de qualidade. - Você realmente crê que Jesus é o único que pode salvá-lo (a)?  – Você já se apossou do Amor poderoso de Deus? – Você acredita que Jesus Cristo morreu por você? – Você tem coragem de dizer isso para todo mundo, ou você se envergonha de tratar desses assuntos por ai a fora?
Sobre as oferendas
Ó Deus, concedei-nos venerar com fé e oferecer, pela redenção do mundo, os dons que nos salvam e que vos apresentamos com alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Jerusalém, cidade bem edificada, onde tudo forma uma unidade perfeita; para lá é que sobem as tribos, as tribos do Senhor, para louvar, Senhor, o vosso nome (Sl 121,3s)
Depois da comunhão
Ó Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da vossa graça, para pensarmos sempre o que vos agrada e amar-vos de todo o coração. Por Cristo, nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário