quarta-feira, 28 de março de 2012

Liturgia Diária DIA 28 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA


DIA 28 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA

V SEMANA DA QUARESMA
(ROXO, PREFÁCIO DA PAIXÃO I – OFÍCIO DO DIA DA I SEMANA)

Antífona da entrada: Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais! (17,48s)
Oração do dia
Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Daniel 3,14-20.24.49.91-92.95))
Leitura da profecia de Daniel.
3 14 Nabucodonosor disse-lhes: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que recusais o culto a meus deuses e a adoração à estátua de ouro que erigi?
15 Pois bem, estais prontos, no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, da cornamusa e de toda espécie de instrumentos de música, a vos prostrardes em adoração diante da estátua que eu fiz? Se não o fizerdes, sereis precipitados de relance na fornalha ardente; e qual é o deus que poderia livrar-vos de minha mão?”
16 Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “De nada vale responder-te a esse respeito.
17 Se assim deve ser, o Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha ardente e mesmo, ó rei, de tua mão.
18 E mesmo que não o fizesse, saibas, ó rei, que nós não renderemos culto algum a teus deuses e que nós não adoraremos a estátua de ouro que erigiste”.
19 Então a fúria de Nabucodonosor desencadeou-se contra Sidrac, Misac e Abdênago; os traços de seu rosto alteraram-se e ele elevou a voz para ordenar que se aquecesse a fornalha sete vezes mais que de costume.
20 Depois deu ordem aos soldados mais vigorosos de suas tropas para amarrar Sidrac, Misac e Abdênago, e jogá-los na fornalha ardente.
24 Ora, estes passeavam dentro das chamas, louvando a Deus e bendizendo o Senhor.
49 Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo.
50 Fez do centro da fogueira como um lugar onde soprasse uma brisa matinal: o fogo nem mesmo os tocava, nem lhes fazia mal algum, nem lhes causava a menor dor.
91. Então Nabucodonosor, admirado, levantou-se precipitadamente, dizendo a seus conselheiros: “Não foram três homens amarrados que jogamos no fogo?” “Certamente, majestade”, responderam.
92. “Pois bem”, replicou o rei, “eu vejo quatro homens soltos, que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparência de um filho dos deuses”.
95. Nabucodonosor tomou a palavra: “Bendito seja”, disse, “o Deus de Sidrac, de Misac e de Abdênago! Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu”.
Palavra do Senhor. 
Reflexão Pessoal – Daniel –3,14-20.24.49.91-92.95 – “o louvor que liberta ”
O Senhor é poderoso! A nossa vida e sobrevivência estão entregues em Suas mãos. Se Ele quiser que passemos pelo fogo, nós provaremos da sua assistência e proteção e Ele também nos enviará um anjo para nos libertar do calor do fogo e nos refrescar. O exemplo dos jovens na fornalha ardente é uma motivação para que também nós possamos resistir diante dos reis deste mundo quando insistem em nos fazer propostas “alvissareiras” nos momentos em que enfrentamos os desafios do nosso dia a dia. Nesses momentos a melhor oração será o louvor. Louvar o Senhor na hora da tentação e da dificuldade   nos dá a certeza de que o anjo do Senhor também desceu para perto de nós e nos livrará da morte. Somos salvos e protegidos apesar das chamas nos rodearem e nos cercarem. Quem confia no Senhor nunca será confundido. Os três jovens submeteram-se até a morte, mas não se deixaram seduzir pelo rei  confiando no Senhor que não os deixou morrer.   Assim como eles se rejeitaram a adorar aos deuses do rei e foram presos por Amor à causa do Senhor dando um verdadeiro testemunho de fidelidade à Lei de Deus, nós também podemos fazê-lo, pois o Senhor tem poder para nos libertar. Há momentos na nossa vida em que nos sentimos encurralados (as) e não vemos saída, senão, a de cedermos às investidas do inimigo que nos acena com a “vida” e nos dá de bandeja, “a morte”.  Precisamos estar muito firmes e confiantes na Palavra de Deus que nos prometeu mandar um anjo para guardar  o nosso caminhar.  Assim como está escrito, acontecerá também a nós: “Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.” O rei Nabucodonosor se rendeu diante das evidências reconhecendo o poder de Deus e exaltando o Seu Nome. Assim também, nós despertamos as pessoas que não acreditam na intervenção de Deus quando desafiamos as práticas do mundo e nos mantemos fiéis ao Evangelho.   – Você já passou por alguma situação dessas? – Como você agiu: você caiu no “conto do vigário” ou enfrentou o rei confiando em Deus? – Essa história pode servir de lição para você?   -Em que momento da sua vida ou em que circunstância isso pode acontecer?
Salmo responsorial Dn 3
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, nome santo e glorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

No templo santo onde refulge a vossa glória.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
E em vosso trono de poder vitorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Sede bendito, que sondais as profundezas.
A vós louvor honra e glória eternamente!
E superior aos querubins vos assentais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Sede bendito no celeste firmamento.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Obras todas do Senhor, glorificai-o.
A ele louvor, honra e glória eternamente! 

Salmo – Daniel 3 – “ A vós louvor, honra e glória eternamente!”
Louvar e honrar a glória do Senhor é para nós um remédio muito eficaz. Eternamente, significa para sempre, por isso mesmo, em todas as ocasiões e por qualquer motivo nós devemos dar graças ao Senhor como fez Daniel na fornalha ardente. Faça hoje a sua oração de louvor imitando a Daniel e diante das obras que têm acontecido na sua vida repita também como ele: “a vós louvor, honra e glória, eternamente!”
Evangelho (João 8,31-42)
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
8 31 E Jesus dizia aos judeus que nele creram: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;
32 conhecereis a verdade e a verdade vos livrará”.
33 Replicaram-lhe: “Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: ‘Sereis livres’”?
34 Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.
35 Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre.
36 Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
37 Bem sei que sois a raça de Abraão; mas quereis matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós.
38 Eu falo o que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai”.
39 “Nosso pai”, replicaram eles, “é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
40 Mas, agora, procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isso Abraão não o fez.
41 Vós fazeis as obras de vosso pai”. Retrucaram-lhe eles: “Nós não somos filhos da fornicação; temos um só pai: Deus”.
42 Jesus replicou: “Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou”.
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 8, 31-42 – “a verdade que nos liberta”
Todos nós buscamos a verdade e ansiamos também por liberdade, por isso Jesus nos afirma que quem conhece a verdade é livre. A experiência com a Palavra de Deus é a única maneira para que sejamos verdadeiramente livres, porque Ela é a verdade que nos liberta. Com efeito, o legítimo discípulo de Jesus precisa permanecer na Sua Palavra, a fim de saber dar testemunho ao mundo de que Ele é o Filho de Deus enviado para nos libertar de toda escravidão. A Palavra de Deus nos tira da ignorância esclarecendo as nossas dúvidas e nos fazendo enxergar os sinais de esperança para a vida nova que o Senhor   nos oferece.   Jesus Cristo é a verdade do Pai para nós. Ele veio ao mundo para nos revelar a face de Deus e nos comunicar o jeito de ser do Pai, a fim de que possamos imitá-Lo já que fomos feito à Sua imagem e semelhança. Conhecer a verdade é ter experiência com o amor de Deus e ter conhecimento profundo dos Seus mistérios para a nossa vida. Há muitas coisas que  esperamos e almejamos alcançar, mas não temos a devida consciência de que é isto também que o Pai planejou para nós. Somente Jesus, porque conhece o Pai, pode nos revelar os segredos Ele nos deseja transmitir. Assim, pois, todos nós poderemos ser livres de nós mesmos (as), das nossas tendências pecaminosas e da nossa humanidade decaída pelo pecado, se permanecermos ligados a Jesus.   Em Jesus, fomos livres do pecado que antes nos escravizava. Quando temos um encontro pessoal com a Salvação de Jesus, ao mesmo tempo, fazemos  a experiência do amor e da misericórdia do Pai. Deus tem um plano de amor para cada um de nós, pessoalmente, e quando   começamos a percebe-lo e acolhe-lo, então vamos nos tornando mais livres da nossa vontade própria e dos nossos   projetos pessoais.  Também podemos afirmar com convicção: “somos filhos (as) de Abraão”, “somos filhos (as) da promessa de Deus!” Deus é o nosso Pai e nos deu a liberdade, por isso, somos filhos livres e emancipamos de nós mesmos (as)  para confiar somente em Jesus Cristo, que é CAMINHO, VERDADE E VIDA!    – Qual é a imagem que você tem de Deus, Pai? – O que Jesus veio ensiná-lo (a) em relação ao Pai? – Você conhece a verdade sobre si mesmo (a)? – Você se considera uma pessoa livre ou ainda é muito preso (a) aos seus planos e projetos pessoais?  – Você já começa a ter entendimento da verdade de Deus para sua vida?
Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas que nos destes a fim de que, oferecidas em vossa honra, possam tornar-se remédio para nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Deus nos transportou para o reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados (Cl 1,13s).
Depois da comunhão
Ó Deus, que o sacramento recebido nos seja um remédio do céu, para que expulse os vícios de nossos corações e nos mantenha sob a vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário