terça-feira, 6 de março de 2012

Faça a diferença...pastoral do dízimo

 Faça a diferença...


Tenha hoje mesmo a sua iniciativa...


Conta uma lenda que um escritor morava em uma tranqüila praia, junto de uma colônia de pescadores.
Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo.
Certo dia, caminhando na praia, ele viu um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia, uma por uma, para jogá-las novamente de volta ao oceano.
"Por que está fazendo isso?" - perguntou o escritor.
"Você não vê?" - explicou o jovem "A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia".
O escritor espantou-se: "Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia”.
Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma". O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano e olhou para o escritor: "Para essa aqui eu fiz a diferença..."
Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.


========================================================================


Evangelize o dizimo, faça a diferença...


Assim é o plano de Deus: “um por todos, todos por um...”.


Todos são solicitados a fazer sua parte para que um todo, o conjunto, seja alcançado. Todas as pessoas são chamadas a ser membros de um mesmo corpo, o Corpo Místico de Cristo, a Igreja, que celebra a comunhão de todos que vivem esse propósito.
O corpo como um todo tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo e cada um tem sua função (ICor 12,12-30). Enraizados na fé, trabalham mediante a manifestação dos dons, carismas, virtudes, talentos, pelo servir, em comunhão, buscando sem cessar a unidade humana e cristã “que todos sejam um” (Jô 17,21).
O homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança (Gen 1,27). Sua função: amar, viver feliz/desfrutar e administrar os bens de Deus (Gen 1, 28-31). Por isso, somos e seremos sempre sinais e instrumentos do Criador no contexto do universo e das pessoas, pelo exercício da fé, dons, carismas, prática do amor, unidade, comunhão, espiritualidade, partilha, perdão, bondade, misericórdia e obediência a Palavra de Deus.
Jesus exorta a humanidade, ao anuncio da Boa Nova: “Ide pelo mundo pregai o Evangelho... (Mt 28, 16-20; Mc 16,12-18; Lc 24,13-49; Jô 20,19-23)”. Isso, também é nossa função: anunciar Deus Pai - Amor. Anunciar o Cristo, como Mestre e Rei; como Salvador e Libertador. Anunciar Jesus, como Senhor de tudo e de todas as coisas.
Jesus morreu por nossos pecados. Ressuscitou e está Vivo, muito Vivo em nosso meio. É por isso que o Paráclito (o Espírito Santo Consolador), a promessa do Pai (Lc 24,49); é fonte de luz em nossa vida e caminhada cristã. É a força e o poder que nos leva ao Filho Jesus e a Deus Pai.
É a força viva da evangelização. Portanto, dia a dia devemos nos colocar a caminho. O importante é que cada um descubra seus dons, virtudes, carismas, seu chamado e os coloque a serviço de Deus, com o anuncio das coisas da Vida e do Evangelho.
A contribuição de todos no processo de evangelização e edificação das obras do Reino é muito importante. Mesmo que até pareça pouco, ou até insignificante perante a sua atitude – “ela faz a diferença”. Aos olhos de Deus, tudo é visto com muito amor e carinho.
Portanto, evangelize a Boa Nova - faça a diferença no plano e nas obras do Reino de Deus.
Quanto ao dizimo ele é um dom, uma vocação para amar e partilhar. Evangelize-o, o máximo que você puder. O que você não pode é deixar de participar e ajudar. Ninguém está excluído desse trabalho. O principio básico para a caminhada do dizimo, está num todo, pois a responsabilidade de evangelização e conscientização é de todos. Inicia-se pelo sacerdote, caminha com os fiéis da comunidade, CPP, Finanças, setores, rede de pequenas comunidades, pastorais, grupos, movimentos, etc.
Lance sua semente, mesma que inicialmente pequena e seja um agente financeiro do plano econômico para as obras do Reino.
Faça sua parte! Jesus te ama imensamente e conta com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário