domingo, 11 de dezembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA 11/12

 Roxo. 3º DOMINGO Advento 
PDF Imprimir Indique um amigo!
1ª Leitura - Is 61,1-2a.10-11
Exulto de alegria no Senhor.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,1-2a.10-11
1O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,porque o Senhor me ungiu;enviou-me para dar a boa-nova aos humildes,curar as feridas da alma,pregar a redenção para os cativose a liberdade para os que estão presos;2apara proclamar o tempo da graça do Senhor.10Exulto de alegria no Senhore minh'alma regozija-se em meu Deus;ele me vestiu com as vestes da salvação,envolveu-me com o manto da justiçae adornou-me como um noivo com sua coroa,ou uma noiva com suas jóias.11Assim como a terra faz brotar a plantae o jardim faz germinar a semente,assim o Senhor Deus fará germinar a justiçae a sua glória diante de todas as nações.Palavra do Senhor.
Salmo - Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)
R. A minh'alma se alegra no meu Deus. 
46'A minha alma engrandece o Senhor,*47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,48porque olhou para a humildade de sua serva.* Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada. R.

49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.* O seu nome é santo,50e sua misericórdia se estende, de geração em geração,*a todos os que o respeitam. R.

53Encheu de bens os famintos,*e despediu os ricos de mãos vazias.54Socorreu Israel, seu servo,*lembrando-se de sua misericórdia. R.

2ª Leitura - 1Ts 5,16-24
Vosso espírito, vossa alma e vosso corpo sejam conservados para a vinda do Senhor.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,16-24
Irmãos:16Estai sempre alegres!17Rezai sem cessar.18Dai graças em todas as circunstâncias,porque esta é a vosso respeitoa vontade de Deus em Jesus Cristo.19Não apagueis o espírito!20Não desprezeis as profecias,21mas examinai tudo e guardai o que for bom.22Afastai-vos de toda espécie de maldade!23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente,e que tudo aquilo que sois- espírito, alma, corpo -seja conservado sem mancha algumapara a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!24Aquele que vos chamou é fiel;ele mesmo realizará isso.Palavra do Senhor.
Evangelho - Jo 1,6-8.19-28
No meio de vós está aquele que vós não conheceis.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,6-8.19-28
6Surgiu um homem enviado por Deus;Seu nome era João.7Ele veio como testemunha,para dar testemunho da luz,para que todos chegassem à fé por meio dele.8Ele não era a luz,mas veio para dar testemunho da luz:19Este foi o testemunho de João,quando os judeus enviaram de Jerusalémsacerdotes e levitas para perguntar:'Quem és tu?'20João confessou e não negou.Confessou: 'Eu não sou o Messias'.21Eles perguntaram: 'Quem és, então?És tu Elias?'João respondeu: 'Não sou'.Eles perguntaram: 'És o Profeta?'Ele respondeu: 'Não'.22Perguntaram então: 'Quem és, afinal?Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram.O que dizes de ti mesmo?'23João declarou:'Eu sou a voz que grita no deserto:'Aplainai o caminho do Senhor`'- conforme disse o profeta Isaías.24Ora, os que tinham sido enviadospertenciam aos fariseus25e perguntaram: 'Por que então andas batizando,se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?'26João respondeu: 'Eu batizo com água;mas no meio de vós está aqueleque vós não conheceis,27e que vem depois de mim.Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.'28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão,onde João estava batizando.Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário