domingo, 16 de outubro de 2011

LITURGIA DIÁRIA

 Leituras Relacionadas ao dia 16/10/2011 - CNBB
Verde. 29º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Is 45,1.4-6
Tomei Ciro pela mão direita, para que
submeta os povos ao seu domínio.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 45,1.4-6
1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido:"Tomei-o pela mãopara submeter os povos ao seu domínio,dobrar o orgulho dos reis,abrir todas as portas à sua marcha,e para não deixar trancar os portões.4Por causa de meu servo Jacó,e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome;reservei-te, e não me reconheceste.5Eu sou o Senhor, não existe outro:fora de mim não há deus.Armei-te guerreiro, sem me reconheceres,6para que todos saibam, do oriente ao ocidente,que fora de mim outro não existe.Eu sou o Senhor, não há outro.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 95,1.2a.3.4-5.7-8.9-10a.c (R. 7ab)
R. ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*2acantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!3manifestai a sua glória entre as nações,*e entre os povos do universo seus prodígios!R.
4Pois Deus é grande e muito digno de louvor,*é mais terrível e maior que os outros deuses,5porque um nada sóo os deuses dos pagãos.Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.R.
7Â família das nações, dai ao Senhor,*ó nações, dai ao Senhor poder e glória,*8dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!Oferecei um sacrifício nos seus átrios.R.
9Adorai-o no esplendor da santidade, *terra inteira, estremecei diante dele!10Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!"*pois os povos ele julga com justiça.R.


2ª Leitura - 1Ts 1,1-5b
Recordamos sem cessar da vossa
fé, da caridade e da esperança.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,1-5b

1Paulo, Silvano e Timóteo,à igreja dos tessalonicenses,reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo:a vós, graça e paz!2Damos graças a Deus por todos vós,lembrando-vos sempre em nossas orações.3Diante de Deus, nosso Pai,recordamos sem cessar a atuação da vossa fé,o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossaesperança em nosso Senhor Jesus Cristo.4Sabemos, irmãos amados por Deus,que sois do número dos escolhidos.5bPorque o nosso evangelho não chegou até vóssomente por meio de palavras,mas também mediante a força que é o Espírito Santo;e isso, com toda a abundância.Palavra do Senhor.


Evangelho - Mt 22,15-21
Dai, pois, a César o que é de
César e a Deus o que é de Deus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,15-21
Naquele tempo:15Os fariseus fizeram um planopara apanhar Jesus em alguma palavra.16Então mandaram os seus discípulos,junto com alguns do partido de Herodes,para dizerem a Jesus:"Mestre, sabemos que és verdadeiroe que, de fato, ensinas o caminho de Deus.Não te deixas influenciar pela opinião dos outros,pois não julgas um homem pelas aparências.17Dize-nos, pois, o que pensas:É lícito ou não pagar imposto a César?"18Jesus percebeu a maldade deles e disse: "Hipócritas!Por que me preparais uma armadilha?19Mostrai-me a moeda do imposto!"Trouxeram-lhe então a moeda.20E Jesus disse:"De quem é a figura e a inscrição desta moeda?"21Eles responderam: "De César."Jesus então lhes disse:"Dai pois a César o que é de César,e a Deus o que é de Deus."Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário