domingo, 28 de agosto de 2011

LITURGIA DIÁRIA

Leituras Relacionadas ao dia 28/08/2011 - CNBB
Verde. 22º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Jr 20,7-9
A palavra do Senhor tornou-se
para mim fonte de vergonha.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 20,7-9
7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir;foste mais forte, tiveste mais poder.Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro,todos zombam de mim.8Todas as vezes que falo, levanto a voz,clamando contra a maldade e invocando calamidades;a palavra do Senhor tornou-se para mimfonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.9Disse comigo: "Não quero mais lembrar-me dissonem falar mais em nome dele."Senti, então, dentro de mim um fogo ardentea penetrar-me o corpo todo:desfaleci, sem forças para suportar.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 62,2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)
R. A minh"alma tem sede de vós,
como a terra sedenta, ó meu Deus!


2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!*Desde a aurora ansioso vos busco!A minh"alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja,*como terra sedenta e sem água!R.
3Venho, assim, contemplar-vos no templo,*para ver vossa glória e poder.4Vosso amor vale mais do que a vida:*e por isso meus lábios vos louvam.R.
5Quero, pois vos louvar pela vida,*e elevar para vós minhas mãos!6A minh"alma será saciada,*como em grande banquete de festa;cantará a alegria em meus lábios,*ao cantar para vós meu louvor!R.
8Para mim fostes sempre um socorro; *de vossas asas à sombra eu exulto!9Minha alma se agarra em vós;*com poder vossa mão me sustenta.R.


2ª Leitura - Rm 12, 1-2
Oferecei-vos em sacrifício vivo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 12, 1-2
1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãosa vos oferecerdes em sacrifício vivo,santo e agradável a Deus:Este é o vosso culto espiritual.2Nóo vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos,renovando vossa maneira de pensar e de julgar,para que possais distinguir o que é da vontade de Deus,isto é, o que é bom, o que lhe agrada,o que é perfeito.Palavra do Senhor.


Evangelho - Mt 16,21-27
Se alguém quer me seguir
renuncie-se a si mesmo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,21-27
Naquele tempo:21Jesus começou a mostrar a seus discípulosque devia ir à Jerusaléme sofrer muito da parte dos anciãos,dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei,e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.22Então Pedro tomou Jesus à partee começou a repreendê-lo, dizendo:"Deus não permita tal coisa, Senhor!Que isto nunca te aconteça!"23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse:"Vai para longe, Satanás!Tu és para mim uma pedra de tropeço,porque não pensas as coisas de Deusmas sim as coisas dos homens!"24Então Jesus disse aos discípulos:"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,tome a sua cruz e me siga.25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;e quem perder a sua vida por causa de mim,vai encontrá-la.26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiromas perder a sua vida?O que poderá alguém dar em troca de sua vida?27Porque o Filho do Homemvirá na glória do seu Pai, com os seus anjos,e então retribuirá a cada um de acordo com a suaconduta.Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário