domingo, 7 de agosto de 2011

LITURGIA DIÁRIA 07-08

Leituras Relacionadas ao dia 07/08/2011 - CNBB
Verde. 19º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - 1Rs 19,9a.11-13
Permanece sobre o monte na presença do Senhor.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 19,9a.11-13a
Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias, entrou numa gruta,onde passou a noite.E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigidanestes termos:11"Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor,porque o Senhor vai passar".Antes do Senhor, porém,veio um vento impetuoso e forte,que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos.Mas o Senhor não estava no vento.Depois do vento houve um terremoto.Mas o Senhor não estava no terremoto.12Passado o terremoto, veio um fogo.Mas o Senhor não estava no fogo.E depois do fogoouviu-se um murmúrio de uma leve brisa.13aOuvindo isto,Elias cobriu o rosto com o manto,saiu e pôs-se à entrada da gruta.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R. 8)
R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade,
e a vossa salvação nos concedei!

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:*9bé a paz que ele vai anunciar.10Está perto a salvação dos que o temem,*e a glória habitará em nossa terra.R.
11A verdade e o amor se encontrarão,*a justiça e a paz se abraçarão;12da terra brotará a fidelidade,*e a justiça olhará dos altos céus.R.
13O Senhor nos dará tudo o que é bom,*e a nossa terra nos dará suas colheitas;14a justiça andará na sua frente*e a salvação há de seguir os passos seus.R.


2ª Leitura - Rm 9,1-5
Eu desejaria ser segregado em favor de meus irmãos.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 9,1-5
Irmãos:1Não estou mentindo,mas, em Cristo, digo a verdade,apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minhaconsciência.2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dorcontínua,3a ponto de desejarser eu mesmo segregado por Cristoem favor de meus irmãos, os de minha raça.4Eles são israelitas.A eles pertencem a filiação adotiva, a glória,as alianças, as leis, o culto, as promessas5e também os patriarcas.Deles é que descende, quanto à sua humanidade,Cristo, o qual está acima de todos,Deus bendito para sempre! Amém!Palavra do Senhor.


Evangelho - Mt 14,22-33
Manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 14,22-33
Depois da multiplicação dos pães,22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barcae seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar,enquanto ele despediria as multidões.23Depois de despedi-las,Jesus subiu ao monte, para orar a sós.A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.24A barca, porém, já longe da terra,era agitada pelas ondas,pois o vento era contrário.25Pelas três horas da manhã,Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar,ficaram apavorados, e disseram:"É um fantasma".E gritaram de medo.27Jesus, porém, logo lhes disse:"Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!"28Então Pedro lhe disse:"Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro,caminhando sobre a água."29E Jesus respondeu: "Vem!"Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água,em direção a Jesus.30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medoe começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse:"Homem fraco na fé, por que duvidaste?"32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.33Os que estavam no barco,prostraram-se diante dele, dizendo:"Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!"Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário