segunda-feira, 28 de maio de 2012

São Germano


28 de Maio


São GermanoSeu nome quer dizer 'irmão'. Nasceu em 378 na França.

Foi muito cedo para os estudos e acabou estudando Direito em Roma. Mas, seu grande desejo, era o de viver o Santo Evangelho. E foi pautando a sua vida na Palavra do Senhor.

Homem de oração e escuta, era dócil e pronto para renunciar a si mesmo e optar pelo querer de Deus.

Germano foi visitado pela Divina Providência. Foi eleito governador da alta Itália mas, de repente, com a morte do Bispo em sua terra natal, o povo e o clero o escolheram Bispo.

São Germano renunciou à sua vontade e quis a vontade de Deus para sua vida.

Promoveu a vida monástica e a evangelização na França. Foi um apóstolo de Jesus Cristo. cheio do Espírito Santo. Com o exemplo deste santo, aprendemos que precisamos viver como verdadeiros irmãos.

São Germano, rogai por nós!








Liturgia Diária

DIA 28 DE MAIO - SEGUNDA-FEIRA

VIII SEMANA COMUM
(VERDE – OFÍCIO DO DIA DA IV SEMANA)

Antífona da entrada: O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-se da angústia e me salvou porque me ama (Sl 17,19s).
Oração do dia
Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (1 Pedro 1,3-9)
Leitura da primeira carta de são Pedro.
1 3 Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança,
4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus;
5 para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos.
6 É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações,
7 para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar.
8 Este Jesus vós o amais, sem o terdes visto; credes nele, sem o verdes ainda, e isto é para vós a fonte de uma alegria inefável e gloriosa,
9 porque vós estais certos de obter, como preço de vossa fé, a salvação de vossas almas.
Palavra do Senhor.

Reflexão Pessoal – 1 Pedro 1, 3-9 – “no tempo previsto ”
São Pedro nos leva a compreender a grande misericórdia do Pai      que ressuscitou Jesus Cristo a fim de nos dar uma vida nova e receber uma herança incorruptível que não se estraga, não mancha nem murcha, mas que nos está reservada nos céus. Por isso, Ele nos recomenda a caminharmos com firmeza mesmo que passemos por lutas e tribulações. Enquanto aqui estamos  a fé e a esperança nos dão a certeza de que a nossa salvação deve manifestar-se nos últimos tempos, isto é, no momento em que nos apossaremos da vida eterna. Ele nos alenta dizendo que isso já é motivo de alegria para nós, apesar de termos que passar por provações. Assim como o ouro é provado no fogo, a nossa fé também é provada no ardor das tribulações quando mais estamos sofrendo. No entanto, se continuarmos firmes e confiantes na misericórdia de Deus que nos oferece a salvação em Jesus Cristo, nós também alcançaremos, honra e glória no tempo previsto. Jesus Cristo se manifesta na nossa vida por meio do Espírito Santo e, mesmo que agora ainda não O vejamos, se mantivermos uma fé verdadeira, o nosso coração será fonte perene de alegria à espera da nossa salvação. – Você tem fé em Jesus Cristo? – Você já pensou que o sofrimento que   tem passado hoje,  se transformará em alegria no futuro? – Você já sente no coração esta alegria cheia de esperança? – Experimente oferecer ao Senhor toda provação que você passar, com fé!



Salmo responsorial 110/111
O Senhor se lembra sempre da aliança!
Eu agradeço a Deus, de todo o coração,
junto com todos os seus justos reunidos!
Que grandiosa são as obras do Senhor,
elas merecem todo o amor e admiração!

Ele dá o alimento aos que o temem
e jamais esquecerá sua aliança.
Ao seu povo manifesta seu poder,
dando a ele a herança das nações.

Enviou libertação para o seu povo,
confirmou sua aliança para sempre.
Seu nome é santo e é digno de respeito.
Permaneça eternamente o seu louvor.
SALMO – 110 – “O Senhor se lembra sempre da aliança!”

As obras do Senhor se manifestam na nossa vida nos momentos em que mais estamos necessitados. É quando nós sentimos na carne a intervenção do Senhor na nossa vida que  percebemos que Suas obras merecem todo o nosso amor e admiração. É o Senhor quem nos dá o alimento, é Ele quem nos sustenta com poder. Ele não se esquece da aliança que fez conosco quando nos enviou libertação através do Seu Filho Jesus Cristo. Seu Nome é santo e digno de respeito, por isso, o seu louvor deve permanecer eternamente em nossos lábios.
Evangelho (Marcos 10,17-27)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 10 17 tendo Jesus saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"
18 Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.
19 Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."
20 Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."
21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.
22 Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23 E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"
24 Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."
26 Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"
27 Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.
Palavra da Salvação.


EVANGELHO – Marcos 10, 17-27 – “para Deus tudo é possível”

Dentro de nós há um anseio de santidade e estamos sempre esperando a “hora da graça”, isto é o momento em que seremos tocados por Deus.  Ao aproximar-se de Jesus, aquele jovem sabia que estava vivendo uma vida correta procurando seguir os mandamentos, mas mesmo assim, ele sentia no coração ser isto   muito pouco e que algo mais ele  precisaria fazer.  Por isso, quando Jesus lhe falou sobre seguir os mandamentos ele disse: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude!” E o que mais ele desejava? A inquietação era dele próprio e Jesus sabendo o que se passava no íntimo daquele jovem, foi em cima da sua ferida: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” Para uns é suficiente entrar no céu, para outros o Senhor coloca no coração o desejo de sempre ir adiante e querer fazer sempre o que é melhor. Assim Jesus também fala para cada um de nós que deseja caminhar na santidade: se queres ser livre, despoja-te daquilo que te oprime, que te prende e te impede de seguir-me. É de dentro do nosso coração que brotam as inquietações e o desejo de fazer algo mais. É o desejo de santidade que foi semeado em nós, pois somos imagem e semelhança de Deus que é Santo.   Aquele jovem foi embora cheio de tristeza porque era muito rico e Jesus sabia quão difícil seria para ele, tão correto, mas tão apegado, seguir o Seu conselho. Jesus sabia também que ele nunca seria completamente livre e feliz se não o fizesse, por isso, comentou com os discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!” É difícil um rico entrar no reino dos céus, não porque isto seja proibido para os ricos, mas porque as pessoas que têm muitos bens têm muito com que preocupar-se e não percebem que a vida passa e que o reino dos céus começa aqui e já está acontecendo.   Porém Jesus acrescentou: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”. Mesmo que tenhamos muito dinheiro o que importa realmente é que nada atrapalhe o nosso relacionamento com Deus, que nada nos tire do objetivo para o qual nós fomos criados. Viemos de Deus e para lá havemos de retornar. – O pouco ou muito que você tem atrapalha o seu relacionamento com Deus e consequentemente com o próximo? – Existe alguma coisa que o seu coração pede para fazer? O que? – Você tem coragem de se despojar da sua vontade própria para seguir os passos de Jesus?
Sobre as oferendas
Ó Deus, que nos dais o que oferecemos e aceitais nossa oferta como um gesto de amor, fazei que os vossos dons, nossa única riqueza, frutifiquem para nós em prêmio eterno. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, diz o Senhor (Mt 28,20).
Depois da comunhão
Tendo recebido o pão que nos salva, nós vos pedimos, ó Deus, que este sacramento, alimentando-nos na terra, nos faça participar da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

LITURGIA DO DIA 13 de Maio de 2012


13 de Maio de 2012

  • Branco. 6º Domingo da Páscoa 
  •  

PDF Imprimir Indique um amigo!
1ª Leitura - At 10,25-26.34-35.44-48
O dom do Espírito Santo também
foi derramado sobre os pagãos
Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,25-26.34-35.44-48

25Quando Pedro estava para entrar em casa,Cornélio saiu-lhe ao encontro,caiu a seus pés e se prostrou.26Mas Pedro levantou-o, dizendo:'Levanta-te. Eu, também, sou apenas um homem'.34Então, Pedro tomou a palavra e disse:'De fato, estou compreendendoque Deus não faz distinção entre as pessoas.35Pelo contrário, ele aceita quem o temee pratica a justiça,qualquer que seja a nação a que pertença.44Pedro estava ainda falando,quando o Espírito Santo desceusobre todos os que ouviam a palavra.45Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro,ficaram admirados de que o dom do Espírito Santofosse derramado também sobre os pagãos.46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deusem línguas estranhas.Então Pedro falou:47'Podemos, por acaso, negar a água do batismoa estas pessoas que receberam, como nós,o Espírito Santo?'48E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.Palavra do Senhor.



Reflexão Pessoal – 1ª. Leitura – Atos 10,25-26.34-35.44-48 – “Que todos sejam batizados ”

Convencido de que Deus não faz distinção de pessoas, Pedro   não negou a água do batismo àqueles que praticavam a justiça e temiam a Deus, aos quais o Espírito Santo se manifestou, realizando também coisas prodigiosas. Portanto, o relato de São Lucas nos Atos dos Apóstolos põe em evidência o Amor de Deus pelo homem qualquer seja ele, independentemente de origem, de raça, de cor, de língua ou em qualquer situação de vida. Assim sendo, vimos como o dom de Deus, o Espírito Santo foi derramado também sobre os pagãos que cheios do Espírito louvavam ao Senhor e falavam em “línguas estranhas”. O Espírito Santo nos leva a dizer e a fazer coisas incompreensíveis aos olhos humanos. Pela ação do Espírito nós também podemos comprovar a assistência e o olhar carinhoso que Deus tem para conosco. O Pai deseja que todos os homens e mulheres do mundo sejam batizados (as) em Nome do Seu Filho Jesus, pois foi para isto que Ele veio ao mundo. A salvação de Jesus não é como um prêmio da loteria que se destina somente a quem for sorteado.  Nós também não podemos fazer acepção de pessoas nem tampouco “escolher” aqueles ou aquelas com quem mais nos identificamos para serem premiados (as) com a salvação de Jesus. Pelo contrário, devemos também nos alegrar e louvar a Deus quando percebemos que pessoas que nunca imaginamos, fazem parte do rebanho de Jesus Cristo. Em Nome de Jesus precisamos acolher a todos que creem Nele e aceitam a Sua Salvação.    - Você se sente escolhido (a) ou você acha que foi você quem fez a opção por Deus? – Como você encara as pessoas que não têm nenhuma religião? – Será que o Espírito Santo pode manifestar-se através delas também? – Você também ora em línguas estranhas?
Salmo - Sl 97,1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)
R. O Senhor fez conhecer a salvação e
revelou sua justiça às naçðes.

Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*porque ele fez prodígios!Sua mão e o seu braço forte e santo*alcançaram-lhe a vitória.R.
2O Senhor fez conhecer a salvação,*e às nações, sua justiça;3arecordou o seu amor sempre fiel*3bpela casa de Israel.R.
3cOs confins do universo contemplaram*3da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*alegrai-vos e exultai!R.


Salmo 97 – “O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações”

O Senhor faz conhecer a sua salvação a todas as nações. Através de cada um de nós Deus revela o seu amor. Somos chamados (as) a levar a mensagem da salvação a todas as criaturas e testemunhar o seu amor sempre fiel por cada um de nós. Precisamos aclamar o Senhor com toda a força que há em nós, pois somente assim os confins do universo contemplarão a salvação do nosso Deus. É este o nosso desígnio e o sentido maior da nossa existência.

2ª Leitura - 1Jo 4,7-10
Deus é amor

Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-10

Caríssimos:7Amemo-nos uns aos outros,porque o amor vem de Deuse todo aquele que amanasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus,pois Deus é amor.9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós:Deus enviou o seu Filho único ao mundo,para que tenhamos vida por meio dele.10Nisto consiste o amor:não fomos nós que amamos a Deus,mas foi ele que nos amoue enviou o seu Filhocomo vítima de reparação pelos nossos pecados.Palavra do Senhor.


2ª. Leitura -    1 João 4, 7-10 -  “Deus nos amou primeiro”
Deus nos amou primeiro! Ele não esperou pelas nossas ações, para nos manifestar o Seu amor. E o amor de Deus foi manifestado ao mundo pelo Seu Filho Jesus que nos veio dar vida e santidade. Às vezes nós temos a preocupação de amar a Deus com o nosso próprio esforço, no entanto, pela palavra de São João nós compreendemos que Deus é quem nos motiva a amá-Lo com o amor que Ele mesmo nos concede. São João nos recomenda seguir o mandamento do amor a fim de que possamos testemunhar que Deus nos ama. O amor vem de Deus. Se nós não nos amamos uns aos outros é sinal de que não conhecemos o amor do Pai, pois somente sente este amor quem o vivencia no seu dia a dia. “Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”  Não poderemos mais afirmar que não conseguiremos amar os nossos irmãos e irmãs, mesmo aqueles (as) que, para nós são os mais difíceis e “antipáticos”, pois o amor vem de Deus e nós não precisamos nos esforçar para vivê-lo. – Você também acha  que precisa esforçar-se para amar a Deus e ao próximo? – Você sente o amor de Deus? – Como Ele tem se manifestado na sua vida? – Você tem vivenciado este Amor no seu dia a dia?
Evangelho - Jo 15,9-17
Ninguém tem maior amor do que
aquele que dá a vida pelos amigos
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,9-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei.Permanecei no meu amor.10Se guardardes os meus mandamentos,permanecereis no meu amor,assim como eu guardei os mandamentos do meu Paie permaneço no seu amor.11Eu eu vos disse isto,para que a minha alegria esteja em vóse a vossa alegria seja plena.12Este é o meu mandamento:amai-vos uns aos outros,assim como eu vos amei.13Ninguém tem amor maiordo que aquele que dá sua vida pelos amigos.14Vós sois meus amigos,se fizerdes o que eu vos mando.15Já não vos chamo servos,pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.Eu vos chamo amigos,porque vos dei a conhecertudo o que ouvi de meu Pai.16Não fostes vós que me escolhestes,mas fui eu que vos escolhie vos designei para irdes e para que produzais frutoe o vosso fruto permaneça.O que então pedirdes ao Pai em meu nome,ele vo-lo concederá.17Isto é o que vos ordeno:amai-vos uns aos outros.Palavra da Salvação.


Evangelho – João 15, 9-17 –  “ frutos que permanecem ”

Somos os escolhidos do Pai! O próprio Jesus nos afirma que não fomos nós que O escolhemos, mas foi o Pai quem nos entregou a Jesus e Ele é a nossa razão de viver e de produzir frutos. Permanecendo no amor de Jesus nós produziremos os frutos que o Pai quer colher de nós no mundo. Podemos produzir muitos frutos, todavia, um dos melhores frutos que podemos produzir é o fruto da alegria. Fazer com que a alegria de Jesus esteja em nós e, consequentemente, levá-la ao mundo é um fruto que permanece. Para que isso seja possível Jesus nos orienta: “permanecei no meu amor”. Somente permanecendo no amor de Jesus nós poderemos levar ao mundo a alegria que vem do coração do Pai. Todos nós temos vontade de ser alegres, pois a alegria é um sinal do estado de felicidade e de paz. Uma prova disso é que vivemos no mundo procurando “coisas” e “acontecimentos” que nos alegrem, no entanto, nós sabemos que o Amor de Deus é a única fonte perene de alegria e que só seremos felizes se permanecermos nesse amor. Todos os outros meios materiais que buscamos são ineficazes para nos conceder uma alegria duradoura. Por isso, Jesus nos alerta: “Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. Perdemos um precioso tempo da nossa vida buscando nos ópios do mundo uma alegria falsa e ilusória quando nos voltamos para os “prazeres” que nos são oferecidos, como o beber demais, o comer excessivo, as drogas, a sensualidade, o consumismo, as conversações vãs, os filmes que nos são maléficos, os programas de TV que desvirtuam a nossa alma, os shows de comediantes vulgares, as “baladas” das noites em claro, e também, as músicas cuja mensagem nos tira de Deus. Podemos ter a absoluta certeza de que todas às vezes que nos dedicamos a estas práticas, nós nos afastamos da verdadeira fonte de alegria que é Deus e assumimos a companhia do Seu inimigo, o demônio. Ele aí, então, faz a festa na nossa vida e nós, depois de provarmos a efemeridade da euforia do mundo cedemos à tristeza. Os prazeres do mundo nos tiram a liberdade interior e nos aprisionam nas cadeias do inimigo. O amor de Deus que é fonte de alegria é também o motivador das nossas ações. Assim sendo, para que nos amemos uns aos outros precisamos permanecer unidos ao Espírito Santo que é o Amor entre o Pai e o Filho. – Você cultiva a alegria do Espírito Santo? – Você é uma pessoa alegre ou experimenta apenas “momentos” de alegria? – Aonde você tem buscado ser feliz? – Para você o que é permanecer em Jesus? - Você já pensou quais são os frutos que o Pai o (a) destinou para que você produza?


domingo, 13 de maio de 2012

Nossa Senhora de Fátima


Nossa Senhora de Fátima

No dia 5 de maio de 1917, o mundo ainda vivia os horrores da Primeira Guerra Mundial, então o papa Bento XV convidou todos os católicos a se unirem em uma corrente de orações para obter a paz mundial com a intercessão da Virgem Maria. Oito dias depois ela respondeu à humanidade através das aparições em Fátima, Portugal. Foram três humildes pastores, filhos de famílias pobres, simples e profundamente católicas, os mensageiros escolhidos por Nossa Senhora. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente. Os três eram analfabetos.

Contam as crianças que brincavam enquanto as ovelhas pastavam. Ao meio-dia, rezaram o terço. Porém rezaram à moda deles, de forma rápida, para poder voltar a brincar. Em vez de recitar as orações completas, apenas diziam o nome delas: "ave-maria, santa-maria" etc. Ao voltar para as brincadeiras, depararam com a Virgem Maria pairando acima de uma árvore não muito alta. Assustados, Jacinta e Francisco apenas ouvem Nossa Senhora conversando com Lúcia. Ela pede que os pequenos rezem o terço inteirinho e que venham àquele mesmo local todo dia 13 de cada mês, desaparecendo em seguida. O encontro acontece pelos sete meses seguintes. As crianças mudam radicalmente. Passam a rezar e a fazer sacrifícios diários. Relatam aos pais e autoridades religiosas o que se passou. Logo, uma multidão começa a acompanhar o encontro das crianças com Nossa Senhora. As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé. A pressão das autoridades sobre os meninos era intensa, pois somente eles viam a Virgem Maria e depois contavam as mensagens recebidas, até mesmo previsões para o futuro, as quais foram reveladas nos anos seguintes e, a última, o chamado "terceiro segredo de Fátima", no final do segundo milênio, provocando o surgimento de especulações e histórias fantásticas sobre seu conteúdo. Agora divulgado ao mundo, soube-se que previa o atentado contra o papa João Paulo II, ocorrido em 1981. Na época, muitos duvidavam das visões das crianças.

As aparições só começaram a ser reconhecidas oficialmente pela Igreja na última delas, em 13 de outubro, quando sinais extraordinários e impressionantes foram vistos por todos no céu, principalmente no disco solar. Poucos anos depois, os irmãos Francisco e Jacinta morreram. A mais velha tornou-se religiosa de clausura, tomando o nome de Lúcia de Jesus, e permaneceu sem contato com o mundo por muitos anos.

O local das aparições de Maria foi transformado num santuário para Nossa Senhora de Fátima. Em 1946, na presença do cardeal representante da Santa Sé e entre uma multidão de católicos, houve a coroação da estátua da Santíssima Virgem de Fátima. Em 13 de maio de 1967, por ocasião do aniversário dos cinqüenta anos das aparições de Fátima, o papa Paulo VI foi ao santuário para celebrar a santa missa a mais de um milhão de peregrinos que o aguardavam, entre eles irmã Lúcia de Jesus, a pastora sobrevivente, que viu e conversou com Maria, a Mãe de Deus. Esta mensagem de Fátima foi um apelo à conversão, alertando a humanidade para não travar a luta entre o bem e o mal deixando Deus de lado, pois não conseguirá chegar à felicidade, pois, ao contrário, acabará destruindo-se a si mesma. Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem foi a Fátima pedir aos homens para não ofender mais a Deus Nosso Pai, que já está muito ofendido. Foi a dor de mãe que a fez falar, pois o que estava em jogo era a sorte de seus filhos. Por isso ela sempre dizia aos pastorzinhos: "Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas"

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Liturgia Diária 11 DE MAIO


DIA 11 DE MAIO - SEXTA-FEIRA

V SEMANA DA PÁSCOA
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia1 (Ap 5,12)
Oração do dia
Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 15,22-31)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
15 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a comunidade escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé: Judas, que tinha o sobrenome de Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos.
23 Por seu intermédio enviaram a seguinte carta: "Os apóstolos e os anciãos aos irmãos de origem pagã, em Antioquia, na Síria e Cilícia, saúde!
24 Temos ouvido que alguns dentre nós vos têm perturbado com palavras, transtornando os vossos espíritos, sem lhes termos dado semelhante incumbência.
25 Assim nós nos reunimos e decidimos escolher delegados e enviá-los a vós, com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 homens que têm exposto suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas que de viva voz vos exporão as mesmas coisas.
28 Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso além do seguinte indispensável:
29 que vos abstenhais das carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da impureza. Dessas coisas fareis bem de vos guardar conscienciosamente. Adeus!”
30 Tendo-se despedido, a delegação dirigiu-se a Antioquia. Ali reuniram a assembléia e entregaram a carta.
31 À sua leitura, todos se alegraram com o estímulo que ela trazia.
Palavra do Senhor. 


Reflexão Pessoal – Atos 15. 22-31 – “decidindo com o Espírito Santo”

Naquele tempo havia os apóstolos, os discípulos, os recém-convertidos e os pagãos. Por isso, como é natural, existia também, entre eles, inquietação por causa das diferenças de opiniões de alguns que queriam impor aos recém-convertidos a circuncisão. Os discípulos de Jesus, no entanto, apesar das   divergências mantinham a unidade seguindo a orientação do Mestre. Para isso, eles contavam com a manifestação do Espírito Santo de Deus que os orientava na escolha de novos missionários que pessoalmente saiam pelas diversas regiões transmitindo a mensagem do Evangelho. Tudo o que eles faziam era de conformidade com o Espírito Santo. Dessa forma, eles afirmavam cheios de convicção: “Porque decidimos, o Espírito Santo e nós”. Seguindo as instruções do Espírito eles escolheram, Paulo e Barnabé, dois homens que já haviam arriscado suas vidas pelo nome de Jesus para que levassem cartas aos que tinham o espírito perturbado a fim de tranquilizá-los quanto às exigências. A leitura das cartas causou alegria por causa do estímulo que foi dado aos pagãos. Guiados pelo Espírito Santo eles conseguiam ser fiéis na missão de anunciar a salvação àqueles que ainda não conheciam Jesus, por isso, precisavam crescer. Não havia dúvida entre eles, por isso, acolhiam  os irmãos vindos do paganismo, porque tinham confiança na condução de Jesus.   Para que nós também tenhamos segurança nas nossas decisões e deliberações, precisamos ter a ousadia de “decidir” junto com o Espírito Santo quais os passos que temos que dar na nossa caminhada aqui na terra. Nós não ficamos órfãos aqui no mundo. Jesus Cristo nos deixou um defensor, advogado e também conselheiro que pode nos instruir passo a passo. O Espírito Santo nos ajuda também a não colocarmos fardos pesados nem nas nossas costas e tampouco, nos ombros das outras pessoas. A uns o Senhor pede a vida e o sangue! A outros, apenas o esforço e a vontade de se dar sempre mais. Muitas vezes a nossa razão humana cobra de nós um sacrifício muito maior do que realmente precisamos ofertar e que Deus espera de nós.  Deus não quer dificultar as coisas para nós, Ele quer que sejamos felizes seguindo o Seu mandamento e conduzidos pelo vento do Seu Espírito. – Você costuma convocar o Espírito Santo para decidir com você alguma coisa? – O Espírito Santo tem lhe ajudado a acolher todas as pessoas mesmo aquelas que você não aprecia muito? – Você tem conseguido manter a unidade na sua família mesmo que haja divergências?
Salmo responsorial 56/57
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos. 
Meu coração está pronto, meu Deus,
está pronto o meu coração!
Vou cantar e tocar para vós:
desperta, minha alma, desperta!
Despertem a harpa e a lira,
e irei acordar a aurora!

Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos,
dar-vos graças por entre as nações!
Vosso amor é mais alto que os céus,
mais que as nuvens a vossa verdade!
Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus,
vossa glória refulja na terra! 

Salmo 56 – “Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos”

Quando o nosso coração está pronto para louvar o Senhor, realmente, nós como o salmista, conseguimos “acordar a aurora”, pois começamos desde cedo a entrar em sintonia com o Senhor. O amor de Deus é mais alto que os céus, no entanto, ele se acomoda dentro do nosso coração. Por isso, o desejo da nossa alma é cantar e tocar para o Senhor com toda a alegria que existe dentro de nós, dizendo: “desperta, minha alma, desperta”!
Evangelho (João 15,12-17)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
15 12 Disse Jesus: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 15, 12-17 – “somos servos ou amigos de Cristo?”

Neste Evangelho Jesus nos propõe a vivermos conforme Ele próprio viveu e nos dá o maior mandamento: “amar ao outro assim como Ele nos ama”.  Jesus viveu o maior Amor quando deu a vida por nós, portanto, Ele apela para que possamos também dar a vida uns pelos outros. E acrescenta que, quando aceitamos viver o que Ele viveu, não somos mais Seus servos, mas Seus amigos. Ao amigo é adequado se fazer qualquer confidência e confiar a ele o conhecimento dos nossos segredos. Assim Jesus deu aos Seus discípulos conhecimento tudo o quanto ouvira do Pai. Portanto, o amigo de Jesus dá a vida por seus amigos e tem conhecimento dos mistérios do Pai.  Precisamos, no entanto, entender que dar a vida é vivenciar o amor de Deus em todo tempo, em qualquer circunstância, apesar dos pesares, na saúde, na doença, na alegria, na tristeza. Dar a vida é também, dar atenção, carinho, consolo, conselho, assistência, proteção ao irmão e não pedir de volta, não querer troco nem recompensa pelo que fez. O amor de Deus é um amor eterno e o modelo do amor eterno é Jesus. Seguindo as Suas pegadas nós precisamos, pelo menos, ter desejo de agir como Ele agia. Para termos certeza de que somos amigos (as) de Jesus, precisamos nos situar e enxergar se realmente estamos seguindo as Suas ordens. O mandamento de JESUS é o Amor e, se  estivermos vivendo o amor,    também não somos mais servos  nem servas de Jesus, mas amigos e amigas.  Jesus, literalmente deu a vida por nós. A vida é sangue! Portanto, o sangue de Jesus, nos ressuscita, reanima, restabelece e reestrutura, por isso, quando assumimos a nova vida no Espírito, ficamos íntimos (as) Dele e compreendemos as coisas que o Pai nos quer revelar. O amigo de Jesus é aquele que está muito perto Dele, na oração, na intimidade, mas principalmente, aquele que age conforme os Seus conselhos a fim de que possa produzir frutos que permaneçam. Façamos um exame de consciência para perceber que tipo de amor  estamos vivenciando, talvez assim, possamos também descobrir porque não estamos recebendo o que pedimos ao Pai em Nome de Jesus. -  Você tem intimidade com Jesus? – Como é o amor que você tem vivido?  – Você tem Jesus como seu amigo ou acha que Ele está distante de você? – Você é servo (a) ou amigo (a) de Jesus? – Você tem dado a vida pelos irmãos e irmãs?
Sobre as oferendas
Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Aquele que foi crucificado ressurgiu dos mortos e nos redimiu, aleluia!
Depois da comunhão
Tendo participado do sacramento do Corpo e do Sangue do vosso filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a eucaristia que ele nos mandou realizar em sua memória. Por Cristo, nosso Senhor.