quarta-feira, 26 de setembro de 2012


DIA 26 DE SETEMBRO - QUARTA-FEIRA

XXV SEMANA DO TEMPO COMUM *
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Oração do dia
Ó que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Provérbios 30,5-9)
Leitura do livro dos Provérbios.
30 5 Toda a palavra de Deus é provada, é um escudo para quem se fia nele.
6 Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te corrija e sejas achado mentiroso.
7 Eu te peço duas coisas, não mas negues antes de minha morte:
8 afasta de mim falsidade e mentira, não me dês nem pobreza nem riqueza, concede-me o pão que me é necessário,
9 para que, saciado, eu não te renegue, e não diga: “Quem é o Senhor?” Ou que, pobre, eu não roube, e não profane o nome do meu Deus.
Palavra do Senhor.
Reflexão Pessoal – Provérbios  30, 5-9 – “Basta-nos a vontade de Deus”

A Palavra de Deus tem a sua ação comprovada na nossa vida, desde que a vivamos do jeito como que Ele nos ensina. Precisamos  também nos apossar dos mesmos sentimentos do autor e pedir a Deus a graça da fidelidade à Sua Palavra para seguir a verdade que Ela expressa.  Nada do nosso pensamento humano deve ser acrescentado às Palavras Divinas, pois tudo o que lhe é sobreposto torna-se mentira e não tem credibilidade. Assim sendo, ele pede a Deus a graça de sempre lhe ser fiel afastando-o da falsidade e da mentira e roga ao Senhor que lhe dê somente aquilo que  é necessário e que o livre da pobreza e da riqueza.  Que também nós possamos pedir ao Senhor que nos livre da pobreza exagerada e da riqueza excessiva, pois, verdadeiramente, podemos perceber que os dois extremos são motivos para que nos afastemos de Deus e da Sua graça. A abundância de riqueza, em muitos casos, nos torna  pretensiosos (as) e soberbos (as) até ao ponto de desconhecermos a ação de Deus na nossa vida. A pobreza em demasia também pode nos afastar de Deus quando nos tornamos revoltadas e rebeldes às circunstâncias da vida miserável levando-nos até a praticar coisas que são condenadas por Deus. Na verdade, o Pai providenciou tudo para que tenhamos uma vida  em abundância. Isto significa dizer que precisamos possuir as coisas na medida certa para que sejamos felizes e tenhamos dignidade. Isto nos basta!  Que possamos também pedir ao Senhor que se realize sempre em nós a Sua vontade, pois somente isto nos é necessário. – O que você tem pedido ao Senhor? –Você tem pedido abundância de bens? – Os seus desejos realizados o (a) afastam ou o (a) atraem mais para Deus? – O que você pode estar acrescentando às palavras de Deus? – Você tem vivido de acordo com os Seus ensinamentos?
Salmo responsorial 118/119
Vossa palavra é uma luz para os meus passos! 
Afastai-me do caminho da mentira
E dai-me a vossa lei como um presente!

A lei de vossa boca, para mim,
Vale mais do que milhões em ouro e prata.

É eterna, ó Senhor, vossa palavra,
Ela é tão firme e estável como o céu.

De todo mau caminho afasto os passos,
Para que eu siga fielmente as vossas ordens.

De vossa lei eu recebi inteligência,
Por isso odeio os caminhos da mentira.

Eu odeio e detesto a falsidade,
Porém amo vossas leis e mandamentos!
Salmo 118 – “Vossa palavra é uma luz para os meus passos!”

A Palavra de Deus nos esclarece todas as coisas. Ela tem o poder de nos colocar a par do pensamento de Deus para nós. Toda a riqueza da terra não se compara à fortuna que vale para nós os ensinamentos do Senhor. Porque é eterna, a Palavra de Deus é tão estável como o céu: não passará nunca! Realmente, precisamos amar de coração a Lei de Deus, porque será com Ela que nós chegaremos ao céu.
Evangelho (Lucas 9,1-6)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 9 1 reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades.
2 Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
3 Disse-lhes: “Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas.
4 Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixeis aquela localidade.
5 Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés”.
6 Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.
Palavra da Salvação.
Evangelho – Lucas 9, 1-6 – “O Senhor nos assegura: “vida, veste e pão.”

Jesus não escolheu os melhores, porém, na medida em que caminhavam com o Mestre, eles encontravam o sentido para as suas vidas e se ajustavam ao plano do Pai, como Seus cooperadores. Assim sendo, Ele os formou dando-lhes conhecimento de Deus e dos Seus mistérios e os enviou para espalhar pelo mundo a Boa Nova da Salvação. Os discípulos, assim como os Apóstolos, aqueles que viviam mais perto de Jesus, também eram pecadores, doentes, mal acostumados, mas caminhando com Jesus eles foram curados e fortalecidos para cumprirem com a missão. Nós também  que nos aproximamos de Jesus para ouvi-Lo e apreender os Seus ensinamentos, precisamos nos deixar curar, esvaziar de nós mesmo para que sejamos enviados a proclamar ao mundo o reino de Deus. Por isso, Jesus nos chama para, curar doenças, libertar os cativos, levar a paz, e muito mais, Ele nos ensina o segredo para evangelizar: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas”.  Significa que precisamos nos despojar de toda segurança humana, de toda opinião própria, de toda e qualquer proteção dada pelos homens a fim de levarmos apenas o pensamento de Deus. Somos enviados por Jesus com a  graça e o poder do Espírito Santo, por conseguinte, são dispensadas as nossas seguranças, a nossa mentalidade, a nossa vontade própria tudo que nos dá preocupação, que nos afasta do objetivo de irradiar no mundo o amor de Deus. Não serão as nossas posses, os nossos bens, ou qualquer outra coisa que possuirmos que irão atrair os nossos irmãos  a conhecerem a Jesus, mas sim o nosso  testemunho de vida transformada, a nossa conduta iluminada pela Palavra de Deus. O Senhor nos assegura, “vida, veste e pão.” Isto sim é o que nos basta!     Até aqueles que não nos acolhem não se constituem barreira para nós, visto que o Senhor não nos manda enfrentá-los, mas, sim, passar adiante à procura daqueles que realmente desejam entrar no reino de Deus. - Você já se sente apto (a) a propagar a Boa Nova da Salvação no mundo?- Você já evangelizou alguma vez? – Como você tem saído para anunciar ao mundo que Jesus está vivo? – O que você tem levado e em que você confia? -   Você já se sente enviado (a)?
Comentário ao Evangelho
PARTINDO EM MISSÃOA primeira experiência missionária dos Apóstolos comportou uma série de características que se mantém válidas para a missão da Igreja de todos os tempos. Por exemplo, ela se deu como obediência a um mandato expresso de Jesus. Portanto, não foi fruto da iniciativa pessoal dos Apóstolos. Eles partiram na qualidade de emissários do Senhor.
Foi-lhes conferido o poder e a autoridade para expulsar demônios, curar doenças e pregar o Reino de Deus. Tarefa idêntica à que foi levada adiante por Jesus. A atividade do Mestre centrou-se no anúncio da palavra e na realização de sinais comprovadores da irrupção do Reino na história humana. A missão dos Apóstolos era, portanto, a continuação e a atualização da missão de Jesus. Onde quer que estivesse um Apóstolo do Reino, aí estaria atuando Jesus meio dele. 

Os Apóstolos deveriam exercer seu ministério como pobres. Nada carregavam consigo, quando iam de aldeia em aldeia, anunciando o Evangelho e fazendo o bem. Desta forma, as pessoas não correriam o risco de serem atraídas por outro motivo, a não ser pela proposta de Jesus.
O testemunho de pobreza dava aos apóstolos liberdade para anunciarem o Evangelho sem restrições. Caso não fossem acolhidos, só lhes restava ir adiante, sem se deixar abater.

Oração Senhor Jesus, faze crescer em mim a consciência de que sou teu mensageiro, enviado para proclamar o Reino confiado unicamente em ti.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor (Jo 10,14).
Depois da comunhão
Ó Deus, auxilia sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.


MEMÓRIA FACULTATIVA

SANTOS COSME E DAMIÃO
(VERMELHO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)

Oração do dia: Ó Deus, a comemoração dos mártires Cosme e Damião proclame a vossa grandeza, pois, na vossa admirável providência, lhes destes a glória eterna e os fizestes nossos protetores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Recordando a morte preciosa dos santos, nós vos oferecemos, ó Deus, o sacrifício de Cristo, do qual nascem o ideal e a força dos mártires. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Conservai em nós, ó Pai, os sacramentos que nos destes, para que esta comunhão na festa dos mártires são Cosme e são Damião nos faça obter a salvação e a paz. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SANTOS COSME E DAMIÃO):
Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles. Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data. Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.







Nenhum comentário:

Postar um comentário