quarta-feira, 20 de junho de 2012

Santo do dia Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha





Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha

20 de Junho


A- A+

Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e SanchaTeresa, Mafalda e Sancha, filhas de Dom Sancho I e da Rainha Dulce, eram portuguesas.

Teresa, a primogênita, nasceu em 1177.
Desde de cedo, muito bem educada, sentiu o chamado à vida religiosa, mas conforme o costume do tempo, acabou sendo dada em casamento com o Rei Afonso e tornou-se Rainha de Lion. Por diversos motivos o casamento foi nulo. Ela voltou pra casa e entrou para a vida religiosa. Afonso não gostou e armou uma guerra contra o pai de Teresa e contra Portugal. Ela, já no convento, consumiu-se na intercessão. Um exemplo a seguir de despojamento e de busca da vontade de Deus.

Mafalda teve momentos parecidos com o de Teresa. Casou com Henrique I, mas este faleceu e ela retornou para casa, despojando-se de seus bens e entrando para a vida religiosa.
Viveu a total dependência de Deus.

Sancha: uma jovem que não se casou como acontecera com suas irmãs. Fundou um convento da Ordem Cisterciense em Coimbra, onde viveu as regras com fidelidade até sua morte.

No ano de 1705, as três irmãs portuguesas foram beatificadas.

Que sigamos o exemplo dessas mulheres de oração, que buscaram a vontade de Deus.

Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha, rogai por nós!







terça-feira, 19 de junho de 2012

Leitura Orante Ano B - Dia: 19/06/2012


Ano B - Dia: 19/06/2012



Amar os inimigos, propõe Jesus
Leitura Orante


Mt 5,43-48

- Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. 


Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo, com todos os que navegam na internet
o oferecimento do dia:
Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que cria vida,
pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida,
pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas.
Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,
as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,
a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar,
a esperança que vamos promover,
a paz que vamos semear,a fé que vamos viver,
o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não
fugir diante das dificuldades,
mas a abraçar com amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor,
no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio, na Bíblia, o texto do dia Mt 5,43-48
A proposta de Jesus é de uma grande atualidade. O "olho por olho", "dente por dente" dos pagãos ficou superado. Agora não se deve revidar ofensa, descontar agressões. No Novo Testamento o amor supera tudo isso. A novidade está em avançar: não apenas amar quem nos ama, mas amar aqueles que não nos amam e até aqueles que são nossos inimigos. O Pai é bom para com todos.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
A Palavra me faz um convite a viver o amor como o viveu Jesus Cristo. Os bispos da América Latina disseram: "A Igreja é comunhão no amor. Esta é sua essência através da qual é chamada a ser reconhecida como seguidora de Cristo e servidora da humanidade. O novo mandamento é o que une os discípulos entre si, reconhecendo-se como irmãos e irmãs, obedientes ao mesmo Mestre, membros unidos à mesma Cabeça e, por isso, chamados a cuidarem uns dos outros (1 Cor 13; Cl 3,12-14)." (DAp 161).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo a Oração do perdão e da unidade:
Pai Nosso...

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vou procurar olhar as pessoas com o coração de Deus que faz nascer o sol para todos, sem distinção.
Quero amar a todos porque todos são amados por Deus.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Liturgia Diária DIA 19 DE JUNHO


DIA 19 DE JUNHO - TERÇA-FEIRA

XI SEMANA COMUM *
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)
Oração do dia
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (1 Reis 21,17-29)
Leitura do primeiro livro dos Reis.
21 17 Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita:
18 “Vai; desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que mora em Samaria, ei-lo que desce a tomar posse da vinha de Nabot.
19 Dir-lhe-ás: ‘Isto diz o Senhor: Mataste, e agora usurpas!’ - E ajuntarás: ‘Eis o que diz o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu’.
20 Acab exclamou: “Encontraste-me de novo, ó meu inimigo?” “Sim!”, respondeu Elias. “Porque te vendeste para fazer o mal aos olhos do Senhor.
21 Farei cair o mal sobre ti, varrer-te-ei, exterminarei da família de Acab em Israel todo varão, seja escravo ou livre.
22 Farei de tua casa o que fiz da de Jeroboão, filho de Nabat, e da de Baasa, filho de Aías, porque me provocaste à ira e arrastaste Israel ao pecado.
23 E eis agora o que diz o Senhor contra Jezabel: ‘Os cães devorarão Jezabel na terra de Jezrael.
24 Todo membro da família de Acab que morrer na cidade será devorado pelos cães, e o que morrer no campo será comido pelas aves do céu’”.
25 Com efeito, não houve ninguém que praticasse tanto o mal aos olhos do Senhor como Acab, excitado como era por sua mulher Jezabel.
26 Levou a abominação ao extremo, seguindo os ídolos dos amorreus, que o Senhor tinha expulsado de diante dos israelitas.
27 Ouvindo estas palavras, Acab rasgou suas vestes, cobriu-se com um saco e jejuou; dormia, envolto no saco e andava a passos lentos.
28 Então a Palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos:
29 “Viste como Acab se humilhou diante de mim? Pois que ele assim procedeu, não mandarei o castigo durante a sua vida, mas nos dias de seu filho farei vir a catástrofe sobre a sua casa”.
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal -  1 Reis 21, 17-29 – “Deus não deseja a morte do pecador ”
O nosso arrependimento ou a nossa obstinação em permanecer no erro é a medida para que o Senhor nos perdoe  nos induzindo à conversão ou nos deixe à mercê da nossa  cegueira. Dessa forma, a justiça de Deus se realiza como uma consequência das nossas ações, boas ou más. Foi nos concedido o livre arbítrio, por isso compete a cada um de nós a escolha do caminho que desejamos seguir. Todas as nossas ações deixam sinais como   fumaça no ar e podem atingir os que estão próximos a nós, assim também como àqueles (as) que vêm depois de nós e   nos sucederão nas gerações futuras. A não ser que haja um corte, um basta, uma renovação e decisão de conversão e vivência concreta do bem, as nossas más ações do passado continuarão tendo influência na vida futura dos que nos sucederão. Mas como dar um basta? O reconhecer, o rasgar o coração (assim como Acab rasgou as vestes) será o passo inicial para que a misericórdia de Deus também se manifeste. Quando decidimos mudar de vida precisamos ter firmeza naquilo a que nos propomos, mesmo que seja difícil e que doa na nossa carne, a fim de que possamos dar bons exemplos e mudar o rumo da história. Deus não deseja a morte do pecador, mas sim que ele se converta. Até as nossas ações mais abomináveis estão sob o crivo da misericórdia de Deus, por isso, nunca poderemos julgar as pessoas pelas suas más ações. - Você costuma reconhecer e arrepender-se quando erra? – O que você acha da reação de Acab diante das ameaças do Senhor? – Na sua maneira de ver os criminosos, ladrões, estupradores, têm direito ao perdão de Deus?
Salmo responsorial 50/51
Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos! 
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente minha culpa!

Eu reconheço toda a minha iniqüidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Desviai o vosso olhar dos meus pecados
e apagai todas as minhas transgressões!
Da morte como pena, libertai-me,
e minha língua exaltará vossa justiça! 

Salmo 50 – “Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos”
O salmo 50 é o salmo do pecador arrependido, que reconhece a sua culpa e admite que o seu pecado esteja sempre ao seu lado, mas que confia na misericórdia e no perdão do Deus de amor. Com a imensidão do Seu AMOR, o Senhor nos purifica lavando os nossos pecados e apagando a nossa culpa. A justiça de Deus é o Seu amor misericordioso, por isso, precisamos exaltá-la com a nossa língua.  – Reze hoje de coração com o Salmo 50 e sinta o perdão de Deus
Evangelho (Mateus 5,43-48)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
5 43 Disse Jesus: “Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem.
45 Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
46 Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?
47 Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?
48 Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”.
Palavra da Salvação. 

Evangelho – Mateus 5, 43-48 – “A perfeição é a vivência do amor de Deus”

Neste Evangelho Jesus nos revela que para nos tornamos filhos do Pai que está no céu precisamos agir de acordo como Ele age praticando o mesmo método que Ele usa para conosco. E a primeira regra que Jesus nos aponta é justamente a vivência do amor em todas as circunstâncias, mesmo naquelas em que somos perseguidos pelos inimigos. Assim, pois, Jesus nos ordena: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”! A perfeição é a vivência do amor de Deus se manifestando dentro de nós. Às vezes confundimos perfeição com perfeccionismo e acreditamos que ser perfeito é fazer tudo certinho para não dar margem a que outras pessoas nos julguem.  Jesus, no entanto, vem nos ensinar que ser perfeito é saber perdoar, amar, acolher, aceitar o erro dos outros, assim como Pai o faz.   Deste modo, Ele nos ensina a pôr em prática a Lei de Deus que antes era deturpada: amar ao próximo como a nós mesmos. Seremos parecidos (as) com o Pai na medida em que vivenciarmos o Seu Amor nos nossos relacionamentos. Deus ama incondicionalmente ao maior pecador.  Aos olhos do mundo o que Jesus nos ensina   é um verdadeiro contra senso, pois na maioria das vezes, nós damos o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; só oramos por aqueles (as) nossos (as) mais queridos (as); só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer no grupo perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As outras pessoas, são como ilustres desconhecidos para não dizermos inimigos e estão fora do nosso convívio. Amar e rezar pelos nossos inimigos e perseguidores é o conselho de Jesus.   Por isso, não podemos nos limitar a amar somente àqueles que nos amam, não haveria mérito. Não somos obrigados a gostar ou admirar, Jesus nos ordena que amemos e amar é querer o bem, é ajudar, é reconhecer  que todas as pessoas são objeto do Amor de Deus. O Pai perfeito do céu  nos ama do jeito que nós somos e não nos cobra e nos perdoa, mesmo quando   somos filhos e filhas ingratos. A perfeição, a grandeza e o poder do Pai estão no amor e o Seu Amor foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo, portanto podemos amar os nossos inimigos. – Você  concorda com isso? – Você faz discriminação de pessoas? – Você cultiva o hábito de formar panelinhas? – Você deseja o bem e o sucesso para todo mundo ou só para alguns? – Você reza pelas pessoas a quem você não aprecia, ou até pelas pessoas que o (a) perseguem? – Você tem alguém a quem perdoar? Reze por esta pessoa!
Sobre as oferendas
Ó Deus, que pelo pão e vinho alimentais a vida dos seres humanos e os renovais pelo sacramento, fazei que jamais falte este sustento ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Pai santo, guarda no teu nome os que me deste, para que sejam um como nós, diz o Senhor (Jo 17,11).
Depois da comunhão
Ó Deus, esta comunhão na eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor; fazei que realize também a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.



MEMÓRIA FACULTATIVA

SÃO ROMUALDO
(BRANCO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)

Oração do dia: Ó Deus, que por são Romualdo renovastes na vossa Igreja a vida eremítica, concedei-nos renunciar a nós mesmos, e, seguindo Cristo, chegar com alegria ao reino celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Ó Deus de bondade, que, destruindo o velho homem, criastes em são Romualdo um homem novo segundo a vossa imagem, dai que possamos, igualmente renovados, oferecer este sacrifício de repara. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Fortificados por este sacramento, nós vos pedimos, ó Deus todo-poderoso, que aprendamos com são Romualdo a buscar-vos sempre e acima de tudo e a viver neste mundo a vida nova do cristão. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SÃO ROMUALDO):
Romualdo era descendente dos duques de Orseoli e nasceu em Ravena, na Itália, no ano de 956. Sua família não tinha vínculo algum com a religião e por isso o rapaz teve uma vida de prazeres e diversões irresponsáveis até os vinte anos. De repente, ao atingir essa idade, tomou conhecimento de como é fácil desperdiçar uma vida por valores sem sentido. Tudo aconteceu por causa de uma luta mortal. Sérgio, o pai de Romualdo, travou um duelo com seu melhor amigo e obrigou o filho a assisti-lo. A cena de sangue, da qual seu pai saiu como vencedor e assassino, chocou Romualdo e o fez recolher-se a um convento. Depois de passar algum tempo na França, em contato com a espiritualidade da Abadia de Cluny, retornou à Itália. Repensou a existência e decidindo-se pela vida monástica, ingressou na Ordem de São Bento. Em pouco tempo, tornou-se um exemplo para todos, mas isso lhe atraiu algumas inimizades. Tanta era sua disciplina, tamanha era sua dedicação, que passou a sofrer oposição de seus irmãos de ordem. Deixou o convento, indo viver na companhia de Marinho, um eremita famoso. Aperfeiçoou-se tanto no trabalho espiritual que atraiu vários amigos para a vida religiosa. Até o próprio pai acabou se convertendo por causa dele, abandonando tudo para viver na reclusão de um mosteiro. Mais tarde, seu pai também foi canonizado, sendo celebrado como são Severo. Romualdo fundou vários conventos, sendo o mais famoso deles o de Campo Maldoli, na Toscana, que acabou dando origem à Ordem dos Camaldulenses, criada por ele. Mas sua grande obra foi a reforma da disciplina monástica, que fez os conventos recuperarem os verdadeiros valores cristãos em sua época. Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo, como as missões na Boêmia e na Polônia, as peregrinações à Terra Santa, a reforma do clero e muitos outros pontos vitais para a Igreja. Em suas peregrinações espirituais, reformou mosteiros e fundou outros novos em Verghereto, em Lemmo, Roma, Fontebuana, Vallombrosa e em Val de Castro, perto de Fabiano. Romualdo, pressentindo sua morte, despediu-se dos monges e quis morrer sozinho, o que aconteceu no dia 19 de junho de 1027 no Convento de Val de Castro. Seu túmulo foi local de muitos prodígios e, quando seu corpo foi exumado, cinco anos depois, foi encontrado incorrupto. Venerado pelos devotos, em 1569 o papa Clemente VIII canonizou-o e indicou o dia do seu trânsito para a festa de São Romualdo, o "pai dos monges camaldulenses".

Santo do dia São Romualdo



São Romualdo

19 de Junho


A- A+

 São RomualdoNasceu em Ravena (Itália) no ano de 952. Deixou-se influenciar livremente numa vida distante do Evangelho. Sua juventude era feita de caça, exercícios bélicos e diversões. A diversão era o centro de sua vida. A vaidade era o seu deus. Uma vida sem sentido acompanhava aquele jovem.

Um acontecimento foi o ponto da "virada" em sua história: seu pai tinha um temperamento nervoso e matou, na presença de Romualdo, um inimigo pessoal. Foi nesta altura que Romualdo percebeu os caminhos e ambições que a sua família vivia, e começou a repensar sua história, ao ponto de se dirigir para uma alta montanha e lá conhecer um Mosteiro Beneditino, onde pediu acolhida para reflexão.

Ficou ali durante três anos e tornou-se monge. Saiu das vaidades do mundo e encontrou em Deus o sentido para tudo.

Deus quis dele ainda mais: fez dele fundador da Ordem Camaldulense, marcada pelo silêncio, pelo trabalho e pela penitência.

São Romualdo formou dois homens em sua Ordem que se tornaram Papas.

Com 75 anos, já estava consumido na vivência do carisma de sua Ordem. Viveu a radicalidade do Evangelho pela ação do Espírito Santo.

Peçamos a transformação de nosso coração e que Jesus seja o centro de nossa vida.

São Romualdo, rogai por nós!





segunda-feira, 18 de junho de 2012

Santo do dia São Gregório Barbarigo


São Gregório Barbarigo

18 de Junho


A- A+

 São Gregório BarbarigoNasceu em Veneza no ano de 1625 dentro de uma família nobre, que proporcionou a ele uma formação intelectual muito boa e também integral.

Ele conheceu o Cristianismo através do testemunho de sua família. Seguir a Cristo supõe renúncia, cruz, decisões grandes e pessoais.

No meio dos estudos ele se tornou um diplomata europeu e, ali, dava testemunho de Igreja e Cristianismo, mas dentro de si havia o chamado ao sacerdócio.

Deixou tudo: bens e carreira e foi ordenado sacerdote. Tornou-se cada vez mais um servo na Igreja e foi escolhido para ser assessor do Papa. Não demorou muito e ele foi ordenado Bispo de Bérgamo (onde fez um maravilhoso trabalho apostólico). Em seguida foi transferido para Pádua, onde cuidou principalmente da formação do Clero, para colocar em prática todas as decisões do Concilio de Trento.

Era um homem de oração. Não existirá um santo na Igreja que não tenha vivido seriamente a vida penitencial e a vida de oração.

São Gregório era um homem de grandes atividades, porque tinha grande intimidade com o Senhor. Tantos trabalhos teve que, com 72 anos, foi atestada a sua morte. Morreu de tanto trabalhar.

São Gregório Barbarigo, rogai por nós!






domingo, 17 de junho de 2012

Leitura Orante Mc 4,26-34


Ano B - Dia: 17/06/2012



O Reino de Deus é como a semente
Leitura Orante


Mc 4,26-34

Jesus disse:
- O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.
Jesus continuou:
- Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.
Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos. 



Leitura Orante 
Preparo-me para este momento de Leitura Orante, 
fazendo com todos os internautas, 
a oração ao Espírito Santo: 

A Vós, Espírito de verdade, 
consagro a mente, a fantasia e a memória: 
iluminai-me. 
Fazei-me conhecer Jesus Cristo 
e compreender o seu Evangelho. 
Amém. 

1. Leitura (Verdade) 
Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia, na Bíblia: Mc 4,26-34. 
Em um momento de silêncio, recordo o que li. São duas pequenas parábolas. Uma fala do processo como se desenvolve o Reino de Deus. Exige paciência. A outra é sobre o resultado de uma pequena boa semente. Fala de esperança. 

2. Meditação (Caminho) 
O que a Palavra diz para mim? 
O que me dizem estas duas parábolas de Jesus Mestre? Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida. 
O "Reino de Deus está perto". Dentro de mim. Como se desenvolve? Como o cultivo? Já me sinto discípulo/a missionário/a? Sinto-me "abrigo" para outras pessoas que buscam o Reino de Deus? Lembro-me das palavras dos bispos na Conferência de Aparecida: " No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139). 

3. Oração(Vida) 
O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Meu coração começa a bater em sintonia com o coração de Jesus. 
Vivo este momento em silêncio. E oro: 
Espírito Santo, 
dai-me um coração grande e forte 
para amar todos, 
para servir a todos, 
para sofrer por todos! ( Paulo VI) 

4. Contemplação (Vida) 
Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim? 
Viverei este dia com olhar novo,"descobrindo" o Reino de Deus presente em cada situação, pessoa, dificuldade, alegria, realização, desafio, cultivando dentro de mim a paciência e a esperança. 
Por todos os internautas, para todas as pessoas, rezo com o apóstolo Paulo: 
"Que o Senhor realize todos os desejos que vocês têm de fazer o bem" . (2Ts 1,11). 

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

Santo do dia São Rainério




São Rainério

17 de Junho


A- A+

São RainérioNasceu em Pisa, Itália, no ano de 1118. O santo de hoje teve a graça de nascer em um lar cristão, porém, optou por uma vida no pecado e a consequência foi o vazio existencial. Providencialmente encontrou com Alberto de Córsega, uma grande testemunha em seu tempo, que deixara tudo por causa de Jesus.

Rainério se retirou por um tempo em penitência e nesse momento acontece seu chamado para deixar todos os seus bens. E ele o fez: foi para a Terra Santa, onde ficou muitos anos, visitando os lugares santos e sendo instrumento de conversão para muitos.

São Rainério, obediente a Deus, voltou para Pisa. Tornou-se monge e depois formador dos monges. Foi um apóstolo para o povo, consumindo-se pelo Evangelho, vindo a falecer em 1160.

São Rainério, rogai por nós!





Liturgia diária DIA 17 DE JUNHO


DIA 17 DE JUNHO - DOMINGO

XI SEMANA COMUM
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)
Oração do dia
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Ezequiel 17,22-24)
Leitura da profecia de Ezequiel.
17 22 Eis o que diz o Senhor: Pegarei eu mesmo da copa do grande cedro, dos cimos de seus galhos cortarei um ramo, e eu próprio o plantarei no alto da montanha.
23 Eu o plantarei na alta montanha de Israel. Ele estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem.
24 Então todas as árvores dos campos saberão que sou eu, o Senhor, que abate a árvore soberba, e exalta o humilde arbusto, que seca a árvore verde, e faz florescer a árvore seca. Eu, o Senhor, o disse, e o farei.
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal – 1ª. leitura – Ezequiel 17,22-24 – “ somos também como as árvores”

Somos também como as árvores: a partir da nossa simplicidade e pequenez Deus poderá fazer em nós grandes maravilhas e, através de nós, mostrar o Seu poder ao mundo todo.   A humildade é uma prerrogativa dos que se abandonam à misericórdia de Deus e esperam pela Sua ação.     Quando nos sentimos fracos e impotentes e nos entregamos à ação poderosa de Deus somos como árvores que produzem frutos e abrigam os pássaros que vêm em busca de refúgio.   O próprio Deus nos arranca das coisas grandes, dos mirabolantes projetos e como sementes nos planta no lugar onde poderemos ser úteis para o bem de todos. Portanto, para desempenharmos bem a nossa missão no mundo todos precisamos ser como essa árvore que dá sombra e fruto aos que dela se aproximarem. Contudo, para podermos acolher e alimentar os filhos de Deus, não  temos necessidade dos bens materiais, mas somente nos apossar dos dons do Espírito Santo que já recebemos no nosso Batismo. A graça que recebemos de Deus nos basta para usufruirmos dos dons e talentos que Ele nos concedeu para que tenhamos uma vida próspera e abundante.   – Você já se entregou à Deus para que o (a) plante no lugar que Ele quer? – Você já está dando frutos que alimentam os filhos de Deus? – Você tem dado sombra a alguém? – Você é uma pessoa humilde?
Salmo responsorial 91/92
Como é bom agradecermos ao Senhor. 
Como é bom agradecermos ao Senhor
e cantar salmos de louvor ao Deus altíssimo!
Anunciar pela manhã vossa bondade
e o vosso amor fiel à noite inteira.

O justo crescerá como a palmeira,
florirá igual ao cedro que há no Líbano;
na casa do Senhor estão plantados,
nos átrios de meu Deus florescerão.

Mesmo no tempo da velhice darão frutos,
cheios de seiva e de folhas verdejantes;
e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus:
meu rochedo, não existe nele o mal!” 


Salmo 91 – “Como é bom agradecermos ao Senhor!”

Haveremos sempre de agradecer ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo, porque é Ele quem nos faz crescer como a palmeira e florir igual o Cedro, não importando a idade, até mesmo na velhice. O nosso crescimento humano e espiritual  é uma consequência da nossa entrega ao Senhor que nos modela ao Seu gosto. O homem justo é aquele que se ajusta aos moldes de Deus. Assim, ele crescerá de acordo com o plano do Senhor e dará frutos em qualquer época da sua  vida.
Leitura (2 Coríntios 5,6-10)
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
5 6 Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor.
7 Andamos na fé e não na visão.
8 Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
9 É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe.
10 Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.
Palavra do Senhor. 

2ª. Leitura – 2 Coríntios  5,6-10 – “somos peregrinos em busca da pátria ” –

São Paulo nos lembra de que enquanto caminhamos neste mundo somos peregrinos e estamos distantes da visão de Deus. Peregrinamos exclusivamente na fé e na confiança de que um dia iremos chegar mais perto de Deus. Mesmo assim, precisamos nos empenhar em sermos agradáveis e reconhecidos ao Senhor enquanto aqui vivemos, na certeza de que teremos de comparecer um dia, às claras, diante do tribunal de Cristo. Seremos julgados pelas nossas ações enquanto aqui estamos e receberemos a recompensa – prêmio ou castigo – de acordo com o que tivermos feito ao longo da nossa vida corporal. Esta é uma realidade a que não podemos fugir nem tampouco esquecer.  Igualmente nunca deveremos olvidar de que o tempo presente é um presente que Deus nos concede  com o propósito de nos dar oportunidade para produzir frutos que permaneçam até a vida eterna. – Você tem aproveitado bem o tempo que Deus lhe dá? – Você tem feito obras que agradam ao Senhor? – Qual é o material que você tem enviado para construir a sua casa na outra vida?
Evangelho (Marcos 4,26-34)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou (Lc 8,11).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
4 26 Disse Jesus: “O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.
27 Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.
28 Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.
29 Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita.
30 Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?
31 É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes.
32 Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33 Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender.
34 E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.
Palavra da Salvação. 
Evangelho – Mateus 4,26-34 – “A conversão é o reino de Deus crescendo dentro de nós”

Usando palavras bem simples Jesus nos explica como é que acontece o processo da nossa conversão. A semente é a Fé que por meio da Palavra de Deus vai sendo espalhada no nosso interior quando nós a ouvimos com atenção, quando nós a meditamos e abrimos o nosso coração para acolhê-la. Sem que nós notemos a semente do reino vai germinando e crescendo dentro de nós por obra do Espírito Santo. Nós apenas oferecemos a terra do nosso coração e o próprio Deus planta, rega e cultiva a nossa alma. Assim como na árvore aparecem primeiro, as folhas, depois a espiga e por fim os grãos, dentro de nós vão se manifestando as características que identificam que o reino de Deus já acontece na nossa vida. Isto é conversão e não acontece de uma hora para outra. Exige tempo, maturação, abertura de coração, perseverança na oração, na meditação da Palavra e, principalmente, o desejar viver este reino aqui na terra.  O reino de Deus é um estado de espírito! É um modo de ser de Deus e de pertencer a Ele depositando a nossa confiança e o nosso ideal nos Seus desígnios para nós. Jesus passa então a ser o Senhor e Rei da nossa vida e a nossa maior motivação. As características do reino vão evoluindo em nós assim como o grão de mostarda que de pequenina semente se torna uma grande árvore que dá abrigo aos pássaros do céu. Estas características são visíveis através das nossas ações de  generosidade,  acolhimento,  fraternidade, solidariedade e do saber relacionar-se bem com o próximo,  perdoando,  partilhando  e  compreendendo. – Você sente em si as características do reino de Deus? -  Você tem observado as transformações que estão acontecendo em você? – Houve mudanças no seu temperamento? – Você tem crescido no processo de conversão?
Sobre as oferendas
Ó Deus, que pelo pão e vinho alimentais a vida dos seres humanos e os renovais pelo sacramento, fazei que jamais falte este sustento ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Ao Senhor eu peço apenas uma coisa e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida (Sl 26,4).
Depois da comunhão
Ó Deus, esta comunhão na eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor; fazei que realize também a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Liturgia Diária DIA 15 DE JUNHO

DIA 15 DE JUNHO - SEXTA-FEIRA

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE)

Antífona da entrada: Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19)
Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Oséias 11,1.3-4.8-9)
Leitura da profecia de Oséias.
Assim diz o Senhor: 11 1 “Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho.
3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.
4 Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento.
8 Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão.
9 Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir”.
Palavra do Senhor. 
Sagrado Coração de Jesus
Reflexão pessoal – Oséias 11,1.3-4.8-9 – “o Amor  perfeito. 
Hoje somos chamados (as) a nos colocar no contexto da revelação do Profeta Oseías para avaliarmos o grande amor de Deus por cada um de nós.  O Senhor nos atrai com laços de ternura e misericórdia e assim como uma mãe faz com o seu filho pequenino, Ele nos toma nos braços e cuida de nós, nos ampara, nos protege e, mesmo que esse amor não seja correspondido Ele continua tendo o coração cheio de zelo para conosco.  Por isso, o Seu amor é incondicional e, até muito maior do que o amor de uma mãe por seu filhinho pequeno. O amor de Deus por cada um de nós não leva  em conta as nossas transgressões, os nossos defeitos nem tampouco a nossa fraqueza, pois é o Amor  perfeito.  Ele não nos trata segundo a nossa culpa, conforme  Ele mesmo afirma: “Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem”. A justiça de Deus é a Sua misericórdia e com ela Ele alimenta a nossa alma pecadora. O Seu coração arde de compaixão por nós e se nos deixarmos abandonar nos Seus braços nós beberemos da fonte da Sua salvação. - Você sente a ternura de Deus por você? – Você tem consciência do grande amor de Deus? – Você se sente atraído (a) por esse Amor? – Você tem acolhido a misericórdia do coração de Deus? – Você tem se abandonado nos braços de Deus ou você tem medo Dele?

Salmo responsorial Is 12
Com alegria bebereis do manancial da salvação. 
Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.

com alegria bebereis no manancial da salvação
e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, 
PORQUE É GRANDE EM VOSSO MEIO O DEUS SANTO DE ISRAEL!” 

Salmo Isaías 12 – “Com alegria bebereis do manancial da salvação”

O manancial da salvação de que fala o trecho de Isaias, 12 é o rio de amor de Deus que vem a nós através do Coração do Seu Filho Jesus. Cheios desse amor nós podemos também dar louvores ao Senhor, invocar o seu santo nome e anunciar as Suas maravilhas em toda  a terra. Quando nós realmente experimentamos do manancial da salvação que Jesus veio nos dar nós não cessamos de proclamar os prodígios que acontecem na nossa vida, principalmente a alegria e a paz que reinam dentro de nós.
Leitura (Efésios 3,8-12.14-19)
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
3 8 A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,
9 e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.
10 Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,
11 de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
12 Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus.
14 Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,
15 ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,
16 para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.
17 Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,
18 a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
19 isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Palavra do Senhor. 

2ª. Leitura – Efésios 3,8-12.14-19 – “a insondável riqueza de Cristo”


Nesta carta aos efésios São Paulo nos anuncia  a “insondável riqueza de Cristo” em quem Deus realizou o seu desígnio eterno de nos salvar e nos dar conhecimento dos Seus mistérios. Somente pela fé em Jesus é que  podemos nos aproximar livremente do trono da graça do amor de Deus com toda a confiança. Desse modo também podemos dobrar os joelhos diante do Pai e receber o Seu Nome participando da Sua família, na terra, assim como no céu. Pela Fé, Jesus Cristo habita no nosso coração  e pelo poder do Espírito Santo nós somos robustecidos no nosso homem interior e enraizados no Amor do Pai. Apenas assim nós teremos a capacidade de compreender toda a abrangência do amor de Cristo que extrapola ao nosso conhecimento humano. É dentro de nós mesmos (as) que Deus realiza a Sua obra de amor. Humanamente falando por mais que tentemos decifrar os enigmas do nosso homem interior nunca conseguiremos. Por conseguinte, só o Espírito Santo é quem nos motiva a mergulharmos na dimensão do amor de Cristo e, como nos diz São Paulo, experimentarmos qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse grande mistério que acontece dentro do nosso coração. É crescendo no conhecimento desse Amor que chegaremos a receber toda a plenitude de Deus.  – Você já compreende a “insondável riqueza de Cristo”? – Você tem se apossado dessa capacidade que o Espírito Santo nos concede? – Como você tem vivido o seu dia a dia: na fé em Jesus Cristo ou firmado (a) nas promessas humanas? – Você se sente enraizado (a) no amor de Cristo?
Evangelho (João 19,31-37)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai sobre vós o meu jogo e de mim aprendei, que sou manso e humilde de coração (Mt 11,29). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
19 31 Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.
32 Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados.
33 Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas,
34 mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.
35 O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais.
36 Assim se cumpriu a Escritura: "Nenhum dos seus ossos será quebrado".
37 E diz em outra parte a Escritura: "Olharão para aquele que transpassaram".
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 19, 31-37 – “Aquele que foi transpassado”

O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado.” “Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja.” Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz.  (Retirado do Site da Comunidade Canção Nova).
Assim sendo, São João nos recorda o momento em que Jesus teve o seu lado transpassado por uma lança, de onde saíram sangue e água. O sangue e a água que saíram pelo corte que a lança causou têm significado tremendo para as nossas vidas. O sangue da redenção, a água da salvação são símbolos do Batismo e da Eucaristia.  Pelo Batismo e pela Eucaristia que brotaram do lado de Cristo, pelo banho da regeneração e pela renovação no Espírito Santo nasceu a santa Igreja.  Assim como do lado de Adão foi formada Eva, sua esposa, Cristo formou a Igreja de seu lado traspassado.     O sangue é sinal de vida, a vida de Jesus que se entregou por nós; a água é sinal do Espírito Santo o qual recebemos no nosso Batismo. É a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação se derrama sobre  nós. O Batismo e a Eucaristia são sacramentos que nos fazem participantes da vida de Jesus. – Você crê que o sangue de Jesus tem poder para santificá-lo e purificar os seus pecados. – Você tem se apossado da nova vida que Jesus lhe concedeu ao derramar o Seu sangue na Cruz? – Você tem vivido na graça que recebeu no seu  Batismo, o Espírito Santo ou tem se esforçado, sozinho (a)?
Sobre as oferendas
Considerai, ó Deus, o indizível amor do coração do vosso amado Filho, para que nossas oferendas vos agradem e sirvam de reparação por nossas faltas. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio próprio
(Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade)
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Elevado na cruz, entregou-se por nós com imenso amor. E, de seu lado aberto pela naca, fez jorar, com água e o sangue, os sacramentos da Igreja, para que todos, atraídos ao seu coração, pudessem beber, com perene alegria, na fonte salvadora. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos à multidão dos anjos e dos santos, cantando (dizendo) a uma só...
Antífona da comunhão: Diz o Senhor: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Daquele que crê em mim, brotarão rios de água viva (Jo 7,37s).
Depois da comunhão
Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor e, sempre voltados para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por Cristo, nosso Senhor.