domingo, 10 de junho de 2012


DIA 10 DE JUNHO - DOMINGO

X SEMANA DO TEMPO COMUM
(VERDE, GLÓRIA, CREIO – II SEMANA DO SALTÉRIO)

Antífona da entrada: O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).
Oração do dia
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Gênesis 3,9-15)
Leitura do livro do Gênesis.
3 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?”10 E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.”11 O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?”12 O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.”13 O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.”
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
15 Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal –  1ª. Leitura – Gênesis 3, 9-15 – “a história da nossa salvação”

Esta leitura nos reporta ao cerne do pecado original quando o homem, desobedecendo às ordens do seu Criador, “ouviu a voz da serpente” e jogou fora todo o projeto de felicidade que Ele havia formulado para que vivesse. Desde então o pecado entrou no mundo e começaram as acusações, as intrigas e incompreensões. É bom que possamos meditar sobre esta situação, pois assim poderemos avaliar a nossa fraqueza e pusilanimidade diante das investidas do inimigo de Deus. A primeira manifestação que o homem deu de que havia cedido à pressão do inimigo foi quando se escondeu de Deus, com medo. Assim ainda hoje acontece conosco! Muitas vezes, ao invés de nos prostrarmos diante Dele e confessarmos as nossas faltas admitindo que, erramos, mas confiamos na Sua misericórdia nós nos escondemos Dele, fugimos da Sua presença, abandonamos os sacramentos rastejando juntamente com a serpente amaldiçoada. Porém, Deus na Sua infinita longanimidade nos acenou com uma saída gloriosa para a nossa situação quando disse à serpente que a “descendência da mulher lhe feriria a cabeça, mesmo que ela lhe ferisse o calcanhar”. Esta é, portanto, a grande promessa da Salvação que o Pai nos cumpriu com a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Maria. Homem e mulher, apesar do Sacrifício de Jesus, ainda hoje continuam se acusando e se digladiando e na sua ignorância conseguem também deturpar o plano de Deus para a família. Porque não conhecem a Jesus e ignoram a Salvação que lhes foi ofertada são cúmplices da “serpente” para acabar com o mais bonito projeto do Senhor para nós. Entretanto, o Senhor é paciente e espera por nós, nos conclamando a colocar a mão na massa a fim de ajudar a salvar as famílias da fúria do demônio. A serpente nos ronda, mas sabemos que perto de nós está Aquele que venceu o pecado e a morte e assinou a nossa carta de alforria. Portanto, continuemos anunciando e não desistamos, pois somos cooperadores do reino dos céus aqui na terra. – Você já conhecia a sua história de salvação? – Você se identificou com alguma parte desta história? – Você entendeu a trama do inimigo? – O que você tem feito para salvar a sua família?
Salmo responsorial 129/130
No Senhor, toda graça e redenção!Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,
escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos
ao clamor da minha prece!

Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?
Mas em vós se encontra o perdão,
eu vos temo e em vós espero.

No Senhor ponho a minha esperança,
espero em sua palavra.
A minha alma espera no Senhor
mais que o vigia pela aurora.

Espere Israel pelo Senhor
mais que o vigia pela aurora!
Pois no Senhor se encontra toda graça
e copiosa redenção.
Ele vem libertar a Israel
de toda a sua culpa. 

Salmo 129 – “No Senhor, toda graça e redenção!”

Sabemos que dentro de nós foi inoculado o germe do pecado e que, por isso, temos tendência em cair nas malhas da serpente enganadora. Por esse motivo a nossa alma clama desde as profundezas do nosso ser pedindo clemência a Deus pelas nossas transgressões. O Senhor não nos deixou na mão e escuta o clamor da nossa prece. A Sua palavra para nós é cheia de esperança e não podemos desanimar nem baixar a guarda. Assim como o vigia espera chegar o amanhecer nós também precisamos continuar confiantes à espera do Senhor que nos vem libertar de toda a culpa. É Nele que se encontram toda a graça e copiosa redenção.

Leitura (2 Coríntios 4,13-5,1)
Leitura da segunda carta se são Paulo aos Coríntios.
4 13 Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: Eu cri, por isto falei, também nós cremos, e por isso falamos.
14 Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também a nós com Jesus e nos fará comparecer diante dele convosco.
15 E tudo isso se faz por vossa causa, para que a graça se torne copiosa entre muitos e redunde o sentimento de gratidão, para glória de Deus.
16 É por isso que não desfalecemos. Ainda que exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior renova-se de dia para dia.
17 A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável.
18 Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas.
5 1 Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação eterna no céu.
Palavra do Senhor. 
2ª. Leitura – 2 Coríntios 4, 13—5,1 – “a tenda que Deus nos prepara no céu”

Mergulhando nesta mensagem de São Paulo, com a ajuda do Espírito Santo nós conseguiremos entender a grande graça da tribulação e do sofrimento pela causa do Evangelho. Olhando para o alto e vislumbrando as coisas que não vemos nós cultivamos a esperança da glória futura mesmo que passemos por lutas e tribulações. Assim São Paulo nos incentiva a prosseguirmos com fé na luta contra o pecado assumindo a nossa parte na construção de um mundo novo de acordo com a Palavra de Jesus. E nos dá uma grande lição quando esclarece que apesar de sofrermos fisicamente as intempéries da missão e de que o nosso corpo até envelheça o nosso homem interior se renova dia a dia. Quantas pessoas nós conhecemos assim! Quanto sofrimento pela dedicação, serviço e zelo! Quanta doação de si mesmo, quanta perseguição, mas também quanta paz, quanta solidariedade acompanham pessoas que lutam pela causa do Evangelho! “O volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável”, nos diz São Paulo! No entanto, só poderemos comprovar a veracidade das palavras do Apóstolo se nos deixarmos crucificar com Cristo almejando os bens espirituais, invisíveis, que não passam e deixarmos de lado aquilo que a nossa carne decaída pelo pecado almeja, ou seja, honra e glória, poder e riqueza, luxo, vida boa.   Não será como varinha de condão a construção da nossa morada celeste. Enquanto aqui vivemos estamos providenciando o material para a tenda que Deus nos prepara no céu. Que as palavras de São Paulo sirvam de acalanto para as nossas dores e nos motivem a prosseguirmos firmes na fé, na esperança e na caridade, em busca da santidade. – Você já descobriu o valor do sofrimento em Cristo? – Você desanima quando lhe vem alguma perseguição? – Qual o material que você tem enviado para que Deus lhe prepare uma morada no céu? – Você crê na vida eterna?

Evangelho (Marcos 3,20-35)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O príncipe deste mundo agora será expulso; e eu, da terra levantado atrairei todos a mim mesmo (Jo 12,31s). 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 3 20 Dirigiram-se em seguida a uma casa. Aí afluiu de novo tanta gente, que nem podiam tomar alimento.
21 Quando os seus o souberam, saíram para o reter; pois diziam: "Ele está fora de si."
22 Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: "Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios."
23 Mas, havendo-os convocado, dizia-lhes em parábolas: "Como pode Satanás expulsar a Satanás?
24 Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar.
25 E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer.
26 E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá.
27 Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa.
28 "Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias;
29 mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno."
30 Jesus falava assim porque tinham dito: "Ele tem um espírito imundo."
31 Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.
32 Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram."
33 Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"
34 E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
35 Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
Palavra da salvação. 

Evangelho – Marcos 3, 20-35 – “o pecado contra o Espírito Santo”

A nossa visão limitada pelo pecado nos impede de enxergarmos até a beleza dos prodígios de Deus na nossa vida. Por isso, os mestres da lei duvidavam de que Jesus pudesse operar os milagres pelo poder do Espírito Santo, mas sim por força do inimigo. No entanto, Jesus pacientemente lhes instruía em parábolas mostrando que Ele não poderia nunca estar a serviço de satanás para expulsar o próprio satanás. Seria uma incoerência! Com certeza, a repercussão daqueles fatos atingiu até os parentes de Jesus quando quiseram impedi-Lo de continuar operando milagres alegando que Ele estivesse fora de si. Ele aproveitava o exemplo da Sua família que não O estava entendendo para também nos abrir os olhos: “Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se”.    Dessa forma, Jesus também nos mostra que, quando nos dividimos em família, estamos nos enfraquecendo e correndo o risco de nos desfigurarmos e perdermos a nossa identidade. Pelo contrário quando nos fortalecemos no Espírito Santo ninguém poderá invadir a nossa casa, isto é, o nosso coração e, consequentemente, interferir na união da nossa família. Somos fortes na medida em que nos armamos do poder de Deus através do Seu Espírito Santo. O pecado contra o Espírito Santo é, justamente, o de não aceitarmos a Sua ajuda  renegando a Sua participação na nossa vida. Portanto, quem não aceita premeditadamente o auxílio do Espírito Santo de Deus será culpado de um pecado eterno. Jesus também nos dá a fórmula para participarmos da sua família quando nos revela que os que fazem a vontade de Deus são Seus, irmãos, irmãs e Sua Mãe. Seguindo os passos da Mãe de Jesus nós também poderemos ter acesso à família do céu sob a Luz do Espírito Santo de Deus. – Como está o seu relacionamento com a sua família? – Será que você está contribuindo para que ela se divida e enfraqueça? – Você aceita a ajuda do Espírito Santo de Deus? – Você acolhe com fé os milagres que o Senhor tem feito na sua vida ou acha que tudo é por acaso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário