sexta-feira, 15 de junho de 2012

Liturgia Diária DIA 15 DE JUNHO

DIA 15 DE JUNHO - SEXTA-FEIRA

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE)

Antífona da entrada: Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19)
Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Oséias 11,1.3-4.8-9)
Leitura da profecia de Oséias.
Assim diz o Senhor: 11 1 “Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho.
3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.
4 Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento.
8 Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão.
9 Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir”.
Palavra do Senhor. 
Sagrado Coração de Jesus
Reflexão pessoal – Oséias 11,1.3-4.8-9 – “o Amor  perfeito. 
Hoje somos chamados (as) a nos colocar no contexto da revelação do Profeta Oseías para avaliarmos o grande amor de Deus por cada um de nós.  O Senhor nos atrai com laços de ternura e misericórdia e assim como uma mãe faz com o seu filho pequenino, Ele nos toma nos braços e cuida de nós, nos ampara, nos protege e, mesmo que esse amor não seja correspondido Ele continua tendo o coração cheio de zelo para conosco.  Por isso, o Seu amor é incondicional e, até muito maior do que o amor de uma mãe por seu filhinho pequeno. O amor de Deus por cada um de nós não leva  em conta as nossas transgressões, os nossos defeitos nem tampouco a nossa fraqueza, pois é o Amor  perfeito.  Ele não nos trata segundo a nossa culpa, conforme  Ele mesmo afirma: “Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem”. A justiça de Deus é a Sua misericórdia e com ela Ele alimenta a nossa alma pecadora. O Seu coração arde de compaixão por nós e se nos deixarmos abandonar nos Seus braços nós beberemos da fonte da Sua salvação. - Você sente a ternura de Deus por você? – Você tem consciência do grande amor de Deus? – Você se sente atraído (a) por esse Amor? – Você tem acolhido a misericórdia do coração de Deus? – Você tem se abandonado nos braços de Deus ou você tem medo Dele?

Salmo responsorial Is 12
Com alegria bebereis do manancial da salvação. 
Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.

com alegria bebereis no manancial da salvação
e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, 
PORQUE É GRANDE EM VOSSO MEIO O DEUS SANTO DE ISRAEL!” 

Salmo Isaías 12 – “Com alegria bebereis do manancial da salvação”

O manancial da salvação de que fala o trecho de Isaias, 12 é o rio de amor de Deus que vem a nós através do Coração do Seu Filho Jesus. Cheios desse amor nós podemos também dar louvores ao Senhor, invocar o seu santo nome e anunciar as Suas maravilhas em toda  a terra. Quando nós realmente experimentamos do manancial da salvação que Jesus veio nos dar nós não cessamos de proclamar os prodígios que acontecem na nossa vida, principalmente a alegria e a paz que reinam dentro de nós.
Leitura (Efésios 3,8-12.14-19)
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
3 8 A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,
9 e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.
10 Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,
11 de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
12 Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus.
14 Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,
15 ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,
16 para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.
17 Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,
18 a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
19 isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Palavra do Senhor. 

2ª. Leitura – Efésios 3,8-12.14-19 – “a insondável riqueza de Cristo”


Nesta carta aos efésios São Paulo nos anuncia  a “insondável riqueza de Cristo” em quem Deus realizou o seu desígnio eterno de nos salvar e nos dar conhecimento dos Seus mistérios. Somente pela fé em Jesus é que  podemos nos aproximar livremente do trono da graça do amor de Deus com toda a confiança. Desse modo também podemos dobrar os joelhos diante do Pai e receber o Seu Nome participando da Sua família, na terra, assim como no céu. Pela Fé, Jesus Cristo habita no nosso coração  e pelo poder do Espírito Santo nós somos robustecidos no nosso homem interior e enraizados no Amor do Pai. Apenas assim nós teremos a capacidade de compreender toda a abrangência do amor de Cristo que extrapola ao nosso conhecimento humano. É dentro de nós mesmos (as) que Deus realiza a Sua obra de amor. Humanamente falando por mais que tentemos decifrar os enigmas do nosso homem interior nunca conseguiremos. Por conseguinte, só o Espírito Santo é quem nos motiva a mergulharmos na dimensão do amor de Cristo e, como nos diz São Paulo, experimentarmos qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse grande mistério que acontece dentro do nosso coração. É crescendo no conhecimento desse Amor que chegaremos a receber toda a plenitude de Deus.  – Você já compreende a “insondável riqueza de Cristo”? – Você tem se apossado dessa capacidade que o Espírito Santo nos concede? – Como você tem vivido o seu dia a dia: na fé em Jesus Cristo ou firmado (a) nas promessas humanas? – Você se sente enraizado (a) no amor de Cristo?
Evangelho (João 19,31-37)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai sobre vós o meu jogo e de mim aprendei, que sou manso e humilde de coração (Mt 11,29). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
19 31 Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.
32 Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados.
33 Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas,
34 mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.
35 O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais.
36 Assim se cumpriu a Escritura: "Nenhum dos seus ossos será quebrado".
37 E diz em outra parte a Escritura: "Olharão para aquele que transpassaram".
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 19, 31-37 – “Aquele que foi transpassado”

O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado.” “Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja.” Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz.  (Retirado do Site da Comunidade Canção Nova).
Assim sendo, São João nos recorda o momento em que Jesus teve o seu lado transpassado por uma lança, de onde saíram sangue e água. O sangue e a água que saíram pelo corte que a lança causou têm significado tremendo para as nossas vidas. O sangue da redenção, a água da salvação são símbolos do Batismo e da Eucaristia.  Pelo Batismo e pela Eucaristia que brotaram do lado de Cristo, pelo banho da regeneração e pela renovação no Espírito Santo nasceu a santa Igreja.  Assim como do lado de Adão foi formada Eva, sua esposa, Cristo formou a Igreja de seu lado traspassado.     O sangue é sinal de vida, a vida de Jesus que se entregou por nós; a água é sinal do Espírito Santo o qual recebemos no nosso Batismo. É a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação se derrama sobre  nós. O Batismo e a Eucaristia são sacramentos que nos fazem participantes da vida de Jesus. – Você crê que o sangue de Jesus tem poder para santificá-lo e purificar os seus pecados. – Você tem se apossado da nova vida que Jesus lhe concedeu ao derramar o Seu sangue na Cruz? – Você tem vivido na graça que recebeu no seu  Batismo, o Espírito Santo ou tem se esforçado, sozinho (a)?
Sobre as oferendas
Considerai, ó Deus, o indizível amor do coração do vosso amado Filho, para que nossas oferendas vos agradem e sirvam de reparação por nossas faltas. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio próprio
(Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade)
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Elevado na cruz, entregou-se por nós com imenso amor. E, de seu lado aberto pela naca, fez jorar, com água e o sangue, os sacramentos da Igreja, para que todos, atraídos ao seu coração, pudessem beber, com perene alegria, na fonte salvadora. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos à multidão dos anjos e dos santos, cantando (dizendo) a uma só...
Antífona da comunhão: Diz o Senhor: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Daquele que crê em mim, brotarão rios de água viva (Jo 7,37s).
Depois da comunhão
Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor e, sempre voltados para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por Cristo, nosso Senhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário