domingo, 2 de dezembro de 2012


DIA 2 DE DEZEMBRO - DOMINGO

I SEMANA DO ADVENTO
(ROXO, CREIO, PREFÁCIO DO ADVENTO I – I SEMANA DO SALTÉRIO)

Antífona da entrada: A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).
Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Jeremias 33,14-16)
Leitura do livro do profeta Jeremias.
33 14 “Eis que outros dias virão.
15 E nesses dias e nesses tempos farei nascer de Davi um rebento justo que exercerá o direito e a eqüidade na terra.
16 Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça”.
Palavra do Senhor.

Reflexão Pessoal -  1ª. leitura Jeremias 33, 14-16 – “A semente da justiça é a Salvação”

Por intermédio do profeta Jeremias Deus nos dá a garantia dos bens futuros e nos assegura a semente da Sua justiça que é a Salvação de Jesus. Jesus é O descendente de Davi, Aquele que planta em nós o Amor de Deus. É este Amor em nós que nos fará ser justos e confiantes sobre a terra. A justiça de Deus para o homem é a Salvação. Deus não quer que se perca nenhum dos Seus filhos, portanto, para nós é motivo de alegria sabermos que não estamos sós, que há Alguém que faz toda a diferença na nossa vida. Para Deus é justo que sejamos felizes, desde já, vivendo na santidade e no cumprimento da Sua Palavra. – O que você está esperando para apossar-se da promessa de Deus? – Você já tem experimentado a Salvação?
Salmo responsorial 24/25
Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma! 
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação!

O Senhor é piedade e retidão
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor
para quem guarda sua aliança e seus preceitos.
O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua aliança.
Salmo 24 – “Senhor, meu Deus, a vós elevo a minha alma!”

Para quem guarda a aliança e os preceitos de Deus, o caminho, são a verdade e o amor. Quando nos voltamos para Deus Ele nos mostra os Seus caminhos e, se os seguirmos, não seremos confundidos pelos atalhos, porque o Caminho do Senhor é a Verdade que nos liberta e que nos salva. Deus faz uma aliança com cada um de nós que eleva para Ele a sua alma.
Leitura (1 Tessalonicenses 3,12-4,2)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
3 12 Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens, como é o nosso amor para convosco.
13 Que ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos!
4 1 No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus - e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais.
2 Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.
Palavra do Senhor.
2ª. leitura – 1 Tessalonicenses – 3, 12—4,2 – “ progredir no amor”

São Paulo nos dá a dica para crescermos na busca da santidade sem defeito aos olhos de Deus e nos exorta a seguirmos o seu próprio exemplo: que o amor que cultivamos com todos os nossos irmãos aumente e transborde sempre mais. Esse é o objetivo, essa é a meta do santo: perseguir o Amor de Deus que é o amor perfeito. É certo que nós somos imperfeitos (as), porém diante de Deus valerá a nossa luta para progredirmos no amor, partindo do nosso amor imperfeito e nos apossando do Amor Eterno e perfeito do Pai que em nós vai cada vez mais aumentando. Seguido essas instruções, com certeza estaremos agradando a Deus. – Você acha que pode mostrar ao mundo a face de Jesus? – Jesus é o Filho perfeito do Pai, você poderia imitar essa perfeição? – Como você acha que é Jesus? – Quais são as características Dele que você pode imitar?
Evangelho (Lucas 21,25-28.34-36)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
21 25 Disse Jesus a seus discípulos: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas.
26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas.
27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade.
28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.
34 Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.
35 Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem”.
Palavra da Salvação.
Evangelho Lucas 21, 25-28.34-36 – “ de pé diante do Filho do Homem”

Jesus nos exorta a ficarmos atentos (as) aos fatos e acontecimentos que ocorrem no mundo e ao nosso redor, para que possamos esperar com perseverança a Sua segunda vinda, cheio de glória e de poder a fim de instaurar definitivamente o Seu reino no meio de nós.  O mundo será renovado e o reino de Deus definitivamente será estabelecido quando Jesus voltar. Assim, Ele  nos dá indícios claros que preanunciam a sua vinda: fenômenos na natureza, sinais no sol, na lua e nas estrelas, angústia, aflição, pavor. Sabemos que na nossa incapacidade humana nunca poderemos vencer os desafios, mas a expectativa da chegada de Jesus que vem nos libertar de todas as misérias é quem nos faz ter esperança, porque Ele mesmo nos afirma: “quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima!” Será que nós teremos que esperar um momento certo para ver essas coisas acontecerem? A nossa expectativa deve ser perene, nunca deveremos baixar a guarda e deixar que o mundo nos envolva com seus cuidados. Pelo contrário, em obediência a Palavra de Jesus, precisamos ficar atentos e orar a todo o momento para ficarmos de pé diante do Filho do Homem! – Você percebe algum indício de que estas coisas já estão acontecendo? – Você tem medo ou esperança? – Você tem se envolvido muito com o mundo? – Você espera a vinda do Filho do Homem? 
Comentário ao Evangelho
SEJAM VIGILANTES! A exortação de Jesus à vigilância visava criar, no coração de seus discípulos, a atitude correta de quem deseja acolher o Senhor que vem. A incerteza da hora poderia ter como efeito desviá-los do caminho certo, levando-os a se afastarem, perigosamente, do Reino.
Vigiar significa por em prática as palavras de Jesus, especialmente o mandamento do amor. Significa enfrentar a tentação do egoísmo, que leva o discípulo a convencer-se da inutilidade de fazer o bem. Significa acreditar que vale a pena lutar para construir o Reino, a exemplo de Jesus, num mundo onde a injustiça e a maldade parecem falar mais alto. Significa estar sempre disposto a perdoar e a se reconciliar, revertendo a espiral da violência que assume proporções sempre maiores.
A vigilância cristã é perseverante e se alimenta da esperança. A pessoa vigilante não se abate, ainda que a realidade seja desesperadora. O discípulo do Reino sabe olhar para além da História e contemplá-la na perspectiva de Deus, segundo o ensinamento de Jesus. A vigilância, portanto, faz com que ele não seja esmagado pelo peso da história humana. Pelo contrário, o permite descobrir nela uma lógica inacessível para quem não tem fé.
O discípulo esforça-se para não se deixar vencer pelo sono da infidelidade ao Senhor e ao Reino. Ser encontrado, assim, seria a sua ruína.

Oração
Senhor Jesus, que eu esteja vigilante à tua espera, para ser encontrado perseverante no amor e cheio de esperança de ser acolhido por ti.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Sobre as oferendas
Recebei, Ó Deus, estas oferendas que escolhemos entre os dons que nos destes, e o alimento que hoje concedeis à nossa devoção torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: O Senhor dará a sua bênção, e nossa terra, o seu fruto (Sl 84,13).
Depois da comunhão
Aproveite-nos, Ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário