domingo, 11 de setembro de 2011

Reflexão Sobre o Dízimo - Tire Suas Dúvidas - Parte I


 Reflexão Sobre o Dízimo - Tire Suas Dúvidas - Parte I

O que é o dizimo?
Dízimo é a devolução a Deus, através de nossa comunidade, de uma parcela de todos os nossos rendimentos em forma de ação de graças pelo muito que d’Ele recebemos.Tudo o que temos e somos vem de Deus. Nós somos apenas meros administradores do que recebemos de sua infinita bondade. Por isso, contribuir com o Dízimo é obedecer a um preceito do Senhor. “Trazei o Dízimo ao Templo do Senhor” (Ml 3:10).
Eu tenho obrigação de devolver o Dízimo?
Sim. O Dízimo é um compromisso seu, individual e intransferível, com Deus, com a Igreja e com os pobres. É uma obrigação assim como amar a Deus e aos irmãos. O amor não é imposto, a contribuição do Dízimo também não pode ser. Deve ser a própria consciência de quem ama a Igreja que determina a obrigação de ser dizimista.

Onde devo devolver o Dízimo?
O Dízimo pertence a Deus, e se pertence a Deus eu devo levá-lo á Igreja onde participo, onde eu celebro a minha fé com os irmãos da comunidade. Como está escrito: “Então, ao lugar que o Senhor, vosso Deus, escolheu para estabelecer nele o seu nome, ali levareis todas as coisas que vos ordeno: vossos holocaustos, vossos sacrifícios e vossos dízimos, vossas primícias e todas as ofertas escolhidas que tiverdes prometido por voto ao Senhor” (Dt 12:11) Algumas paróquias cobram o Dízimo através de boletos bancários, outras cobram nas casas. Isto deveria ser feito de outra forma, porque a Palavra de Deus é clara e não deixa nenhuma dúvida. O Dízimo é participação e se eu participo da minha comunidade não há porque entregar em outro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário