segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA 12/9

 Leituras Relacionadas ao dia 12/09/2011 - CNBB
Verde. 2ª-feira da 24ª Semana Tempo Comum

2ª Leitura - 1Tm 2,1-8
Recomendo que se façam orações a Deus por todos
os homens. Deus que quer que todos sejam salvos.
Leitura da primeira Carta de São Paulo a Timóteo 2,1-8
Caríssimo:1Antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações,súplicas e ações de graças,por todos os homens;2pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos,a fim de que possamos levar uma vida tranqüila eserena, com toda piedade e dignidade.3Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador;4ele quer que todos os homens sejam salvose cheguem ao conhecimento da verdade.5Pois há um só Deus,e um só mediador entre Deus e os homens:o homem Cristo Jesus,6que se entregou em resgate por todos. Este éo testemunho dado no tempo estabelecido por Deus,7e para este testemunhoeu fui designado pregador e apóstolo,e - falo a verdade, não minto -mestre das nações pagós na fé e na verdade.8Quero, portanto, que em todo lugaros homens façam a oração,erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 27 (28),2. 7. 8-9 (R. 6)
R. Bendito seja o Senhor, porque ouviu o clamor da minha súplica!

2Escutai o meu clamor, a minha súplica, *
quando eu grito para vós;
quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos *
para o vosso santuário.R.
7Minha força e escudo é o Senhor; *
meu coração nele confia.
Ele ajudou-me e alegrou meu coração; *
eu canto em festa o seu louvor.R.
8O Senhor é a fortaleza do seu povo *
e a salvação do seu Ungido.
9Salvai o vosso povo e libertai-o; *
abençoai a vossa herança!
Sede vós o seu pastor e o seu guia *
pelos séculos eternos!R. 


Evangelho - Lc 7,1-10
Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,1-10
Naquele tempo:1Quando acabou de falar ao povo que o escutava,Jesus entrou em Cafarnaum.2Havia lá um oficial romanoque tinha um empregado a quem estimava muito,e que estava doente, à beira da morte.3O oficial ouviu falar de Jesuse enviou alguns anciãos dos judeus,para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.4Chegando onde Jesus estava,pediram-lhe com insistência:"O oficial merece que lhe faças este favor,5porque ele estima o nosso povo.Ele até nos construiu uma sinagoga."6Então Jesus pôs-se a caminho com eles.Porém, quando já estava perto da casa,o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus:"Senhor, não te incomodes,pois não sou digno de que entres em minha casa.7Nem mesmo me achei dignode ir pessoalmente ao teu encontro.Mas ordena com a tua palavra,e o meu empregado ficará curado.8Eu também estou debaixo de autoridade,mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens.Se ordeno a um : "Vai!", ele vai;e a outro: "Vem!", ele vem;e ao meu empregado "Faze isto!", e ele o faz"."9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado.Virou-se para a multidão que o seguia, e disse:"Eu vos declaro que nem mesmo em Israelencontrei tamanha fé."10Os mensageiros voltaram para a casa do oficiale encontraram o empregado em perfeita saúde.Palavra da Salvação.


Reflexão - Lc 7, 1-10
Uma coisa é a fé em si, e outra coisa é como ela se expressa. Para muitos, a fé em si nem sequer é percebida, de modo que existe uma necessidade muito grande de ritualismo e de formas exteriores de expressão da fé. Quem tem verdadeiramente fé em Jesus, acredita na autoridade do seu nome e na força da sua Palavra, e não necessita de manifestações exteriores para acreditar na eficácia da sua ação. Deste modo, todos nós somos convidados a reconhecer que a grandiosidade da fé do Centurião que acreditou plenamente no poder da Palavra de Jesus e não exigiu dele nenhum rito ou gesto exterior e, porque acreditou, foi atendido naquilo que desejava.


LEIA MAIS EM NOSSA PÁGINA! CLICK AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário