quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO



É TEMPO DE ABRAÇAR O NOVO
 (Eclesiastes 1, 1-10)
 Palavras de Coélet,  filho de David, rei de Jerusalém. Ó suprema fugacidade, ó suprema fugacidade! Tudo é fugaz! Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol? Geração vai,  geração vem, e a Terra permanece sempre a mesma. O Sol levanta-se, o Sol põe-se, voltando depressa para o lugar de onde novamente se levantará. O vento sopra para o Sul, depois gira para o Norte e, girando e girando vai dando as suas voltas. Todos os rios correm para o mar, e o mar nunca transborda; embora cheguem ao fim do seu percurso, os rios continuam sempre a correr. Toda a explicação fica a meio, pois o homem não consegue terminá-la. O olho não se farta de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. O que aconteceu de novo acontecerá; e o que se fez, de novo será feito: debaixo do Sol não há nenhuma novidade. Às vezes, ouvimos dizer: “Vede, aqui está uma coisa nova! Mas ela já existiu em outros tempos, muito antes de nós.   

 Abrem-se as portas do Ano de 2012 e já começamos a criar expectativas do que acontecerá, de como viveremos, se seremos bem sucedidos nos nossos projetos, se alcançaremos os nossos sonhos, se … se… se… 
O autor do Livro do Eclesiastes descreve para nós o cenário de tudo que ocorre debaixo do sol, em todos os dias desde sempre e até os dias vindouros. Fazendo uma análise superficial nós corremos o risco de pensar que nada irá mudar, que o nosso destino já está traçado e acontecerá dentro da rotina e da mesmice.
No entanto, a Palavra de Deus é a nossa bússola e a Luz que ilumina o nosso porvir. Se mergulharmos na Sua mensagem com certeza iremos compreender, assimilar e acolher todos os acontecimentos, bons ou não, pelos quais atravessaremos numa perspectiva promissora.
Realmente, todas as coisas que foram criadas por Deus seguem um encaminhamento natural de acordo com o que Ele projetou e determinou. Ninguém pode contestar nem tampouco, explicar o porquê.  Ao nosso redor tudo continua como era antes!
Entretanto, o que poderá fazer a diferença é a nossa participação ativa e consciente na realização do Plano de Deus para a nossa vida e para a vida de toda a humanidade.
Deus nos cumulou de saber e inteligência, criou em nós a ciência do espírito e encheu o nosso coração de sabedoria.” (Eclo 17, 5b.6)  Assim sendo, nunca poderemos encarar os fatos e acontecimentos da nossa vida como se fôssem coisas já previstas às quais não podemos mudar.
 A nossa vida é como  o percurso que  se faz todos os dias pelo mesmo caminho,  seguindo a orientação de um GPS. O roteiro é o mesmo, mas a paisagem muda de acordo com o nosso olhar e conforme o que observamos de novo.  Precisamos estar atentos à mudança e abraçar o Novo que Deus coloca à nossa frente como um desafio a ser superado.
 O Sol, o Vento, os Rios e o Mar estarão sempre ao nosso dispor e para nosso proveito. Os nossos olhos e ouvidos nunca cansarão de ver e ouvir ao que é belo e agradável ao nosso viver.
Por isso, é TEMPO DE ABRAÇAR O NOVO que Deus preparou para nós desde a criação do mundo.
É TEMPO DE ABRIR AS PORTAS, DE QUEBRAR AS RESISTÊNCIAS!
É TEMPO DE VOLTAR A SER FELIZ!
É TEMPO DE LOUVAR A DEUS POR TUDO O QUE ELE PREPAROU PARA VIVENCIARMOS NO ANO DE 2012 com
ALEGRIA, ÂNIMO E DISPOSIÇÃO!
 FELIZ ANO NOVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário