domingo, 12 de fevereiro de 2012

12/02/12 – VI Domingo do tempo comum

12/02/12 – VI Domingo do tempo comum


1ª. Leitura – 2 Reis 5, 9-14
“Naqueles dias, Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu.  Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no rio Jordão, que tua carne será curada e ficarás limpo”.  Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber, levantando-se para invocar o nome do SENHOR, seu Deus; e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo’”. Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado. Sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado”.
 Reflexão Pessoal – “rio do Espírito Santo”
Naamã representa cada um de nós, seres humanos, quando ainda não conhecemos a metodologia de Deus nem o modo simples com que Ele intervém na nossa vida. Desejamos atenção especial e entendemos que os milagres só podem acontecer por meio de intervenções de pessoas “poderosas” que devem ter contato conosco, e se possível, somente para nós. Eliseu lhe sugeriu uma prática muito simples, apenas mergulhar sete vezes no rio Jórdão, mas Naamã duvidou! Hoje, se fôssemos procurar por Eliseu, ele também deveria nos sugerir que mergulhássemos sete vezes nas águas do Espírito Santo frequentando o Sacramento da Penitência e, com certeza, nós conseguiríamos a graça do perdão de Deus que nos cura e liberta do pecado. O rio Jordão, hoje é o Espírito Santo de Deus que nos lava, nos purifica, nos santifica, nos restaura e nos dá vida nova. No entanto, precisamos ser perseverantes, persistentes e nunca desistir. Sete é um número que representa a perfeição, portanto, uma busca perene de santidade. A lepra é o nosso pecado que nos adoece, nos paralisa e desarmoniza a nossa vida. Naamã teve a ajuda dos seus servos, pessoas simples que lhe abriram os olhos e, apesar de contrariado, ele foi, mergulhou no Jordão e ficou curado. Nós também temos a ajuda dos sacerdotes, dos ministros de Deus aqui na terra que em Nome de Jesus, nos mandam mergulhar no Espírito Santo, nos perdoam e temos a nossa alma restaurada e a graça de Deus nos torna como criancinhas purificadas. Portanto, que possamos com perseverança fazer a experiência de mergulhar nas águas do Espírito Santo pelo sacramento da Penitência e Reconciliação e nós, também, ficaremos puros como a neve. – Você acha que precisa ser purificado (a)? – A quem você procura quando se sente triste, deprimido, desanimado? – O pecado tem feito algum mal na sua vida? – Você procura sempre mergulhar no Jórdão, isto é, procurar as águas do Espírito Santo no Sacramento da Reconciliação?


Salmo 31 – “Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio”

Se confessarmos os nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar e restaurar o nosso corpo e o nosso espírito. O perdão do Senhor nos revigora a alma e nos devolve a alegria de viver. O reconhecimento do nosso ser pecador é o primeiro passo para o perdão do Senhor. Somos homens e mulheres justos quando nos submetemos ao julgamento de Deus e imploramos a Ele o perdão das nossas faltas. Assim a nossa alma cantará jubilosa, salmos de louvor e de gratidão. Experimente confessar os seus pecados e você fará o teste.


2ª. leitura – 1 Coríntios 10, 31-11,1 -  Fazer tudo para a glória de Deus ”

São Paulo nos orienta a viver uma vida completamente voltada para Deus e a pô-Lo no centro dos nossos empreendimentos. “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.Assim fazendo nós não precisamos nos restringir de nada, mas a considerar que todas as coisas que acontecem na nossa vida são para a glória de Deus. Deste modo, nós colocamos o Senhor no núcleo das nossas ações e dos nossos ideais. Fazer tudo para a glória de Deus é dar a Ele graças e louvores em cada momento da nossa vida distinguindo a sua graça e a Sua bênção e providência nos mínimos detalhes dos acontecimentos. Comendo, bebendo, trabalhando, dançando, viajando, dormindo, sonhando, a nossa vida é um dom de Deus e é para Ele que nós devemos oferecê-la. Jesus irá ficar muito feliz se assim nós começarmos a pensar, porque o Seu maior desejo é participar de todos os momentos da nossa vida, muito perto de nós, nos ensinando, nos orientando e caminhando conosco no nosso dia a dia. – Você pensa em Deus a todo o momento ou somente quando está em oração? – Para você o que significa orar sem cessar? – Como é o seu comportamento longe da comunidade quando você participa dos eventos sociais? – Você tem feito lá também tudo para glória de Deus?


Evangelho -   Marcos 1, 40-45 –  “cheio de compaixão

Chama-nos a atenção nesta passagem o modo como Jesus tocou o leproso: “cheio de compaixão”. A lepra, naquele tempo era uma doença incurável e o leproso era discriminado e considerado uma pessoa amaldiçoada. Jesus, porém, não tinha para com os leprosos olhar de reprovação, nem discriminação ou tampouco quando abordado por eles mostrava-se superior, mas os olhava com indulgência e compaixão. O leproso hoje somos nós, o pecador que se aproxima de Jesus consciente do seu pecado, mas confiante na misericórdia do Pai. Do mesmo modo também Jesus olha para cada um de nós que arrependido, se aproxima dele com confiança, e cheio de compaixão estende a Sua Mão para nos tocar. Jesus age hoje como agia no tempo em quem andava por aqui. Quando acreditamos, pedimos, suplicamos, de coração, Ele realiza. No entanto, é importante também para nós percebermos que o leproso colocou como condição o querer de Jesus.  Precisamos abrir a nossa boca e o nosso coração diante de Jesus para manifestar a Ele os nossos desejos, contudo, devemos fazê-lo de acordo com a vontade de Deus para nós.   Jesus nos olha, acolhe a nossa fraqueza, a nossa limitação, mas nós temos que reconhecer: “se queres, tens o poder de curar-me”!    Esta é a maneira certa para pedirmos as coisas a Deus. Deus sempre quer nos curar, na hora certa, Ele age. Ele nos conhece, sabe dos nossos motivos e nos perdoa, porém nos alerta: “vai, mostra-te ao sacerdote e oferece algo pela tua purificação”. Não estamos isentos de procurarmos um sacerdote pelo fato de sabermos que Jesus já nos perdoou no coração.  Cheios da graça e do amor de Deus nós também sairemos apregoando o nome de Jesus por onde andarmos. – Você pede a vontade de Deus ou se limita a pedir só o que acha que lhe convém?– Você costuma contar pra todo mundo as maravilhas que Deus realiza em você?    - Você tem recebido graças de Deus? – Existe algum “leproso” que precisa do seu olhar de compaixão? Pergunte a Jesus o que você poderá fazer por ele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário