sexta-feira, 30 de março de 2012

São João Clímaco

 São João Clímaco

30 de Março


A- A+

São João ClímacoNasceu na Palestina em 579, dentro de uma família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando a ele uma ótima formação literária.

Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali no mosteiro viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou os bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade.

Foi atacado diversas vezes por satanás, vivendo um verdadeiro combate espiritual.

São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas Santas Missas.

Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.

São João Clímaco, rogai por nós!




Liturgia Diária DIA 30 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA


DIA 30 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA

V SEMANA DA QUARESMA
(ROXO, PREFÁCIO DA PAIXÃO I – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Tende piedade de mim, Senhor, a angústia me oprime. Libertai-me das mãos dos inimigos e livrai-me daqueles que me perseguem. Não serei confundido, Senhor, porque vos chamo (Sl 30,10.16.18).
Oração do dia
ORAÇÃO DO DIA Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços dos pecados que em nossa fraqueza cometemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Jeremias 20,10-13)
Leitura do livro do profeta Jeremias.
20 10 Ouço as invectivas da multidão: “Cerca-nos o terror! Denunciai-o! Vamos denunciá-lo!” Os que eram meus amigos espiam-me agora os passos. “Se cair em abusos, tiraremos vantagem, e dele nos vingaremos”.
11 O Senhor, porém, está comigo, qual poderoso guerreiro. Por isso, longe de triunfar, serão esmagados meus perseguidores. Sua queda os mergulhará na confusão. Será, então, a vergonha eterna, inesquecível.
12 Senhor, Deus dos exércitos, vós que sondais o justo, e que escrutais os rins e os corações, concedei-me o poder de contemplar a vingança que deles ides tirar! Pois em vossas mãos depositei a minha causa.
13 Cantai ao Senhor, glorificai-o, porque salvou a vida do miserável das mãos do mau.
Palavra do Senhor. 

Reflexão Pessoal – Jeremias 20, 10-13 – “ a provação é um exercício de fé!”
Durante a nossa vida, no decorrer da nossa peregrinação aqui na terra nós também somos perseguidos (as) de diversas formas.  A certeza de que o Senhor está do nosso lado como forte guerreiro, a fé de que Ele conhece todas as nossas dificuldades, far-nos-á   ficar de pé e esperar que todos os nossos perseguidores sejam vencidos.    Algumas vezes sofremos os efeitos da infâmia, da maledicência das pessoas e somos condenados (as) injustamente. Outras vezes, os que nos perseguem não são propriamente as pessoas, mas os nossos sentimentos maus, os nossos pensamentos, os nossos desejos carnais que nos impedem de sentir a presença de Deus sempre do nosso lado. Quando nos propomos a levar uma vida justa de acordo com a vontade de Deus, nós também somos perseguidos (as) e atribulados (as).   Sempre há alguém que não nos compreende e nos observa para nos ver cair em alguma falta ou nos denuncia nos aponta os erros e por isso, mesmo vivendo a justiça e fazendo a vontade do Senhor nós somos perseguidos. No entanto, erroneamente pensamos que o homem justo não é provado e que a falta de perseguição é prova da proteção de Deus. O homem justo é provado justamente porque é um instrumento de Deus para a salvação do mundo e o mundo foi entregue àquele que é injusto. Os justos estão aqui como prova de que justo para Deus é que todos sejam como Ele. A diferença, porém, está em que o homem justo confia no auxílio de Deus para libertá-lo das mãos do inimigo; “Mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso os que me perseguem cairão vencidos!” A injustiça nunca prevalecerá na vida da pessoa que espera no Senhor. Deus vê os sentimentos do nosso coração, conhece as nossas intenções e só nos prova até o ponto em que podemos suportar a provação, para o nosso fortalecimento e crescimento espiritual. – Você também tem sido provado (a) pelo mundo injusto? – Em quem você tem colocado a sua confiança? – Em que você tem contribuído em razão de um mundo mais justo e mais fraterno? – Você também pode estar sendo perseguido (a) pelos seus sentimentos?
Salmo responsorial 17/18
Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
e ele escutou a minha voz.
Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força,
minha rocha, meu refúgio e salvador!

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,
minha força e poderosa salvação,
sois meu escudo e proteção: em vós espero!
Invocarei o meu Senhor: a ele a glória!
E dos meus perseguidores serei salvo!

Ondas da morte me envolveram totalmente,
e as torrentes da maldade me aterraram;
os laços do abismo me amarraram
e as própria morte me prendeu em suas redes.

Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
e elevei o meu clamor para o meu Deus;
de seu templo ele escutou a minha voz
e chegou a seus ouvidos o meu grito. 
Salmo 17 – “Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz!”

O salmista abre o seu coração a Deus e faz uma declaração de amor e de reconhecimento à ação do Senhor na sua vida. Força, refúgio e salvação, escudo e proteção. A cada momento nós precisamos também desfilar diante de nós as obras de Deus na nossa vida e reconhecer as maravilhas que Ele tem nos proporcionado. Os nossos perseguidores estão dentro de nós mesmos (as) e o Senhor os (as) conhece como ninguém. Por isso, é a Ele que nós devemos invocar e por Ele clamar na hora em que somos tentados (as) e perseguidos (as).
Evangelho (João 10,31-32)
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo .
10 31 Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para apedrejar Jesus.
32 Disse-lhes Jesus: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?”
33 Os judeus responderam-lhe: “Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus”.
34 Replicou-lhes Jesus: “Não está escrito na vossa lei: ‘Eu disse: Vós sois deuses’?
35 Se a lei chama deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (ora, a Escritura não pode ser desprezada),
36 como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o Filho de Deus?
37 Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais.
38 Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39 Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos.
40 Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu.
41 Muitos foram a ele e diziam: “João não fez milagre algum,
42 mas tudo o que João falou deste homem era verdade”. E muitos acreditaram nele.
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 10, 31-42 – “As obras de Jesus testemunhavam o poder de Deus”

As coisas de Deus são difíceis de ser acolhidas com a mentalidade humana. O homem se apega ao superficial e transitório e não assimila a mensagem que vem do céu, porque é limitado e pecador. Os judeus queriam apedreja Jesus porque Ele falava que era o Enviado e Filho de Deus. Mesmo realizando as obras que o Pai lhe mandara realizar, e das quais as Escrituras prenunciavam os  judeus não acolheram a Sua Salvação que também foi anunciada pelos profetas.  As obras de Jesus, no entanto, testemunhavam o poder de Deus que se manifestava nos prodígios e milagres que
Ele operava.   Se, até aos homens, a Escritura se refere como deuses àqueles que escutam a Palavra de Deus, imagine Aquele que faz as obras de Deus!    Muitas vezes, na nossa vida também acontece isso, quando nos propomos a fazer alguma coisa boa e justa aos olhos de Deus. Não nos olham pelo que fazemos de bom, mas pelo que refletimos de grandioso. Quando alcançamos sucesso e prosperidade, nós também vivemos situações que despertam a inveja e o despeito de pessoas que não compreendem o verdadeiro sentido do que estamos empreendendo. Por outro lado, nós, como os judeus,  também na nossa caminhada, muitas vezes, não assumimos Jesus como nosso Senhor e Salvador, porque nos detemos no superficial e esquecemo-nos do essencial: Jesus veio a terra para nos salvar e nos trazer vida nova. Muitos de nós continuamos na mesmice e na mediocridade, esperando por “alguém que ficou de vir”. No entanto, aqueles que acreditam que Jesus é o Enviado do Pai para lhe dar vida nova têm a sua história transformada. – E você, costuma se apegar aos detalhes e esquece o que é essencial? – Você se considera realmente imagem e semelhança de Deus? – Qual é a faceta de Jesus que você pode dizer que tem? – Você sabia que Deus quer ver em nós, refletida, a imagem do Seu Filho Jesus?

Comentário ao Evangelho
SOU O FILHO DE DEUS 
A intimidade que Jesus mostrava ter com seu Pai constituía o ponto central do atrito com seus adversários. Na história de Israel, pontilhada de pessoas piedosas, jamais alguém havia manifestado estar tão próximo de Deus, como Jesus afirmava estar. Por isso, seus adversários não sabiam como tratá-lo. Preferiram apedrejá-lo, para se verem livres de sua presença incômoda.
E isto, não porque Jesus fosse arrogante e orgulhoso, e se prevalecesse de um poder que as outras pessoas não possuíam. Em verdade, ele não exigia para si um tratamento especial, por sua condição divina, nem tinha ambições políticas de tomar o poder, e submeter o povo a seus caprichos. Pelo contrário, o projeto de Jesus opunha-se a tudo isto.
O Mestre irritava os seus adversários, porque se recusava a aderir a uma das facções religiosas existentes. Pelo contrário, criticava-as e denunciava-lhes as incoerências. E tais denúncias eram feitas com uma autoridade, até então, desconhecida, que Jesus atribuía ao Pai.
Por outro lado, seus adversários pensavam estar agindo perfeitamente de acordo com a vontade de Deus. Conseqüentemente, não podiam aceitar que alguém, invocando a autoridade divina na condição de Filho, pudesse lançar-lhes em face acusações tão severas.
A situação de Jesus era extremamente perigosa diante de seus adversários. Entretanto, não teve medo de enfrentá-los, mesmo sabendo que podia ser eliminado por eles. 
Oração
Espírito do Filho, livra-me da dureza de coração, que não me deixa reconhecer a filiação divina de Jesus. 
Sobre as oferendas
Concedei, ó Deus de misericórdia, que sempre sirvamos dignamente o vosso altar, de modo que, participando dele, alcancemos a eterna salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Jesus carregou nossos pecados em seu corpo, sobre a cruz, a fim de que, mortos para nossas faltas, vivamos para a justiça; fomos curados pelas suas chagas (1Pd 2,24).
Depois da comunhão
Sejamos sempre protegidos, ó Deus, pelo sacrifício que recebemos; que ele afaste sempre de nós toda espécie de pecado. Por Cristo, nosso Senhor.




quarta-feira, 28 de março de 2012

Liturgia Diária DIA 28 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA


DIA 28 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA

V SEMANA DA QUARESMA
(ROXO, PREFÁCIO DA PAIXÃO I – OFÍCIO DO DIA DA I SEMANA)

Antífona da entrada: Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais! (17,48s)
Oração do dia
Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Daniel 3,14-20.24.49.91-92.95))
Leitura da profecia de Daniel.
3 14 Nabucodonosor disse-lhes: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que recusais o culto a meus deuses e a adoração à estátua de ouro que erigi?
15 Pois bem, estais prontos, no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, da cornamusa e de toda espécie de instrumentos de música, a vos prostrardes em adoração diante da estátua que eu fiz? Se não o fizerdes, sereis precipitados de relance na fornalha ardente; e qual é o deus que poderia livrar-vos de minha mão?”
16 Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “De nada vale responder-te a esse respeito.
17 Se assim deve ser, o Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha ardente e mesmo, ó rei, de tua mão.
18 E mesmo que não o fizesse, saibas, ó rei, que nós não renderemos culto algum a teus deuses e que nós não adoraremos a estátua de ouro que erigiste”.
19 Então a fúria de Nabucodonosor desencadeou-se contra Sidrac, Misac e Abdênago; os traços de seu rosto alteraram-se e ele elevou a voz para ordenar que se aquecesse a fornalha sete vezes mais que de costume.
20 Depois deu ordem aos soldados mais vigorosos de suas tropas para amarrar Sidrac, Misac e Abdênago, e jogá-los na fornalha ardente.
24 Ora, estes passeavam dentro das chamas, louvando a Deus e bendizendo o Senhor.
49 Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo.
50 Fez do centro da fogueira como um lugar onde soprasse uma brisa matinal: o fogo nem mesmo os tocava, nem lhes fazia mal algum, nem lhes causava a menor dor.
91. Então Nabucodonosor, admirado, levantou-se precipitadamente, dizendo a seus conselheiros: “Não foram três homens amarrados que jogamos no fogo?” “Certamente, majestade”, responderam.
92. “Pois bem”, replicou o rei, “eu vejo quatro homens soltos, que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparência de um filho dos deuses”.
95. Nabucodonosor tomou a palavra: “Bendito seja”, disse, “o Deus de Sidrac, de Misac e de Abdênago! Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu”.
Palavra do Senhor. 
Reflexão Pessoal – Daniel –3,14-20.24.49.91-92.95 – “o louvor que liberta ”
O Senhor é poderoso! A nossa vida e sobrevivência estão entregues em Suas mãos. Se Ele quiser que passemos pelo fogo, nós provaremos da sua assistência e proteção e Ele também nos enviará um anjo para nos libertar do calor do fogo e nos refrescar. O exemplo dos jovens na fornalha ardente é uma motivação para que também nós possamos resistir diante dos reis deste mundo quando insistem em nos fazer propostas “alvissareiras” nos momentos em que enfrentamos os desafios do nosso dia a dia. Nesses momentos a melhor oração será o louvor. Louvar o Senhor na hora da tentação e da dificuldade   nos dá a certeza de que o anjo do Senhor também desceu para perto de nós e nos livrará da morte. Somos salvos e protegidos apesar das chamas nos rodearem e nos cercarem. Quem confia no Senhor nunca será confundido. Os três jovens submeteram-se até a morte, mas não se deixaram seduzir pelo rei  confiando no Senhor que não os deixou morrer.   Assim como eles se rejeitaram a adorar aos deuses do rei e foram presos por Amor à causa do Senhor dando um verdadeiro testemunho de fidelidade à Lei de Deus, nós também podemos fazê-lo, pois o Senhor tem poder para nos libertar. Há momentos na nossa vida em que nos sentimos encurralados (as) e não vemos saída, senão, a de cedermos às investidas do inimigo que nos acena com a “vida” e nos dá de bandeja, “a morte”.  Precisamos estar muito firmes e confiantes na Palavra de Deus que nos prometeu mandar um anjo para guardar  o nosso caminhar.  Assim como está escrito, acontecerá também a nós: “Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.” O rei Nabucodonosor se rendeu diante das evidências reconhecendo o poder de Deus e exaltando o Seu Nome. Assim também, nós despertamos as pessoas que não acreditam na intervenção de Deus quando desafiamos as práticas do mundo e nos mantemos fiéis ao Evangelho.   – Você já passou por alguma situação dessas? – Como você agiu: você caiu no “conto do vigário” ou enfrentou o rei confiando em Deus? – Essa história pode servir de lição para você?   -Em que momento da sua vida ou em que circunstância isso pode acontecer?
Salmo responsorial Dn 3
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, nome santo e glorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

No templo santo onde refulge a vossa glória.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
E em vosso trono de poder vitorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Sede bendito, que sondais as profundezas.
A vós louvor honra e glória eternamente!
E superior aos querubins vos assentais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Sede bendito no celeste firmamento.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Obras todas do Senhor, glorificai-o.
A ele louvor, honra e glória eternamente! 

Salmo – Daniel 3 – “ A vós louvor, honra e glória eternamente!”
Louvar e honrar a glória do Senhor é para nós um remédio muito eficaz. Eternamente, significa para sempre, por isso mesmo, em todas as ocasiões e por qualquer motivo nós devemos dar graças ao Senhor como fez Daniel na fornalha ardente. Faça hoje a sua oração de louvor imitando a Daniel e diante das obras que têm acontecido na sua vida repita também como ele: “a vós louvor, honra e glória, eternamente!”
Evangelho (João 8,31-42)
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
8 31 E Jesus dizia aos judeus que nele creram: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;
32 conhecereis a verdade e a verdade vos livrará”.
33 Replicaram-lhe: “Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: ‘Sereis livres’”?
34 Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.
35 Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre.
36 Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
37 Bem sei que sois a raça de Abraão; mas quereis matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós.
38 Eu falo o que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai”.
39 “Nosso pai”, replicaram eles, “é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
40 Mas, agora, procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isso Abraão não o fez.
41 Vós fazeis as obras de vosso pai”. Retrucaram-lhe eles: “Nós não somos filhos da fornicação; temos um só pai: Deus”.
42 Jesus replicou: “Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou”.
Palavra da Salvação. 

Evangelho – João 8, 31-42 – “a verdade que nos liberta”
Todos nós buscamos a verdade e ansiamos também por liberdade, por isso Jesus nos afirma que quem conhece a verdade é livre. A experiência com a Palavra de Deus é a única maneira para que sejamos verdadeiramente livres, porque Ela é a verdade que nos liberta. Com efeito, o legítimo discípulo de Jesus precisa permanecer na Sua Palavra, a fim de saber dar testemunho ao mundo de que Ele é o Filho de Deus enviado para nos libertar de toda escravidão. A Palavra de Deus nos tira da ignorância esclarecendo as nossas dúvidas e nos fazendo enxergar os sinais de esperança para a vida nova que o Senhor   nos oferece.   Jesus Cristo é a verdade do Pai para nós. Ele veio ao mundo para nos revelar a face de Deus e nos comunicar o jeito de ser do Pai, a fim de que possamos imitá-Lo já que fomos feito à Sua imagem e semelhança. Conhecer a verdade é ter experiência com o amor de Deus e ter conhecimento profundo dos Seus mistérios para a nossa vida. Há muitas coisas que  esperamos e almejamos alcançar, mas não temos a devida consciência de que é isto também que o Pai planejou para nós. Somente Jesus, porque conhece o Pai, pode nos revelar os segredos Ele nos deseja transmitir. Assim, pois, todos nós poderemos ser livres de nós mesmos (as), das nossas tendências pecaminosas e da nossa humanidade decaída pelo pecado, se permanecermos ligados a Jesus.   Em Jesus, fomos livres do pecado que antes nos escravizava. Quando temos um encontro pessoal com a Salvação de Jesus, ao mesmo tempo, fazemos  a experiência do amor e da misericórdia do Pai. Deus tem um plano de amor para cada um de nós, pessoalmente, e quando   começamos a percebe-lo e acolhe-lo, então vamos nos tornando mais livres da nossa vontade própria e dos nossos   projetos pessoais.  Também podemos afirmar com convicção: “somos filhos (as) de Abraão”, “somos filhos (as) da promessa de Deus!” Deus é o nosso Pai e nos deu a liberdade, por isso, somos filhos livres e emancipamos de nós mesmos (as)  para confiar somente em Jesus Cristo, que é CAMINHO, VERDADE E VIDA!    – Qual é a imagem que você tem de Deus, Pai? – O que Jesus veio ensiná-lo (a) em relação ao Pai? – Você conhece a verdade sobre si mesmo (a)? – Você se considera uma pessoa livre ou ainda é muito preso (a) aos seus planos e projetos pessoais?  – Você já começa a ter entendimento da verdade de Deus para sua vida?
Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas que nos destes a fim de que, oferecidas em vossa honra, possam tornar-se remédio para nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Deus nos transportou para o reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados (Cl 1,13s).
Depois da comunhão
Ó Deus, que o sacramento recebido nos seja um remédio do céu, para que expulse os vícios de nossos corações e nos mantenha sob a vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor.