terça-feira, 5 de junho de 2012

Corpus Christi




 DIA 07 DE JUNHO É DIA SANTO DE CORPUS CHRISTI! 
ATENÇÃO MORADORES DE MARINGÁ PARANÁ.

TODOS SOMOS CONVOCADOS A PARTICIPARMOS DA MISSA E PROCISSÃO DO SANTÍSSIMO, ÀS 16 HORAS NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES E SÃO JUDAS TADEU.
É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS ESTEJAMOS PRESENTES, POIS É UMA PROCISSÃO EM QUE ACOMPANHAMOS  O CORPO DE CRISTO EM ADORAÇÃO PERCORRENDO EM VOLTA DA IGREJA.
OBS: É A ÚNICA PROCISSÃO QUE A IGREJA DETERMINA QUE SEJA OBRIGATÓRIA!

(tradução dos Estudos do Oficio das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontifice)
Original em: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/details/ns_lit_doc_20100608_sac-corpus-domini_it.html
A solenidade do Corpo e do Sangue do Senhor, nas palavras do Papa Bento XVI, “convida-nos a contemplar o mistério supremo da nossa fé: a Santíssima Eucaristia, presença real do Senhor Jesus Cristo no Sacramento do Altar. Cada vez que o sacerdote renova o sacrifício eucarístico, na oração da consagração, ele repete: ” Este é o meu corpo … Este é o meu sangue . ” Ele diz emprestando sua voz, as mãos eo coração a Cristo, que quis permanecer conosco e ser o coração da Igreja “[1].
1. As origens da festa de Corpus Domini [2]
As origens remotas da festa de Corpus Christi estão no desenvolvimento do culto da Eucaristia durante a Idade Média. As disputas doutrinárias entre Pascásio Radberto († 865), e Ratramno de Corbie († 868), e especialmente entre Berengário de Tours († 1088) e Lanfranco de Pavia († 1089), levou a um esclarecimento da doutrina sobre a Presença Real de Cristo na Sacramento e, conseqüentemente, a uma mais amplamente sentida e adoração da Eucaristia.
No século XIII se manifesta um movimento mais amplo de devoção eucarística entre o povo e mesmo entre os teólogos, com um forte contributo da nova ordem franciscana. O IV Concílio de Latrão (1215), afirmando a doutrina da Igreja com a fórmula da transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo, levou a um maior desenvolvimento do culto eucarístico. O próprio Conselho prescrita a obrigação da comunhão pascal anual da Eucaristia e da carcaça em um lugar seguro [3]. Na liturgia difundir a prática de elevar a hóstia eo cálice durante a missa para os fiéis o desejo de ver e adorar as sagradas espécies.
A celebração solene de Corpus Domini , tal como a conhecemos hoje, é devido à inspiração religiosa Flamengo Santa Juliana de Cornillon (1191-1258). O festival, fundado na diocese de Liège, na Bélgica actual, em 1246, espalhou-se rapidamente, graças aos esforços do Flamengo James Pantaleone de Troyes, mais tarde eleito Papa Urbano IV (1261-1264). Ele incluiu a festa no calendário litúrgico com a General Bull Transiturus de hoc Mundo , 11 ago 1264 [4]. No entanto, devido a vários eventos, foi celebrada em toda a Igreja após o Concílio de Vienne (1311-1312).
De acordo com a vida de Santa Juliana, o próprio Cristo disse que o principal motivo para querer este novo partido, isto é, para lembrar a instituição do Sacramento do seu Corpo e Sangue de particularmente solene, que não foi possível em Quinta-feira Santa, quando o liturgia é marcada pelo lava-pés e da Paixão do Senhor. Este festival vai levar a um aumento de fé e de graça para os cristãos, que são incentivados a participar com mais cuidado com o que vivem, nos dias comuns, com menos devoção ou mesmo negligente.
A festa foi marcada para quinta-feira após a oitava de Pentecostes, a primeira vez quinta-feira após a Páscoa, de acordo com o calendário litúrgico de ” usus antiquior . A festa é tão claramente ligada à Quinta-Feira Santa, e manifesta o seu caráter essencial: “Na festa de Corpus Domini , a Igreja revive o mistério da Quinta-Feira Santa à luz da Ressurreição “[5].
2. Missa
Apesar de algumas dúvidas dos historiadores, foi confirmado por pesquisas recentes que a Missa e do Escritório de Corpus Christi foram compostas por Santo Tomás de Aquino, por ordem do Papa Urbano IV. A massa original permaneceu a mesma nas várias edições do Missale Romanum, até os anos cinquenta do século XX, com a exceção do Kyrie tropano [6] (retirado de uma fonte mais antiga), que havia desaparecido no Missal de São Pio V ( 1570).
Para a letra que você escolheu a canção do apóstolo Paulo sobre a criação da Eucaristia (1 Cor11:23-29) em uma versão mais curta do mesmo texto utilizado durante a Missa in Cena DominiQuinta-feira Santa (1 Cor 11,20-32). Este quadro também faz parte do Evangelho ( Jo 6,56-59) a partir do “discurso eucarístico” grande de Jesus, que segue o milagre dos pães.
Além das orações habituais e antífonas, a Missa contém uma longa seqüência, as canetas de Aquino, o Sion Lauda. Esta seqüência é um belo exemplo de como a lex credendi expressa nalex orandi , como Bento XVI menciona:
“Temos apenas cantado em seqüência:” Dogma datur Christianis , / quod carnem em trânsito panis, / et vinum em sanguinem – é a verdade cada cristão / transforma o pão em carne, / para o seu sangue o vinho “. Hoje nós reafirmamos a nossa fé na Eucaristia com o transporte, o mistério que é o coração da Igreja. [...] Assim, um dos Corpus Christi é uma festa única e é um encontro importante de fé e de louvor para cada comunidade cristã. Esta festa teve origem em um contexto histórico e cultural: ele nasce com o propósito específico de reafirmar abertamente a fé do Povo de Deus em Jesus Cristo, vivo e realmente presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É um festival criado para adorar, louvar e agradecer ao Senhor, que “continua a fazê-lo no sacramento da Eucaristia” até o fim “, mesmo a oferecer-nos o seu corpo eo seu sangue” ( SacramentumCaritatis , 1 ) “[7].
São Tomás de Aquino foi designado para a Missa de Corpus Domini o Prefácio do Natal do Senhor: “No mistério do Verbo encarnado apareceu aos olhos da nossa mente a nova luz do seu esplendor, porque conhecer a Deus de modo visível, por meio dele estamos extasiados para ‘amor de coisas invisíveis “[8]. Esta escolha é importante, pois estabelece uma ligação íntima entre o mistério da Encarnação e que da Transubstanciação: no Sacramento é real e substancialmente presente, o Cristo vivo, o Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
No Missale Romanum de 1962, que atualmente é legal para a forma extraordinária do Rito Romano, Prefácio da Natividade foi substituído com o Município. No entanto, em 1962, quatro novos prefácios foram aprovados para algumas dioceses, incluindo um prefácio do Santíssimo Sacramento também pode ser usado para o Corpus Domini .
No Missale Romanum de 1970 e edições posteriores típico textos eucological do partido ter permanecido essencialmente a mesma, mas foi atribuído o novo prefácio da Santíssima Eucaristia.A principal diferença é o enriquecimento das leituras de acordo com o ciclo de três anos (Ano A:Dt 8,2-3.14 b-16a, 1 Cor 10,16-17, Jo6,51-58, Ano B: Ex 24, 08/03, Hb 9,11-15, Mc 14,12-16.22-26, Ano C: em janeiro de 14,18-20, 1 Cor 11,23-26,Lc 9,11-17).
3. A Procissão
Em todo o mundo, o Corpus é marcada pela solene procissão eucarística após a missa. Mesmo neste contexto, a festa recomeçou a celebração da Quinta-Feira Santa, que termina com a procissão eucarística até o altar de repouso. Deve-se notar, no entanto, que a Quinta-Feira Santa procissão relembra o êxodo da Ceia do Senhor para a solidão do Monte das Oliveiras, onde ele foi traído por Judas, e, portanto, em si, um escuro e triste é a noite que leva à Paixão Sexta-feira Santa. Em vez disso, a procissão eucarística do Corpus Domini é realizada à luz alegre da Ressurreição. Em levar Cristo, o Sacramento por cidades e aldeias, prados e lagos, a Igreja está “quase em obediência ao convite de Jesus para” proclamar de cima dos telhados “o que ele nos disse em segredo (cf. Mt 10:27) . O dom da Eucaristia, os Apóstolos receberam do Senhor na intimidade da Última Ceia, mas foi para todos, todo o mundo “[9].
Na celebração solene de Corpus Domini , em muitas paróquias e comunidades católicas, expressa alegria na fé, na qual Bento XVI como teólogo e como papa, tem muitas vezes pensava: a força com que a verdade da fé cristã faz sua maneira de ser a alegria com que ela se manifesta. Esta alegria é uma alegria pascal, enraizada no fato de que Cristo ressuscitou dentre os mortos. A Igreja tem necessidade de aproveitar todo o esplendor de beleza, de expressar essa alegria suprema.
Não devemos cansar de insistir na prioridade do culto divino, ultrapassando assim uma interpretação restrita, legalista e moralista do cristianismo. Bento XVI dá o exemplo, porque é profundamente convencido de que “a lei ea moral não caminham juntos se não estiverem ancoradas no centro litúrgica e inspirar-se “[10]. Adoração, que se expressa de uma maneira particular na Missa e da procissão de Corpus Domini , é constitutiva da relação do homem com Deus e da existência humana no direito mundial.
*Neste Ano Sacerdotal , os ministros do Santíssimo Sacramento tem mais um motivo para voltar a meditar sobre a dignidade incomparável, que foram chamados por vocação divina. Os sacerdotes para ser ordenado tem uma referência fundamental e insubstituível para o poder de consagrar a Eucaristia. Por várias razões que são de fundo teológico para a alegria de todo cristão diante do dom da Eucaristia, o sacerdote acrescenta a sua forma – certamente imerecida humana – Cristo Sacerdote, que se torna realmente presente no Santíssimo Sacramento. Desejamos, portanto, aos sacerdotes de todo o mundo a experimentar a procissão de Corpus Christicomo um tempo de contemplação, adoração e reflexão sobre o grande mistério que sempre faz de novo presente o mundo através de suas mãos, ungidos com o santo crisma de um dia para se dedicar e tocar o corpo sacramental de Cristo.
*considera-se que o presente estudo foi escrito no decorrer do Ano Sacerdotal 2009-2010)
Notas
2) Cf. L. Pristas, “O Calendário e Corpus Christi: uma consideração histórica e teológica do Ano Sagrado da Igreja”, em Lang UM (ed.), O Gênio do Rito Romano: Perspectivas histórica, teológica e pastoral sobre a Liturgia Católica , Livros Hillenbrand, Chicago 2010, pp 159-178.
3) o IV Concílio de Latrão (1215), Constitutiones , 20. Chrismar et de Eucharistia sub noite conservanda : emConciliorum Oecumenicorum Decretos , p. 244.
4) Cf. DS 846-847.
5) Bento XVI, Homilia na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo SS.mo (26 de maio de 2005) . Hoje, em muitos países onde isto não é um feriado público quinta-feira, a festa do Corpus Domini é celebrada no domingo seguinte.
6) Esta expressão é uma invocação do ” Kyrie eleison “, acompanhada por um versículo introdutório chamado” tropo “, por exemplo:” Senhor, enviado pelo Pai para salvar os contritos de coração, tende piedade de nós -.Senhor, piedade . “
8) ” Quia mysterium nova mentis nostrae para Verbo Encarnado oculis lux infulsit Caritatis: ut dum Deum visibiliter cognoscimus para palpite no invisibilium amorem rapiamur ” .
10) J. Ratzinger, O Espírito da Liturgia , San Paolo, Cinisello Balsamo 2001, p. 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário