sábado, 16 de julho de 2011

PAI, MÃE E A AUTORIDADE ROUBADA



A paz!
Hoje fui ao mercado aqui da cidade para comprar algumas verduras para o nosso almoço e fui parado por várias pessoas que me cumprimentavam pela evangelização que fazemos. Dentre estas pessoas encontrei-me com uma senhora que disse gostar muito de assistir a Canção Nova, mas que só pode faze-lo quando seus filhos não estão em casa. E de vez em quando assistem escondidos dos filhos que não gostam do canal. Disse-me ainda que tem uma filha que a trata muito mal, para a mãe que é cristã acaba sendo uma dor muito grande.
Questionei-a onde estava sua autoridade materna e a autoridade do pai em sua casa. Ela me respondeu que eles a perderam a muito tempo e que são os filhos que mandam na casa. Fiquei estarrecido, entristecido e rezei por aquela senhora e disse ainda que ela e o marido voltassem a assumir a autoridade de pai e mãe que receberam de Deus e colocassem em prática novamente dentro de casa. (Ver Colossenses 3,18-21)
Disse a ela que há uma diferença entre autoridade paternal e autoritarismo paternal. 
O autoritarismo paternal são as ações realizadas pelos pais com exagero de sua autoridade. Uma ação que não visa o bem do filho e sim o descarrego de alguma insegurança do pai ou mãe sobre o filho, ou ainda de raivas que só deixam marcas.  
Já a autoridade paternal é um Dom dado por Deus, ou seja um presente dado por Deus a todos aqueles que tiveram a graça de serem pais. Esta autoridade visa o bem do filho, mesmo que em alguns momentos o prive de sua liberdade, mas que no futuro ser-lhe-a de grande valia. Esta autoridade é querida por Deus e que o inimigo de Deus e consequentimente nosso inimigo roubou dos pais e quer roubar de muitos pais.
Cada um tem que exercer seu papel dentro de casa. O catecismo da Igreja catolica no número 2207 diz que:”  A família é a célula originária da vida social. E a sociedade natural na qual o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações dentro dela constituem os fundamentos da liberdade, da segurança e da fraternidade no conjunto social. A família é a comunidade na qual, desde a infância se podem assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade.
A palavra do senhor nos diz “O Senhor glorificou o pai nos filhos e fortaleceu a autoridade da mãe sobre a prole. Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados; o que honra sua mãe é como quem junta um tesouro. Aquele que respeita o pai encontrará alegria nos filhos e no dia de sua oração será atendido. Aquele que honra o pai viverá muito, e o que obedece ao Senhor alegrará sua mãe (Eclo 3,2-6)”.
Pai e mãe assumam a autoridade que Deus lhes deu. Não tenha medo de exercer sua maternidade e paternidade com autoridade sobre seus filhos, pois eles não são donos do seu próprio nariz. Não tenha medo das ameaças de que sairão de casa, lembre-se de que muitos de nós fizemos esta ameaça e veja, mesmo os que sairam de casa nunca deixaram de amar seus pais. Se sairem de casa vão aprender o valor de morarem sozinhos e o valor que tem o pai e a mãe.
É uma enganação diabolica assumir uma autoridade dos filhos para com os pais. Mesmo na velhice os pais tem autoridade sobre os filhos. Não é a toa que Deus nos da um MANDAMENTO para honrar pai e mãe. O filho que o faz será feliz com seus filhos e terá uma familia feliz e abençoada.
Aos filhos digo isto, horem aos seus pais e não dêem ouvidos e nem vejam pelas midias e familias desestruturadas como vivem pais e seus filhos. Vejam como a biblia fala sobre o modo como devem agir os filhos em relação aos seus pais. Faça isto e será abençoado e feliz. (Veja Efésios 6,1-4)
Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida. Mesmo se seu entendimento faltar, sê indulgente com ele, não o menosprezes, tu que estás em pleno vigor… E como um blasfemador aquele que despreza seu pai, e um amaldiçoado pelo Senhor aquele que irrita sua mãe (Eclo 3,12.16).
Por fim, me despedi e ela saiu muito feliz por saber que Deus tudo pode realizar em sua familia com autoridade devolvida a ela e seu esposo.
Oração: 
SENHOR DEUS, AGRADEÇO A GRAÇA DE TER PAI E MÃE.
AGRADEÇO PELO DOM QUE DEU A ELES DA AUTORIDADE SOBRE MIM.
SE APRENDO A OBEDECER A ELES QUE SÃO HUMANOS E IMPERFEITOS,
JAMAIS SEREI DESOBEDIENTE A TI E ALCANÇAREI O CÉU.

PEÇO SENHOR A GRAÇA DE CONTINUAR SENDO OBEDIENTE AOS MEUS PAIS,

PEÇO A GRAÇA DE SER TESTEMUNHA DESTA OBEDIENCIA.
PEÇO QUE DEVOLVA A AUTORIDADE AOS PAIS QUE FOI ROUBADA POR TEU INIMIGO.
QUE ESTA AUTORIDADE SEJA EXERCIDA COM AMOR E NÃO COM AUTORITARISMO.

PEÇO PELOS FILHOS QUE OBEDEÇAM SEUS PAIS QUE SÓ QUEREM O BEM DELES.

DERRAM TEU ESPIRITO SANTO SOBRE AS FAMILIAS PARA QUE VIVAM EM HARMONIA,

EM ESPECIAL, AS QUE NÃO SE RESPEITAM E NÃO DIALOGAM MAIS.

SENHOR LEVANTA OS PAIS QUE SE SENTEM DERROTADOS, DESANIMADOS, ABATIDOS.

CONSEDA-LHES A GRAÇA DA ALEGRIA DE SEREM PAIS QUE TAMBEM FOI ROUBADA.

MEU DEUS, RESGATA A AUTORIDADE ROUBADA E A DIGNIDADE AOS PAIS QUE 
           
TUDO ISSO NÓS LHE PEDIMOS NO NOME DE JESUS.
             SÃO TRATADOS COMO OBJETOS.

             AMÉM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário