domingo, 31 de julho de 2011

LITURGIA DIÁRIA 31-07




Leituras Relacionadas ao dia 31/07/2011 - CNBB
Verde. 18º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Is 55,1-3
Apressai-vos, e comei!
Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,1-3
Assim diz o Senhor:1Â vós todos que estais com sede, vinde às águas;vós que não tendes dinheiro, apressai-vos,vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro,tomar vinho e leite, sem nenhuma paga.2Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão,desperdiçar o salário senão com satisfação completa?Ouvi-me com atenção, e alimentai-vos bem,para deleite e revigoramento do vosso corpo.3Inclinai vosso ouvido e vinde a mim,ouvi e tereis vida;farei convosco um pacto eterno,manterei fielmente as graças concedidas a Davi.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 144,8-9.15-16.17-18 (R.cf.16)
R. Vós abrís a vossa mão e saciais os vossos filhos.

8Misericórdia e piedade é o Senhor,*ele é amor, é paciência, é compaixão.9O Senhor é muito bom para com todos,*sua ternura abraça toda criatura.R.
15Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam *e vós lhes dais no tempo certo o alimento;16vós abris a vossa mão prodigamente *e saciais todo ser vivo com fartura.R.
17É justo o Senhor em seus caminhos,*é santo em toda obra que ele faz.18Ele está perto da pessoa que o invoca,*de todo aquele que o invoca lealmente.R.


2ª Leitura - Rm 8,35.37-39
Nenhuma criatura poderá nos separar do
amor de Deus manifestado em Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,35.37-39
Irmãos:35Quem nos separará do amor de Cristo?Tribulação? Angústia? Perseguição?Fome? Nudez? Perigo? Espada?37Em tudo isso, somos mais que vencedores,graças àquele que nos amou!38Tenho a certeza que nem a morte, nem a vida,nem os anjos, nem os poderes celestiais,nem o presente nem o futuro,nem as forças cósmicas,39nem a altura, nem a profundeza,nem outra criatura qualquer,será capaz de nos separar do amor de Deus por nós,manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.Palavra do Senhor.


Evangelho - Mt 14,13-21
Todos comeram e ficaram satisfeitos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 14,13-21
Naquele tempo:13Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiue foi de barco para um lugar deserto e afastado.Mas quando as multidões souberam disso,saíram das cidades e o seguiram a pé.14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão.Encheu-se de compaixão por elese curou os que estavam doentes.15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesuse disseram: "Este lugar é desertoe a hora já está adiantada.Despede as multidões,para que possam ir aos povoados comprar comida!"16Jesus porém lhes disse:"Eles não precisam ir embora.Dai-lhes vós mesmos de comer!"17Os discípulos responderam:"Só temos aqui cinco pães e dois peixes."18Jesus disse: "Trazei-os aqui."19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama.Então pegou os cinco pães e os dois peixes,ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção.Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos.Os discípulos os distribuiram às multidões.20Todos comeram e ficaram satisfeitos,e dos pedaços que sobraram,recolheram ainda doze cestos cheios.21E os que haviam comidoeram mais ou menos cinco mil homens,sem contar mulheres e crianças.Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário